Colunistas

11/03/2013

Locomotiva Baroneza vira monumento cultural e nome de bar em Curitiba - por Nelci Terezinha Seibel

O ambiente do Bar Baroneza é decorado com elementos que fazem referência a trens e estações ferroviárias. Um grande relógio na entrada, grades no caixa como uma bilheteria e arandelas para reproduzir a iluminação de um trem são alguns.

 Foto Divulgação
 


A Baroneza, primeira locomotiva a vapor do Brasil, serve de inspiração para o projeto de decoração e arquitetura do Bar Baroneza, em Curitiba. O Bar foi inaugurado em 7 de abril de 2009 e ganha destaque por seu extenso e criativo cardápio com opções para o almoço, happy hour e jantar, além da música ao vivo. O ambiente do Bar Baroneza é decorado com elementos que fazem referência a trens e estações ferroviárias. Um grande relógio na entrada, grades no caixa como uma bilheteria e arandelas para reproduzir a iluminação de um trem são alguns. Conta com mezanino para 50 pessoas que pode abrigar diferentes comemorações.

A Baroneza é a única locomotiva a vapor transformada em monumento cultural, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Circulou pela primeira vez em 30 de abril de 1854, quando foi inaugurada a Estrada de Ferro Petrópolis, fundada por Irineu Evangelista de Souza, o Visconde e Barão de Mauá, patrono dos Transportes. Atualmente se encontra no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, localizado no Rio de Janeiro. Por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário, a Baroneza se transformou em um pedaço da história do ferroviarismo mundial.

Foi no ato da inauguração da primeira ferrovia Brasileira que o Imperador Dom Pedro II a batizou de "Baroneza", em homenagem à esposa do Barão de Mauá, Dona Maria Joaquina. A locomotiva foi construída em 1852 por Willian Fair Bairns & Sons, em Manchester, Inglaterra. Em 1853, o Barão de Mauá comprou-a e a colocou em tráfego no mesmo ano. Após servir ao Imperador Pedro II por muitos anos, a máquina foi retirada de tráfego em 1884, voltando a serviço algum tempo depois para transportar um visitante ilustre, o Rei Alberto da Bélgica. A Baroneza é um dos modelos mais antigos de máquina a vapor que se conhece, tendo sido incorporada ao patrimônio nacional em 20 de abril de 1954, data do seu centenário.

A locomotiva tem 7,5 m de comprimento, 1,5 m de largura, 3,4 m de altura e pesa cerca de 17 toneladas. Possui duas rodas-guia de 1,29m e uma roda-motriz de 1,5m. Tem duas chaminés, um farol e dois estribos. Além da beleza dos seus cobres polidos, desperta interesse por seu valor como peça histórica, pois existem apenas dois exemplares no mundo, um no Brasil e outro na Inglaterra.

Fonte: Nelci Terezinha Seibel, editora de Coluna da Nelci
Contato: nseibel@terra.com.br



Comentários

deslogado
nanxiangwe 04/03/2018, às 23:40

Replica Panerai watches will have a superb Quartz movement, functional hours, minutes, seconds, date and stopwatch all toped off with a solid 440 stainless steel bezel and a genuine Replica Panerai Watches divers rubber strap.You get excellent, accurate and high quality Replica Panerai Watches . It doesn’t have any of the typical flaws that all standard Panerai watches reps had less than 12 months ago. It has shiny, another sells the Valentino handbags same girl again on her back with her legs folded up to her chest and her face obscured.

deslogado
dsgdf 05/02/2017, às 23:30

To measure a man's taste, replica rolex watches are undoubtedly one of the best rulers. In addition to the wedding ring, rolex replica watch men might have the most acceptable accessories. Choose a delicate replica watches, for a successful man is understandable. On the table, true love, there is an almost like love to watch the totem worship, man's poise, fortitude, punctuality, can be reflected in the fine between time of replica watches uk movement.

deslogado
CGFleOR8M 30/01/2014, às 12:08

Futebol americano e9 minha paixe3o, esepro poder treinar com vcs, e queria saber que peso e altura sao requeridos pra treinar. queria ser runnning back, abrae7o, go spartans! http://llevejvhb.com [url=http://glidzauez.com]glidzauez[/url] [link=http://hkolxule.com]hkolxule[/link]

deslogado
P1pcgn23 14/01/2014, às 02:43

Ciao, sapresti dirmi perche9 qsueta loko presenta un solo anello di aderenza sull\'asse motore invece dei soliti due? Ne ho vista anche un\'altra 3029 in queste stesse condizioni Grazie, Maurizio

deslogado
LTbWHXAHj8fo 12/01/2014, às 05:24

Ciao Maurizio e grazie della feeldte0 al sito ,L\'anello di aderenza unico aveva 2 principali vantaggi, aumentare la qualite0 della presa di corrente (ricordiamoci che l\'asse centrale ha una funzione quasi esclusivamente estetica su questa locomotiva e fa poca pressione sui binari) e ridurre sensibilmente i costi.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade