RS se prepara para os 190 anos de imigração alemã Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, RS
O Rio Grande do Sul começa a se movimentar para as comemorações alusivas aos 190 anos de imigração alemã, que transcorrerão em 2014, tomando por base a chegada das primeiras famílias a São Leopoldo em 1824. A fim de estruturar a programação que, ao longo dos próximos dois anos, marcará a passagem da data, o governo do Estado criou em março, por decreto-lei, uma comissão executiva encarregada de todas as atividades. Na última quarta-feira, no restaurante Ratskeller Baumbach, em Porto Alegre, essa comissão organizou o almoço Sabores da Alemanha, oportunidade em que alguns dos eventos especiais foram anunciados.
Estas envolvem o estreitamento de laços entre o Rio Grande do Sul e a Alemanha em áreas como cultura, esportes (visando, por exemplo, a realização da Copa do Mundo em 2014), turismo, ciência e tecnologia, comércio bilateral e investimentos. Organismos como o Consulado Geral da Alemanha, a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e o Instituto Goethe participaram do almoço com suas lideranças no Estado, assim como o vice-governador Beto Grill, representando o governador Tarso Gerno.
Presença
A contar de 1824, e de algumas tentativas anteriores de colonização de regiões brasileiras com imigrantes germânicos, cerca de 300 mil alemães foram atraídos ao Brasil ao longo de mais de um século. As maiores levas vieram ao Rio Grande do Sul, permitindo a ocupação de ambientes como os vales dos Sinos, do Taquari, do Rio Pardo e do Jacuí Centro, com diversas outras colônias espalhadas por todo o Estado. A Região Sul do País acabou concentrando a maior parcela desses imigrantes e de seus descendentes. Hoje é estimada a existência de aproximadamente 17 milhões de teuto-brasileiros.
Fonte: Gazeta do Sul – Santa Cruz do Sul, RS – 14 07 2012
Site: www.gazetadosul.com.br