Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

28/07/2015

Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch comemora 10 anos

Jantar baile, na noite da última sexta-feira, 24, reuniu cerca de 200 pessoas na Bierhaus, no Parque da Oktoberfest.

            Santa Cruz do Sul - Ao completar 10 anos de atuação e de apoio ao desenvolvimento da cultura alemã na região do Vale do Rio Pardo, a Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch, de Santa Cruz do Sul, tem muito a comemorar ao lado dos alunos e da comunidade. A escola, que foi fundada em 28 de julho de 2005, é uma referência na difusão da língua alemã, através das aulas com professores especializados e de possibilidades de intercâmbios e de viagens à Alemanha para aperfeiçoamento e vivência do idioma. Além disso, a instituição se envolve em atividades relacionadas diretamente com a sociedade, como realizações de eventos que mantêm viva a cultura germânica.


  A Profa. Jaqueline explicou os motivos da "Chamada"...  -  foto Junio Nunes

               Na última sexta-feira, 24, aconteceu o baile em comemoração aos 10 anos da Auf gut Deutsch na Bierhaus, junto ao Parque da Oktoberfest. A noite de festa e celebração, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos, professores, familiares e convidados, contou com a presença do secretário Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, Nazário Bohnen. Após o jantar típico germânico, todos assistiram a um vídeo com imagens marcantes da primeira década de história da escola. Na sequência, uma peça de teatro inédita e apresentações de danças típicas alemãs com o Grupo de Danças Folclóricas Oktobertanz cativaram os presentes. O baile, animado pela Banda Os Hermanos, iniciou com a tradicional polonaise.

            A escola, que tem sede na Rua Senador Pinheiro Machado, 315, é de propriedade da professora de língua alemã, Jaqueline Sebastiana Bender. A instituição atende, semestralmente, de 90 a 100 alunos em sala de aula, com quatro turmas infantis, a partir de quatro anos de idade. A didática utiliza aulas criativas em conversação e exercícios, debates, diálogos, filmes, tarefas escritas, trabalhos em grupo, músicas, jogos, aulas de culinária e artes.

 

            Desde maio de 2011, a instituição é credenciada pelo Goethe-Institut - Instituto Cultural da República Federal da Alemanha – que atua em todo o mundo – com licença para os Exames Oficiais do Instituto Goethe, que possuem uma alta reputação, com certificados mundialmente reconhecidos e muito valorizados. “Nossa escola é um Prüfungszentrum Goethe Institut”, declara Jaqueline.

 

            ALEMÃO - A professora Jaqueline conta que o mercado de idiomas cresce muito no mundo e as pessoas, por diversos fatores, procuram se especializar em outras línguas. Segundo ela, falar alemão com fluência é um diferencial na busca de uma série de oportunidades. “Além de culto e moderno, o idioma alemão abre muitas portas no meio profissional e pessoal. Embora ofereça as mesmas dificuldades de aprendizado que todas as outras línguas, ela é muito fácil de aprender”, comenta. A especialista em linguística ainda explica que em um primeiro momento parece difícil,  mas aprender a falar a língua germânica passa a ser apenas uma questão de treino.

           
           ... e a comunidade disse "Presente!"  -  foto Junio Nunes

            Ao longo desses 10 anos de existência, a Auf gut Deutsch vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Conforme Jaqueline, os alunos da escola frequentam universidades alemãs, instituições profissionalizantes em São Paulo, falam fluentemente o idioma e, em virtude disso, viajam pela Europa sem enfrentarem problemas de comunicação. “Além de aprenderem a falar e escrever “em bom alemão”, como o nome da escola já diz, nossos alunos têm a oportunidade de viajar à Alemanha, onde vivem experiências concretas para quem busca um conhecimento mais amplo”, enfatiza. São oferecidas aos estudantes diversas opções de bolsas de estudos em várias áreas e pelo mundo inteiro, porém, segundo a professora é necessário comprovar proficiência no idioma alemão. 

            COMUNIDADE - Nesses 10 anos de trajetória, a Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch possui uma participação ativa junto à comunidade. Na 31ª Oktoberfest e Feirasul, que acontece de 7 a 18 de outubro de 2015, será a 9ª participação da escola no evento. As aulas gratuitas de língua alemã na Oktoberfest se tornaram uma das principais ações da Festa da Alegria voltadas à preservação da cultura germânica. A estrutura da instituição atende, em média, um público de 700 pessoas durante a festa. “Temos muito orgulho em participar da Oktoberfest, uma festa típica germânica que alegra e mantém viva a nossa história”, exalta Jaqueline.

            Em nome da Auf gut Deutsch, a professora Jaqueline ainda assina diversas colunas em veículos de comunicação do município e região. A escola ainda por diversas vezes foi agraciada com prêmios de reconhecimento social e empresarial. Em 19 de março de 2015, a escola inaugurou o Stehcafé, um autêntico recanto alemão, anexo à instituição e aberto ao público em geral. No local aconteceu em julho desse ano o 1º Stammtisch, um evento mensal, no qual apreciadores do idioma se encontram para falar alemão, comer, beber e conversar.

            ALEMANHA - Nos anos de 2006, 2009 e 2014, a Auf gut Deutsch realizou três viagens de turismo e estudo à Alemanha. Uma parceria com uma agência Au-Pair permite que a  escola encaminhe seus alunos ao país alemão, no qual até agora já foram 20 estudantes. Neste ano, a escola enviará o primeiro aluno através do Projeto “Freiwilliges Ökologisches Jahr”. Além disso, em 2014, Jaqueline trabalhou com uma emissora de televisão de Santa Cruz do Sul como tradutora durante uma viagem à Oktoberfest de Munique. Mais informações podem ser obtidas no (51) 3719-6670 ou www.aufgutdeutsch.com.br.

Fotos em anexo: Jantar Baile marcou comemoração pelos 10 anos da escola     FOTO1      FOTO2

Crédito: Junio Nunes

Veja também >>>

Assessoria de Imprensa:
Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4404
27 de julho de 2015



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade