Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

01/03/2014

Nova Petrópolis, RS, valoriza suas raízes

A secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, divulga seu calendário de eventos para 2014, sob a tônica de valorização das raízes germânicas do município.

Nova Petrópolis valoriza suas raízes

 

A secretaria de Turismo de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, divulga seu calendário de eventos para 2014, sob a tônica de valorização das raízes germânicas do município. No total, são oito grandes eventos até o final do ano, envolvendo diversas áreas, como malhas, folclore, flores, gastronomia e eventos religiosos. “O calendário tem todo o apelo que o visitante procura na cidade, porque buscamos sempre valorizar a cultura local”, resume o secretário de Turismo, Daniel Camargo.

 

Foto: Sabrina Schuster

 

O primeiro grande evento é a Magia da Páscoa, que acontecerá entre os dias 12 e 20 de abril. Dez dias depois é o Festimalha, evento organizado pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), que chega à sua 25ª edição. É o maior evento de malha tricot do sul do Brasil, de 1º de maio a 1º de junho, de quintas a domingos, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Já de 25 de julho a 10 de agosto é realizado o Festival Internacional do Folclore, que chega este ano à sua 42ª edição, valorizando as tradições e os costumes legados pelos antepassados. O Festival acontece junto a Praça das Flores (Rua Coberta) e pelas Sociedades Culturais do interior da cidade e reúne mais de 70 grupos folclóricos, 1,7 mil dançarinos, sempre prestigiado pelos dirigentes da Organização Internacional de Folclore e Arte Popular – IOV.

 

Foto: Sabrina Schuster

 

Destaque para a gastronomia 

Pela primeira vez, a secretaria de Turismo vai realizar um evento voltado para a gastronomia, um dos pontos mais elogiados de Nova Petrópolis pelos visitantes. O 1º Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis será realizado de 19 a 29 de junho no Parque Aldeia do Imigrante e oferecerá o melhor da produção colonial que a cidade tem com preços acessíveis. O evento tem por objetivo  valorizar a produção das agroindústrias da cidade e a gastronomia local. Já nos dias 1º e 2 de agosto, mais um evento específico: a segunda edição do Cervejomaníacos, que reúne as melhores cervejas artesanais produzidas no Rio Grande do Sul e do Brasil. Segundo o secretário de Turismo de Nova Petrópolis - “O evento visa difundir um jeito inteligente de beber cerveja, ou seja, diversas marcas de cervejas especiais e artesanais mesclado com muita animação alemã com as bandinhas típicas de Nova Petrópolis, gastronomia local, cursos de fabricação de cerveja e venda de insumos e equipamentos para os profissionais e amantes deste mercado que cresce exponencialmente.”

 

Festa da Primavera

Quando a Primavera se estabelecer de vez no Sul do Brasil virá a Frühlingsfest, de 10 a 19 de outubro. “O Festival da Primavera reflete outra cultura muito presente em Nova Petrópolis, o cultivo de flores e os jardins da cidade. Por isso haverá venda de produtos e oficinas para jardins e flores, exposição de jardins e modelos de paisagismos elaborados por profissionais da cidade, e de gastronomia com flores, algo que está crescendo e tendo uma aceitação muito boa por parte dos restaurantes da cidade que durante esta época do ano, elaboram algum cardápio a base de flores comestíveis.” O evento acontecerá junto à Rua Coberta e Praça das Flores. O calendário de eventos de 2014 encerra com a programação de Natal, de 13 de novembro até 31 de dezembro, com o Show da Virada, que virou marca de Nova Petrópolis.

 

Foto: Sabrina Schuster

 

 

Atrações naturais e históricas

 

Conhecida  também como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é um município com 19 mil habitantes, que mantêm viva a essência da sua cultura germânica e dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural, através das bandinhas típicas alemãs, corais, grupos de danças, orquestras entre outras atividades. A preservação e a manutenção destes costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal. Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e os roteiros turísticos como o Roteiro Alemães do Sul e Recanto dos Pioneiros retratam a história do município, enaltecendo a preservação das raízes germânicas. Além disso, Nova Petrópolis proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, com atrativos naturais como o Ninho das Águias, o Paredão Malakoff e o recém lançado Roteiros e Paisagens - Roteiros de Natureza Auto Guiado, que direcionam o município ao turismo natureza. Talvez por toda essa qualidade de vida, Nova Petrópolis lidera o ranking da longevidade no Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Coluna da Nelci
Newsletter de NelciTerezinha Seibel
Contato: nsiebel@terra.com.br

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade