Colunistas

17/11/2018

O Vale do Sinos está com o queijo na mão. Vamos usar a faca? - por César Silva*

Chega de reclamar! É hora de fazer! Os investidores querem um ambiente otimista, e cabe a nós a concretização! Atitude é aplicável em qualquer geografia!

A faca da atitude em cobrar de tantos eleitos o que precisamos para dar um salto quântico no Vale do Sinos e turbinar nosso desenvolvimento, em todos os sentidos, está em nossas mãos. Temos deputados estaduais, federais, governador aliado de vários partidos da região, alinhado em Novo Hamburgo, e Presidente apoiado pelo mesmo. Temos tudo para protagonizar grandes mudanças. Como vamos nos comportar?

Nós mesmo, os eleitores!! Nossa responsabilidade não termina em uma eleição! Começa! Cobrar resultados, investimentos e gestão cabe agora a nós!

O impulso da mudança não pode parar no clique do computador!

Os resultados da nossa falta de envolvimento direto estão presentes nos dias atuais. A fiscalização permanente é tarefa de todos. “Bafo na nuca” como diziam os mais experientes.

Quando um legislador faz uma lei que não nos agrada, o gabinete dele deve ser nosso foco de visitação. Através de entidades civis ou grupo de pessoas de bem, não importa, nossa falha foi grande demais para repetirmos.

É claro que não podemos nos responsabilizar pela não prática da lei por parte de alguns, mas, é sim, nossa tarefa, cobrar eles até o fim do mandato. Hoje temos as redes sociais e tantas formas de engajamento. Funcionou na eleição de forma única e nunca vista.

Mas só isso não basta! “Bafo na nuca”!!!

Boa vontade e planos

Exatamente! Não adianta chegarmos de mãos abanando nos políticos. Precisamos construir planos concretos nas áreas que tem necessidade. Boa ideia não faz projeto, boa vontade e conhecimento, sim!

Tenho certeza que os legisladores e executores querem boas sugestões. Mas sem ingenuidade, com competência e conteúdo.

É comum ver pessoas em vários lugares da região comentando o que poderia ser melhorado mas não fazendo nada para isso, ou pior, sendo pessimista e sempre criticando negativamente, sem construir nada.

Parece mais fofoca do que vontade cidadã coletiva!

Chega de “tititi”! É a hora do “vamos ver”. Temos uma oportunidade única no momento, e já escrevi sobre isso. Mas quero ir mais a fundo.

Cooperação intrincada

Nossa região é uma das mais populosas do estado. Temos várias universidade, hospitais, escolas públicas de excelente qualidade, um povo trabalhador, estudioso e ordeiro, paisagens que dão inveja a Europa, pessoas hospitaleiras e gentis, com exceções, claro! Na sua maioria, pessoas de bem. Precisamos aproveitar melhor nossas qualidades!

Estamos entre Porto Alegre e Gramado, dois destinos turísticos importantes no país e no mundo. Temos uma cultura pujante e que tem sido colocada na vitrine em algumas cidades, inclusive, projetos de cidades criativas da Unesco. Eventos, dos mais diferentes tipos, trazem milhares de visitantes quase todos os finais de semana. Temos um teatro, da Feevale, de primeiro mundo, sem falar, da gastronomia e artesanato e tantos outros atrativos. E a Fenac, inspira muito! Cresceu e se desenvolveu!

Como fatores de desenvolvimento local também temos a Indústria Criativa. O projeto de Cidades Criativas, tão bem abordado no Livro Cidades Criativas de Mary Sandra Guerra Ashton, organizadora, Universidade Feevale, nos propõe reflexões e atividades práticas de implementação do que pode vir a ser um eixo econômico e social diferenciado.

Só lembrando: nosso estado tem uma cultura ímpar no mundo: o tradicionalismo!

Precisamos olhar melhor para nós mesmos! As cidades que fazem parte da nossa região são um fulcro de possibilidades complementares de primeira linha. Os consórcios, a Associação dos Municípios do Vale do Sinos e outros mecanismos, são ferramentas fundamentais ao desenvolvimento.

Como moradores daqui precisamos cobrar a união dos municípios em benefício da Região. Projetos maiores, de infraestrutura, por exemplo, precisam sair do papel e se tornar realidade premente. Citando alguns: ampliação da BR-448 e Aeroporto 20 de Setembro.

Para citar dois, que entendo urgentes: a utilização do aeromóvel como política de mobilidade urbana, interligando nossas cidades e barateando o custo a todos, diminuindo assim a poluição e sendo sustentável, além de possibilitar um povoamento útil dos espaços urbanos.

Outro projeto é o tratamento da água e o esgoto da região. Nosso rio está quase morrendo. Um projeto através de um consórcio entre as cidades é viável e necessário. Ele é fundamentalmente vital à nossa sobrevivência atual e futura.

Investimentos: por quê?

É engraçado analisar os pessimistas de plantão! Quando leio que dois dos projetos mais antigos na região estão saindo do papel, o novo Hospital da Unimed e o Boulevard Germânia, percebo que muitos enxergam várias possibilidades aqui que os ceguetas não viram. Não sei se é porque não viram ou porque não é deles, que há tanta crítica sem fundamento!

É claro que passamos pelo ciclo do desenvolvimento e da “latinha” e é óbvio que precisamos novas matrizes econômicas de sustentação. Agora, viver reclamando do que já foi e perdendo o que já vem ou virá, isso sim, tira a minha paciência!

Há um assunto que não quero tratar nesse artigo, o aspecto imobiliário da região, que necessita de uma atenção maior. No próximo! Sei que há iniciativas por parte de governos municipais sobre planejamento urbano e reurbanização que me trazem lágrimas no olhar de felicidade e tristeza por não terem acontecido antes!

É isso aí! Temos a faca e o queijo na mão com tantos representantes eleitos. Usemos as melhores atitudes na fiscalização e cobrança de resultados e, porque não, ajudar em qualquer momento que nos propuserem a oportunidade!

Chega de reclamar! É hora de fazer! Os investidores querem um ambiente otimista, e cabe a nós a concretização! Atitude de vencedor! Pés no chão e olhos no mundo!!

César Silva é professor, escritor, consultor, mentor, empreendedor e empolgado com causas inspiradoras!

Head of Business @cesarsilvasimplesmente, Professor/Tutor Externo IERGS/Uniasselvi, Conselheiro da Fenac S.A.

Artigo publicado no portal www.martinbehrend.com.br . Disponível em www.cesarsilvasimplesmente.com.br e www.inspirandorumos.com.br.

#facaequeijo#valedosinos#desenvolvimentoregional#fofoca#vencedor#cesarsilva #inspirandorumos



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade