Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

09/05/2019

O processo de aculturação dos imigrantes pomeranos - por Ivan Seibel*

O processo de adaptação, ou de aculturação dos imigrantes pomeranos aconteceu de forma diferente nos diversos estados brasileiros. No início, certamente procuraram organizar uma sociedade, talvez até próxima daquela que haviam deixado para trás.

Criaram um modus vivendi em que, de um lado, procuravam conservar a forma de construir suas habitações, o seu estilo de vida e o idioma, ao mesmo tempo em que a comunicação oral por ocasião dos encontros para os ofícios religiosos costumava girar cada vez mais em torno das vivências do dia a dia das colônias. Procuraram conservar muitas características como a própria distribuição de tarefas na labuta do cotidiano e de envolvimento de toda a família, inclusive a participação dos filhos na jornada diária do trabalho.

Entretanto, no Espirito Santo, um isolamento quase hermético de qualquer influência social e cultural da população nativa brasileira perdurou por quase um século. Já em Santa Catarina, a absorção de trabalhadores braçais pelas indústrias vinculadas à imigração alemã, favoreceu a miscigenação entre os imigrantes pomeranos e os originários de outras regiões da Alemanha.

No Rio Grande do Sul, mesmo que de um lado tenha havido uma significativa convivência com a população nativa das charqueadas de São Lourenço do Sul, houve uma importante preservação de usos e costumes pomeranos. Apenas mais tarde, com a migração para outras áreas na região central do estado, aconteceu uma miscigenação com outros grupos de imigrantes, sobretudo, originários da região do Hunsrück.

*Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >
Acessse o Informativo > https://folhapomeranaexpress.blogspot.com.br 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade