Colunistas

15/12/2016

Newsletter DAAD / Rio - Dezembro 2016 - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico

 

 

»

Ursula Dannemann despede-se do DAAD

Caros Alumni, amigas e amigos do DAAD,
 
em 31 de dezembro deixarei o DAAD. Nesses 30 anos, tive o privilégio de conhecer e acompanhar a trajetória de muitas e muitos jovens estudantes, que, ao poucos, se transformaram em docentes, cientistas e coordenadores de projetos nas principais universidades brasileiras.  
Quero agradecer a todas e a todos e desejar-lhes sucesso em sua jornada na ciência e no ensino superior.
 
Um grande abraço !  
Ursula Dannemann

»

DAAD sedia segunda reunião para a criação da Rebralintes

No dia 7 de dezembro de 2016, reuniram-se no escritório do DAAD no Rio de Janeiro representantes das cinco regiões brasileiras para discutir os próximos passos para a fundação da Rede Brasil-Alemanha para a Internacionalização do Ensino Superior (Rebralintes). Todos os convidados trabalharam juntos na elaboração de um estatuto para a Rebralintes e formularam objetivos, metas e atividades a serem alcançadas e desenvolvidas. Com um apoio jurídico oferecido pelo DAAD, o grupo pôde não só se informar sobre leis e formalidades, mas também nomear os membros do Conselho Diretor (Presidente, Vice-Presidente e Tesoureiro) e os membros do Conselho Deliberativo que, por sua vez, deverá sempre contar com embaixadores das cinco regiões do Brasil. O próximo encontro do grupo está marcado para o final de março. 

»

Desafios urbanos estiveram em pauta no 5º Diálogo Brasil Alemanha

Pensar a cidade do amanhã. Sob essa premissa, pesquisadores e gestores do Brasil e da Alemanha falaram a 270 pessoas nos últimos dias 29 e 30 de novembro na Câmara Municipal de São Paulo durante a 5ª edição do Diálogo Brasil Alemanha organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP). O tema deste ano foi “The City of Tomorrow – Tackling Urban Challenges and Opportunities”. Tendo em vista que hoje 54,5% da população mundial vive em cidades, a conferência  debateu planejamento e governança urbana, gestão da água e saneamento, eficiência energética, clima e ecologia.
Texto completo: http://dwih.com.br/pt-br/noticias/enfrentar-desafios-urbanos-exige-cooperacao-entre-ciencia-e-politica

Renata Galf/DWIH-SP

 

»

DAAD e DFG participaram do Congresso Brasileiro de Oceanografia em Salvador

O DAAD e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) estiveram presentes no Congresso Brasileiro de Oceanografia realizado de 5 a 9 de novembro em Salvador. Durante todos os dias de evento, a movimentação foi intensa no estande Research in Germany, onde foram atendidos especialmente estudantes interessados em realizar mestrado e doutorado na Alemanha. O ponto alto da participação da Alemanha no congresso foi a lunch session com palestra do Prof. Dr. Till Hanebuth, do Center for Marine Environmental Sciences (Marum). Hanebuth mostrou, a partir de suas vivências, como é possível encontrar apoio financeiro de diferentes agências para desenvolver pesquisa na área de oceanografia na Alemanha. Em seguida, representantes de DAAD, DFG e Alexander von Humboldt apresentaram seus programas de fomento e tiraram dúvidas sobre estudo e pesquisa na Alemanha.
Entre os recursos disponíveis estão os buscadores do DAAD (https://goo.gl/f1XbMn), da DFG (https://goo.gl/ZQqUl0) e da iniciativa Research in Germany (www.research-in-germany.org). 

»

Tire dúvidas sobre Studienkolleg

Dúvidas sobre Studienkolleg? Agora além do site oficial www.studienkollegs.de, os interessados em realizar um ano de curso preparatório para ingresso em uma unviesidade alemã poderão obter informações também no site www.studienkolleg-express.com, criado por Wolfgang Theis, da Agência Central das Escolas no Exterior (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen, ZfA). 

»

DAAD recebe pedidos para estadias de pesquisa na Alemanha

O DAAD oferece um programa de auxílio a estadias de pesquisa na Alemanha para estudantes de doutorado com bolsas de estudo das agências brasileiras CAPES, CNPq, FAPEMIG e FAPESP. As candidaturas são recebidas em fluxo contínuo, mas os pedidos devem ser feitos com pelo menos quatro meses de antecedência. O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes de doutorado brasileiros em universidades alemãs, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para pesquisas específicas, relevantes ao desenvolvimento da tese de doutorado, sem a interrupção da vigência da bolsa no país da agência brasileira. São oferecidas estadias de dois a seis meses. O valor da bolsa é de 350 euros mensais, seguro-saúde e uma ajuda de custo de 1.200 euros para passagem aérea. Informações completas no site do DAAD: https://goo.gl/fVc5Ok

»

BGHS abre inscrições a dois programas de bolsas de estudos

A Bielefeld Graduate School in History e Sociology (BGHS), uma parceria entre o Departamento de História e a Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld, oferece duas vagas para pesquisadores em nível de doutorado interessados em realizar uma estadia de até quatro meses na instituição. As bolsas de estudos, no valor mensal de 1.200 euros, contemplam o período entre 1º de abril e 31 de julho de 2017. São esperadas candidaturas de doutorandos das áreas de história, sociologia, ciências políticas e antropologia social. Mais informações em: http://www.uni-bielefeld.de/bghs/Ausschreibungen/visiting_fellowships.html.
Também com o apoio da Excellence Initiative, a BGHS oferece quatro bolsas de estudos para mestres nas áreas de história, sociologia, ciências políticas e antropologia social interessados em elaborar projetos de doutorado. O programa será realizado de 1º de abril e 31 de julho de 2017, sendo a bolsa de estudos no valor de 1.200 euros. Mais informações em: http://www.uni-bielefeld.de/bghs/Ausschreibungen/startup_scholarships.html. O prazo de inscrição nos dois programas é 15 de janeiro de 2017

»

BIGSSS oferece bolsas para doutorado e pós-doutorado em Bremen

A Bremen International Graduate School of Social Science (BIGSSS) oferece bolsas de estudos para programas de doutorado e pós-doutorado. As temáticas contempladas são Global Governance and Regional Integration, Welfare State, Inequality, and Quality of Life e Changing Lives in Changing Socio-Cultural Contexts. A BIGSSS, instituição criada e mantida pela Universidade de Bremen e pela Jacobs University Bremen, é parte de uma rede internacional de programas altamente renomados de doutorado e pós-doutorado. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de janeiro de 2017. Mais informações no site www.bigsss-bremen.de.

»

Master na área de lexicografia na Alemanha

Estão abertas até 31 de janeiro de 2017 as inscrições ao Master em Lexicografia (EMLex) no âmbito do programa Erasmus Mundus, que oferece bolsas de estudos com duração de dois anos. Entre os pré-requisitos estão domínio avançado de inglês e alemão. Podem se candidatar estudantes das áreas de Comunicação/Mídia, Biblioteconomia/Ciência da Informação, Tradução, Línguas estrangeiras, Linguística e áreas afins. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis em: https://www.emlex.phil.fau.de/erasmus-mundus/informationen-fuer-studierende/

»

History and culture of Central European Jewry

The international Leo Baeck Fellowship Programme awards fellowships to doctoral students who carry out research into the history and culture of Central European Jewry. We welcome projects on any period or field (including literature, philosophy, history, musicology), and any region (such as Europe, Israel, the Americas), as long as they relate to German-speaking Jewry. In addition to financial support for one year, the programme offers an opportunity to exchange ideas and to network. It is open to doctoral candidates of any nationality, studying at any university. All fellows remain at their home institution, but get together for two workshops which are jointly organised by the Studienstiftung des deutschen Volkes and the Leo Baeck Institute London. The deadline for application is the 1st February 2017.
More information: http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/leo_baeck_fellowship_en_2017.pdf

»

Latin American Colloquium in Heidelberg

The 24th Latin American Colloquium will take place April 5 to 8, 2017, in Heidelberg, Germany. The ideia is bring together researchers from all fields of Earth Sciences and  interdisciplinary initiatives and also present an attractive program on the geological evolution of Central America and the South American continent and its margins, processes of mountain building, uplift and erosion as well as interaction between tectonic and climatic parameters. More information: http://geog.uni-heidelberg.de/geomorph/lak2017.html

»

PUBLICIDADE

 

Focus on Climate! Join our M.Sc. program “Integrated Climate System Sciences”!

Our MSc program provides you the unique opportunity to combine your study of observing, modeling and predicting the earth system with studies in economics and social sciences. Taught in English; applications annually 15 February – 31 March. Interested in this high quality Master`s program?

For further information, please visit www.sicss.de or contact Katja Grannis at sicss@uni-hamburg.de.

»



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade