Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

28/07/2014

Promoção da cidade e captação de eventos pós-Copa - por Abdon Barretto Filho*

É o momento de buscar Alianças Estratégicas, inclusive com a EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo, MINTUR - Ministério do Turismo, SEBRAE e APEX-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

O Marketing da Cidade (City Marketing) é uma necessidade da Era da Globalização. As trocas comerciais internacionais envolvem a Oferta e a Demanda por bens e/ou serviços. No caso da Oferta de bens e/ou serviços brasileiros, a Promoção da Marca Brasil é uma grande ação.

Durante a Copa Mundial de Futebol FIFA 2014, metade da população do Planeta deve ter sido comunicada sobre a série de jogos realizados em doze cidades brasileiras. Os receios sobre a qualidade da infraestrutura (aeroportos, serviços de transportes, estádios, meios de hospedagem, tecnologia, entre outros) foi superada. Houve poucas reclamações, irrelevantes devido à magnitude de um grande evento. O Brasil mostrou ao mundo a nossa capacidade profissional de recepcionar visitantes de vários países. As  cidades–sedes dos jogos estão prontas para receberem mais eventos das mais diversos segmentos.

Entretanto, é necessário investir na Promoção internacional para melhor aproveitar o legado imaterial confirmando o interesse em captar e realizar  novos eventos. É a vez de aplicar as estratégias, táticas e operações do Marketing nos países que participaram dos jogos. É óbvio que é um assunto para profissionais e deve envolver os setores da indústria, comércio, serviços e turismo. Imagina-se, por exemplo, delegações brasileiras realizando rodadas de negócios com entidades e empresas que queiram exportar seus bens e/ou serviços, ao lado do Turismo, incluindo o segmento MICE (Meeting, Incentive, Conferencing e Exhibition) e o de Lazer, seja ele Urbano ou Rural.

No caso do Rio Grande do Sul, o segmento MICE deveria estar combinado com os diferenciais do Turismo Criativo (Porto Alegre, é a única Capital Brasileira que participa da rede mundial, ao lado de Paris, Barcelona, entre outras) e do Turismo Paleontológico (principalmente pelos lugares onde foram encontrados os fósseis de 200 milhões de anos: Santa Maria Mata, São João do Polêsine, entre outras). As parcerias públicas e privadas devem ser analisadas visando a realização de encontros, seminários, conferências, palestras, entre outras ações promocionais, em algumas das cidades localizadas nos países das seleções de futebol que jogaram em Porto Alegre: Argentina, Alemanha, Argélia, França, Holanda, Honduras, Nigéria, Coreia do Sul.

O objetivo principal e os objetivos específicos são atrair fluxos de visitantes interessados em nossos aspectos geográficos, históricos, culturais e equipamentos e serviços. Os órgãos oficiais de Turismo, as companhias aéreas, os meios de hospedagem, as agências de viagens, as organizadoras de eventos, os restaurantes, universidades, entre outras empresas e entidades, não poderiam perder a oportunidade do pós-Copa 2014 para consolidar o Destino Brasil/Rio Grande do Sul/Porto Alegre como uma boa opção para visitar, investir, participar de eventos. É o momento de buscar Alianças Estratégicas, inclusive com a EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo,  MINTUR - Ministério do Turismo, SEBRAE e APEX-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. As próximas eleições não podem interromper as ações indispensáveis para fortalecer a imagem positiva do Brasil no resto do mundo. Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

 

*Abdon Barretto Filho 
Economista e Diretor  da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs - Brasil
Artigo originalmente publicado no portal Coluna de Turismo >>>

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade