Colunistas

28/05/2013

Imposição tirana – Lissi Bender*

Seja sincero, você ainda consegue frequentar algum espaço público, em nosso meio, em que pessoas se encontram e todas falam em tom normal e respeitoso? Você consegue ainda encontrar um lugar público sem a presença impositiva da TV? Conhece algum evento público, mesmo comunitário, em que o som da música se propague naturalmente, e as pessoas se encontrem para celebrar, confraternizar, sem potentes caixas de som, sem zoada?

Conhece emissoras de radio e TV em que comerciais não pareçam latido de cachorro raivoso? Ainda existe alguma rua livre da imposição de alto-falantes e por onde não transitem carros com som em volume máximo? Um lugar livre de foguetório, nem que seja de madrugada?

Aqui em casa a televisão fica confinada na salinha de fundos. Mesmo assim não estou livre de  ruidosos comerciais. Vou ao consultório, lá está ela. Vou ao laboratório para fazer exames e lá está a TV ligada. (Em seu lugar poderiam oferecer livros de contos, de poesias, jornais atualizados). Por onde circulo encontro TV ou outro som ligado. A tirania do barulho está disseminada.

Na maioria dos eventos públicos então parece que soltaram toda uma matilha de cães. O som que sai das caixas é tão alto que aos convivas só resta gritar. Todo mundo grita na vã tentativa de se fazer ouvir. De modo que, ao fim e ao cabo, tanto na urbe quanto no interior, as festas se resumem a gritar, comer, beber e dançar. Que saudade das quermesses de minha infância que normalmente aconteciam ao ar livre, eram celebradas em meio a um bosque. A orquestra não carecia de amplificadores de som. Aliás, festas comunitárias ao ar livre, em que as pessoas se encontram para prosear, com bandas ao vivo, sem caixas de som, eu vivencio ainda hoje na Alemanha. Por aqui acabaram com elas. Aqui, as pessoas já não se encontram mais para conversar, trocar ideias, impossível! A zoeira é tanta que desisti de participar delas. Schade, pena, mas preciso preservar meu equilíbrio interior, proteger minha alma para não adoecer em meu ruidoso meio social.

Não somente em festas e em comerciais se impõe a tirania do barulho. Por toda parte o homem se impõe pelo grito. Seja em certas igrejas, onde se esbraveja, como se Deus e os fiéis fossem surdos; seja nas ruas pela imposição de alto-falantes a anunciarem a próxima festa da “paçoquinha”, pelos sons automotivos que fazem as latarias tremerem e os tímpanos também; seja pelos foguetórios em qualquer horário. Não estaria o ser humano se esvaziando de conteúdo interior? E nesse esvaziamento não estaria se transformando em “carroça vazia” que em suas andanças por este mundo, somente tem a oferecer o barulho que faz?

De todo modo, certo é, estamos desaprendendo a conviver respeitosamente em sociedade. Em meio à tirânica imposição do barulho, estamos  perdendo um dos mais preciosos valores humanos: a consideração pelo semelhante. Mais, estamos adoecendo enquanto sociedade. O excesso de barulho, assim como um câncer, está a tomar conta de todo o tecido social, corroendo-o sem remissão!

*Lissi Bender é comentarista do programa de Radio AHAI, cronista do www.brasilalemanha.com.br. e professora da Uninversidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.  
Contato: lissi@unisc.br



Comentários

deslogado
hZUDH6Cj 30/01/2014, às 12:12

Sf3 me vem e0 cabee7a, ao ler sobre a tua necessidade de sileancio o que tievste que me ouvir falar no Trend Market ahahahha...mas ne3o. O post e9 anterior ( je1 fico mais descansada) .Beejus e muito obrigada pela visita e ate9 breveSenra http://akdaxzk.com [url=http://xdjedqulpob.com]xdjedqulpob[/url] [link=http://flbjtk.com]flbjtk[/link]

deslogado
RpnZCJnGQO 13/01/2014, às 22:30

Como consigo os cds novos??? Adorei os antgios, se3o f3timos! Muito melhor que muita coisa que tem por ai na net e q se diz bom! Se3o d+ os remix! ONDE CONSIGO??

deslogado
sq8DE522V4ck 13/01/2014, às 11:41

Kick the tires and light the fires, problem ofaciiflly solved!

deslogado
DFnYGn9lQ 12/01/2014, às 06:10

Estes rapazes e a meia lajanra em si...ne3o tem ideias nem nunca as tiveram...a prova disso, e9 os 10 anos do dr. Anibal, que sf3 viu macacos da Buenos Aires pendurados nos galhos das arvores... e para le1 caminham...mais macacos e0 espera do amendoimO PS, ne3o faz aquilo que eu digo que e9 recontar os votos...porventura, os \"macacos\" estavam longe da maioria.Eu conhee7o os habitos...e9 te3o certo como o Vale de Azevedo, estar fugido em parte incerta...essa coqueluche da social democracia da meia lajanraNe3o fae7am outro congresso...acho que merece a pena escolher outro lider...com este ne3o vai le1...e9 do tipo \"bilhares Carrilho\", pega de empurre3o


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade