Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

13/10/2013

Vila Histórica Germânica destaca agroindústria familiar e outras atrações

Local também abriga painéis de prédios antigos do município

            Santa Cruz do Sul - A 29ª Oktoberfest e Feirasul, em 12 dias de eventos, evidenciaram, além da cultura germânica, os produtos coloniais feitos pelas agroindústrias, que garantem o sustento de muitas famílias de Santa Cruz do Sul. A Vila Histórica Germânica, localizada à direita do Pórtico do Parque, retratou mais de 100 anos da arquitetura do município com destaque para os painéis com reprodução de prédios históricos da cidade preservados até hoje. Integram a exposição o Residencial Meurer (atual Sindilojas), Sociedade Beneficente Lessing, Estação Ferroviária (atual Centro de Cultura Jornalista Francisco J. Frantz), Igreja Evangélica, Comércio Residência Dlilem, Casa União Popular (atual Cooperativa Sicredi), Residencial Kessler e a Catedral São João Batista.

            A Vila ocupou uma área de 5 mil metros quadrados, com 10 casas para a comercialização de produtos coloniais como embutidos cárneos, bolachas, pães, cucas, tortas, sucos, derivados de leite e de cana, doces, geleias, além de artesanato. Os expositores eram provenientes de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Bento Gonçalves e Candelária. A doceira Marejane de Toni, de Bento Gonçalves, expôs seus produtos pelo segundo ano na Oktoberfest e garante que o diferencial do estande é a degustação. “A pessoa prova, se surpreende e sabe o que está levando”, declara. A Casa da Serra ofereceu aos visitantes uma combinação nutricional com sabores típicos da cultura alemã, caracterizada pela mistura do doce e do salgado em geleias e doces compostos por frutas, nozes e pimenta.

Agroindústrias participantes:

Embutidos coloniais Tangerinas - Embutidos Cárneos

Markel Produtos Coloniais - Bolachas, pães, cucas, tortas, pizzas

 Agroindústria Familiar Sukellos – sucos

CEACA – Derivados de Cana

Casa da Serra – doces e geleias

Agroindústria Hennig – Derivados de cana e doces

Betallate – derivados de leite

Schena Embutidos – Embutidos cárneos

Conservas Hitsch – conservas, doces e bolachas

Rota Germânica Rio Pardinho – Artesanato



Terceiro desfile temático da 29ª Oktoberfest e Feirasul atrai 20 mil visitantes

Parada retratou novamente as tradicionais festas da cultura alemã por meio dos nove carros alegóricos e dos mais de 1,3 mil figurantes


Santa Cruz do Sul – Além de encantar o público, os desfiles temáticos da Festa da Alegria têm por objetivo manter viva a tradição herdada dos alemães que por aqui passaram. Nesta 29ª Oktoberfest e Feirasul – que encerram neste domingo, 13 de outubro – o tema da Festa, “Festejando Nossas Tradições”, foi base para a realização das três paradas. O último desfile, que aconteceu na manhã deste domingo, 13, na Rua Marechal Floriano, retratou novamente as tradicionais festas da cultura germânica por meio dos nove carros alegóricos e dos mais de 1,3 mil figurantes. “Nossa avaliação é positiva em relação aos desfiles. Hoje, mesmo com tempo instável, 20 mil pessoas prestigiaram a parada, que todo o ano é elaborada especialmente para os milhares de visitantes da Festa da Alegria”, ressalta a diretora de Cultura e Folclore, Maria Luiza Rauber Schuster.

A atração deste domingo retratou as comemorações coletivas da herança alemã, com destaque para as danças, trajes típicos, música de bandinhas, corais, comidas típicas e celebrações religiosas. O desfile contou ainda com a participação da Fubica do Fritz, da tradicional bicicleta coletiva Zig Zag Zug e das Soberanas da Festa da Alegria, Rainha Gabriela Rossa e suas Princesas Carolina Appel e Maria Helena Lersch. Sempre encantando o público, a família símbolo da Festa, Fritz e Frida com seus filhos Max e Milli, também fez parte do evento, assim como os grupos de danças folclóricas, entidades da cidade, o Himbeerwagen (Carro do Suco), o Bierwagen (Carro do chopp) e as bandinhas típicas.

PARTICIPAÇÃO – Quem foi à Rua Marechal Floriano neste domingo, 13, pode conhecer o grupo de argentinos, que há 15 anos participa da Oktoberfest. Nesta edição da parada também estiveram presentes a Banda Marcial do Serviço Social da Indústria (SESI), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Cavalo de Lata, um carrinho totalmente elétrico desenvolvido no município para substituir as carroças movidas pela tração animal e para utilização na coleta de resíduos. Os carros alegóricos dos desfiles da 29ª Oktoberfest e Feirasul tiveram a assinatura do decorador santa-cruzense, Julci Limberger, assim como a coordenação de Maria Luiza Rauber Schuster e João Goerck.

1       2       3
FOTOS EM ANEXO: Momentos do último desfile da 29ª Oktoberfest e Feirasul que retratou as comemorações coletivas da herança alemã
CRÉDITO: Agência Assmann


1         2
FOTOS EM ANEXO: Espaço destacou agroindústrias e prédios históricos
CRÉDITO FOTOS: Agência Assmann




 

Atividades dedicadas às crianças movimentaram 29ª Oktoberfest no sábado

Crianças ainda conferiram atrações teatrais e se divertiram nos brinquedos do Park Tupã e Kinder Platz

 

Santa Cruz do Sul – A chuva que cancelou o Desfile Infantil, na tarde de sábado, 12 de outubro, durante a 29ª Oktoberfest e Feirasul, não atrapalhou o restante da programação do evento dedicada às crianças. O 3º Encontro Regional de Bonecos foi transferido para o Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest e reuniu 10 personagens, além de pequenos fantasiados com seus personagens favoritos e integrantes de grupos da dança folclóricos infantis. “Preparamos uma programação especial para as crianças e nem mesmo o tempo instável impediu que se divertissem na Oktoberfest”, destaca a diretora de Cultura e Folclore da Festa, Maria Luiza Rauber Schuster.

Além do Kinder Platz (Espaço Criança), uma estrutura com brinquedos gratuitos para o público infantil foi montada junto à Arena de Shows, com  distribuição de brindes, tatuagens e pintura de rosto. À noite, o local abrigou o  espetáculo Asas de um Sonho, com a Companhia Sorriso com Arte, de Santa Maria (RS). A apresentação, que mesclou teatro, dança e circo, com acrobacias, danças, personagens irreverentes, contorcionismos, técnicas aéreas, malabarismos e equilibrismos, encantou crianças e adultos. A peça foi financiada pelo Sistema Pró-Cultura/RS e patrocinada pela Xalingo Brinquedos, com apoio da Diretoria Executiva da 29ª Oktoberfest e do Serviço Social do Comércio (Sesc-RS).

As crianças também puderam conferir o teatro de rua “Histórias de Circo sem Lona”, do Grupo Teatro Ideia Ação (TIA), em frente ao Pavilhão Central. O enredo era baseado nas artimanhas de três palhaços “sem eira, nem beira”, que precisavam encontrar uma forma de conquistar o pão de cada dia. Além disso, o público mirim também se divertiu com os jogos germânicos e com os brinquedos do Park Tupã.

1    2      3      4       5



 

Assessoria de Imprensa da 29ª Oktoberfest e Feirasul
FOUR Comunicação
(51) 2109-6843
13 de outubro de 2013



 



Comentários

deslogado
2YgyO1NTb4t1 29/01/2014, às 01:08

Ole1, Cardoso.Eu classificaria o autor deste cunjonto de estatuetas, no mednimo como o animal que ele tentou esculpir, mas que por razf5es desconhecidas, resolveu se utilizar de um dinossauro.E mais, je1 que o sujeito resolveu tirar uma da cara dos criste3os, porquea ele ne3o retratou o casal e o menino como homineddeos ao inve9s de humanos, je1 que ele foi te3o sagaz? Duhhhhh. http://eoqnwshhk.com [url=http://jptiuirqiju.com]jptiuirqiju[/url] [link=http://nvxxrzxhfp.com]nvxxrzxhfp[/link]

deslogado
s2Fxvu6av 09/01/2014, às 21:38

Olc3a1 Miriam,Amei essa dica. Eu ADORO os trabalhos do Haeckel e nc3a3o sabia que eles esvatam disponc3adveis na rede.Jc3a1 vou aproveitar pra citar, lc3a1 na teia, o site onde as pranchas estc3a3o disponc3adveis.Valeu, Miriam!


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade