Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

16/12/2015

Os pomeranos do Brasil e o pós-guerra.- por Ivan Seibel*

Mesmo com o término da guerra depois de 1945, alguns delegados brasileiros continuaram com sua intensa repressão a tudo que não fosse tipicamente “brasileiro”.

Os novos luso-brasileiros aqui chegados também eram bem assimilados pela população brasileira que já os considerava brasileiros natos. Afinal, comunicavam-se no mesmo idioma, tinham a mesma religião e os mesmos traços culturais.

Também os italianos, especialmente pela identificação religiosa católico-romana e também pela semelhança representada pelo seu idioma latino, rapidamente dominaram a língua portuguesa e consequentemente puderam caminhar na direção de uma integração plena. E, a bem da verdade, com isto romperam as duas principais barreiras no caminho da aculturação nacional.

Mas, com relação aos pomeranos e também aos demais descendentes teutos, as suas atitudes sempre foram muito diferentes. Foi um preço que precisou ser pago.

*Ivan Seibel, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI e colunista www.brasilalemanha.com.br .



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2024 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade