Colunistas

26/08/2015

Racismo contra imigrantes no Brasil é constante, diz pesquisador

"A noção de que o Brasil é um país hospitaleiro, onde todos os estrangeiros e imigrantes são bem-vindos, não passa de um mito", diz o pesquisador Gustavo Barreto, após analisar mais de 11 mil edições de jornais e revistas entre 1808 e 2015.

Saiba mais >>>



Comentários

deslogado
Gerhard Erich Boehme 27/08/2015, às 21:48

Hoje em dia, o termo "racismo" é usado a torto e a direito, de modo leviano: algumas vezes ele é cabível, outras não. Eu defino o termo como: (1) definir ou depreciar integralmente uma pessoa, devido primariamente ao seu aspecto racial, étnico ou religioso, produzindo (2) o desejo de negar ao sujeito ou grupo, amplos direitos civis em certa comunidade, e (3) o impulso resultante de ver algum dano atingir aquele indivíduo ou grupo, através de meios públicos ou privados. Podem-se aplicar os termos "racismo" ou "racista" a cada uma das situações acima. Com essa definição em mente, deveria estar claro que racismo é um problema que começa com a negação do individualismo. O racista acredita que um traço grupal qualquer, num indivíduo, sempre implica em todos os demais traços do indivíduo. Este é o primeiro erro, que resulta do desejo de simplificar a realidade da heterogeneidade do grupo (pessoas realmente são diferentes), por conveniência ou pela pressa em concluir o pensamento.

deslogado
Angelo Batista Goulart 27/08/2015, às 07:51

A imigração é um fenômeno Biblico e nunca vai acabar vide as massas de imigrantes refugiados que atravessam em milhares as fronteiras para a Europa em pleno séc 21 , Os negros da Africa não chegaram ão Brasil como imigrantes mas sim como mercadorias pois eram escravos . O Mundo da época era o dos Brancos europeus, o resto das civilizações eram de Bárbaros portanto inferiores em todos os sentidos, no Brasil aconteceu um fênomeno no caldeirão das raças que aqui se encontram Europeu, africano, Indio Nativo surgiu a convivência entre estes povos , claro que a côrte portuguesa tratava somente como iguais os Europeus, Indios e afros eram de categoria inferior, mas a população que por aqui se formou conseguiu viver com tolêrancia e aceitação das raças , caso que nos EUA ainda não conseguiram esta convivência pacifica sendo ainda o racismo uma tônica entre alguns grupos de Brancos americanos em pleno Séc 21, O Brasil misturou-se as raças e formou-se o povo brasileiro.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade