Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

09/06/2015

DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - Newsletter junho/2015

Publicação traz importantes temas de interesse geral com base nas múltiplas facetas das relações Brasil-Alemanha.
DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst

​DAAD celebra 90 anos de atuação

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico comemora 90 anos de fundação em 2015. O início da história do DAAD remete a 1922 quando o estudante Carl Joachim Friedrich, de Heidelberg, em visita a Nova York organizou junto ao Institute of International Education (IIE) a oferta de 13 bolsas para alunos de Estudos Sociais e Políticos. Surgia o Akademischer Austauschdienst e.V. (AAD), que em 1925 seria transferido para Berlim e assumiria a missão de intercâmbio acadêmico em todas as disciplinas.

A trajetória do DAAD é contada em detalhes no site https://www.daad.de/der-daad/unsere-mission/en/32996-from-the-very-beginning/.

Atualmente, o DAAD conta com 900 funcionários, sendo 307 alocados na Europa e os demais em 15 escritórios e 56 centros de informação distribuídos em 60 países. No Brasil, o DAAD está representado pelo escritório regional do Rio de Janeiro e pelo Centro de Informação instalado no Centro Alemão de Ciência e Inovação em São Paulo (DWIH-SP).

»

Próximo encontro de ex-bolsistas do DAAD será inspirado no tema

De 23 de outubro a 1º de novembro de 2015 será realizada a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas em Palmas/TO. Etnias de 25 países do mundo inteiro celebrarão o encontro e concorrerão em categorias como arco e flecha, canoagem, natação, corrida de tora, entre outras. Haverá também uma mostra de rituais e tradições corporais.
 
O DAAD escolheu os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas como tema do próximo encontro de ex-bolsistas. O formato desta vez será diferente daquele usado em outros seminários, focando fortemente no caráter de oficina e no uso de multimídia, além do tradicional encontro presencial.
 
Durante os jogos, um grupo de 10 cientistas alemães e brasileiros (em grande maioria ex-bolsistas do DAAD) acompanhará os acontecimentos sob a perspectiva de sua área de conhecimento. Os antropólogos, educadores físicos, etnólogos, sociólogos e pesquisadores participantes de outras áreas discutirão os resultados de suas pesquisas em uma oficina interdisciplinar realizada paralelamente aos jogos. Os primeiros resultados serão apresentados a um público amplo via webinar (seminário on-line).
 
Em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém e Porto Alegre, ex-bolsistas do DAAD poderão assistir ao seminário on-line em um grupo maior. Haverá pequenas recepções após as sessões para dar aos participantes a possibilidade de discutir, em grupo e em um ambiente descontraído, os conteúdos apresentados. A data do webinar será divulgada em breve.
 
Além do webinar, o contato com o público será estabelecido por meio de um blogue, que entrará no ar no início de agosto e será mantido e atualizado pelos cientistas participantes do projeto.
 
Kick-Off em Bonn, na Alemanha
 
Cinco desses cientistas reuniram-se no dia 28 de maio para um Kick-Off que marcou o início do projeto. No encontro, realizado na sede do DAAD, em Bonn, foram discutidos e definidos a abordagem, os próximos passos e os preparativos para a realização do projeto.
 
Estiveram presentes a professora Dra. Antje Klinge (RU Bochum) e os professores Dr. Michel Nicolau Netto (UNICAMP), Dr. Otávio Guimarães Tavares da Silva (UFES), Dr. Wagner Xavier de Camargo (UFSCar) e M.A. Michael Staack (U Frankfurt). Do DAAD, participaram Dra. Martina Juliane Schulze, diretora do escritório regional no Rio de Janeiro, e Julia Wiśniewska, funcionária do escritório no Rio de Janeiro.

Julia Wiśniewska

 

»

Programas de pós-graduação na Alemanha recebem candidaturas

Tanto o programa de pós­-graduação com foco em políticas públicas e boa governança (PPGG) quanto o programa voltado às áreas de desenvolvimento sustentável (EPOS) estão com inscrições abertas a brasileiros interessados em realizar seus estudos na Alemanha.

A candidatura ao PPGG deve ser submetida até 31 de julho à universidade escolhida.

Já os interessados no programa EPOS devem consultar o regulamento do curso desejado para obter informações sobre os prazos de submissão, pois cada universidade trabalha com um calendário diferente.

A lista de instituições e de cursos participantes está disponível em: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

»

Entre o direito alemão e o direito brasileiro

O trabalho desenvolvido por Sven Korzilius na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo é o tema deste segundo texto da série sobre os professores visitantes do DAAD ligados ao Lektorenprogramm.

Korzilius leciona na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) como professor visitante do DAAD desde 2011. Diferente dos outros colegas alemães do Lektorenprogramm, ele dedica a maior parte de seu tempo a aulas sobre temas relacionados ao direito. A lista é ampla: introdução ao direito civil, ao direito público e ao direito penal, história do direito alemão, história constitucional alemã, direitos fundamentais na Alemanha e na Europa, integração europeia, direito previdenciário alemão, direito ambiental alemão, além de, paralelamente, lecionar a língua alemã.

A vaga de professor visitante na Faculdade de Direito da USP exige habilidades específicas. Apesar de o professor também ensinar alemão, o pré-requisito básico é ter formação em direito. Korzilius avalia ser necessário ter conhecimentos sólidos de português. Antes de se mudar para São Paulo, onde deve permanecer até o primeiro semestre de 2016, ele procurou conhecer materiais didáticos da área jurídica na Alemanha, assim como ler livros sobre “alemão jurídico”. Outro cuidado foi se informar sobre o direito brasileiro. Ele já imaginava que em sala de aula trataria sobre direito comparado.

Nascido em Bad Marienberg, entre Colônia e Frankfurt, Korzilius graduou-se nas universidades de Saarbrücken e de Lisboa. No doutorado, concluído em 2001, dedicou-se à história do direito, à história alemã contemporânea e a temas ligados à República Democrática Alemã. Em seguida atuou como advogado em Berlim. O interesse pela história do direito no Brasil o levou a se candidatar à vaga de professor visitante na USP. Influenciou na decisão o prazer de ensinar, a troca de informações com os alunos, além da fascinação por intercâmbios culturais em geral.

Em seu dia a dia na FDUSP, também estão incluídos atendimentos a estudantes interessados em saber mais sobre estudo e pesquisa na Alemanha. Quanto tem a oportunidade, em palestras e seminários, Korzilius aproveita para ir além dos temas acadêmicos, mostrando aos estudantes as oportunidades de estudar direito e história na Alemanha. Um dos trabalhos que gosta de realizar é com os ex-bolsistas do DAAD, em palestras e seminários. Antes de voltar para a Alemanha espera criar um "deutsch-brasilianischer Juristenstammtisch” em São Paulo – algo como um encontro entre juristas alemães e brasileiros.

Continue lendo em: http://www.daad.org.br/pt/28247/index.html

»

Número de estudantes estrangeiros cresce ano a ano na Alemanha

Mais de 300 mil estudantes estrangeiros estão matriculados em instituições alemãs de ensino superior de acordo com a edição 2015 do Wissenschaft Weltoffen, levantamento realizado pelo DAAD em parceria com o Deutsches Zentrum für Hochschul- und Wissenschaftsforschung (DZHW). Este número representa 11,5% dos estudantes matriculados – os dados do último levantamento apontavam 11,3%, o equivalente a 282 mil alunos estrangeiros.

No Brasil, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), apenas 0,2% dos alunos de ensino superior são estrangeiros.

O levantamento Wissenschaft Weltoffen 2015 mostra também o número de estudantes alemães que realizaram algum tipo de aperfeiçoamento no exterior referentes ao período de 2012: 138.500. Os principais destinos escolhidos foram Áustria, Holanda, Suíça, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

A versão reduzida do levamento pode ser acessada em http://www.wissenschaftweltoffen.de/kompakt/wwo2015_kompakt_de.pdf
O estudo completo será publicado no site http://www.wissenschaft-weltoffen.de/ em julho de 2015. 

»

Dez países representados nas feiras e palestras em oito cidades brasileiras

Durante duas semanas em maio uma delegação composta por universidades e agências de fomento acadêmico de 10 países e uma entidade da Comunidade Europeia percorreu oito universidades do Brasil com a terceira edição do “Road Show Ciência sem Fronteiras”.
 
As universidades visitadas foram UFPA em Belém, UnB em Brasília, UFBA em Salvador, UFMG em Belo Horizonte, UFRJ no Rio de Janeiro, UNESP em Bauru, UFPR em Curitiba e UFSC em Florianópolis. A Alemanha estava representada pelo DAAD e pelas universidades de Münster, UAS7, UA Ruhr e TUM. Os outros países presentes foram França, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Hungria, Irlanda, Suíça, Áustria e Holanda. A Comunidade Europeia estava presente por meio do portal Euraxess.
 
Os eventos seguiram o modelo dos anos anteriores: uma grande feira e palestras de 15-20 minutos em auditório próximo. Os interessados puderam tirar suas dúvidas a respeito das ofertas no exterior para bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras e também conversar diretamente com representantes de universidades.
 
O público presente era composto por alunos de graduação e pós-graduação. Também muitos interessados em realizar um doutorado no exterior compareceram ao evento neste ano. Um número surpreendente de alunos com conhecimentos de alemão visitou o estande do DAAD, sendo muitos interessados em participar do CsF na Alemanha.

Confiram as fotos do Road Show CsF: https://goo.gl/tnlnsE
 

Betina Soares

 

»

PUBLICIDADE

 

Double Degree Master Program: Global Communication and International Journalism

Freie Universität Berlin (FUB) and Saint Petersburg State University (SPbU) invite to apply for the Double Degree Master Program Global Communication and International Journalism, starting in September, 2015. The application deadline expires on June 15, 2015.
 
The Program is conducted by the Institute for Media and Communication Studies, FUB and the School of Journalism and Mass Communications, SPbU.
 
Core areas of research and teaching are: Communication studies and research methods, journalism studies and journalistic practice, political communication research, international media systems in comparative perspectives, globalization and media, international journalism culture, modern media management, internship and research practice. The Double Degree Master Program imparts knowledge for careers in international journalism as well as in media research both in universities and the private sector. Students will have the necessary competencies to work in editorial boards or management of organizations and various sectors of global mass media. They are prepared for positions in media consultancy, political education and intercultural communication. Independent professional work on an international level is one of the major goals of the program.  

The regular period of study is 4 semesters. Courses are taught both in St. Petersburg and Berlin. The first and third semesters are studied at SPbU in St. Petersburg and the second semester is studied at FUB. The final semester is either studied at SPbU or FUB, depending on the chosen thesis supervisor. All courses are taught in English.

Graduates from the Program receive two Master degrees simultaneously.
They will be granted a Master of Arts (M.A.) at FUB and SPbU. This program is funded by the DAAD German Academic Exchange Service.  
More information: http://master.fu-berlin.de/globalcomm-master http://jf.spbu.ru/globalcomm
 
Contact:
Annekathrin Günther
E-mail: gcijmaster@zedat.fu-berlin.de
Phone: +49 30 838 53196
 
Freie Universität Berlin
Institute for Media and Communication Studies/
International Center for Journalism

Garystr. 55, D-14195 Berlin, Germany
http://www.polsoz.fu-berlin.de/en/kommwiss
 

»

 

PUBLICIDADE

 

Frankfurt: One of Europe’s most vibrant economic regions

At its core: Frankfurt School of Finance & Management.

Here, 1,800 lecturers, 50 professors and 8,000 students bridge the gap between theory and practice, while being surrounded by Europe’s leading financial institutions.
Frankfurt School has one of the most research-active economics faculties in the German speaking region. With its practical and research-based orientation it regularly achieves top positions in rankings.
 
Programmes fully taught in English:
Bachelor‘s Programme Majors
Banking & Finance (BSc)
International Management (BSc)

Here you can watch a movie about our undergraduate programme: http://www.frankfurt-school.de/content/en/education_programmes/bachelor.html

The Frankfurt School of Finance & Management will award scholarships to graduates of the IB Diploma Programme to begin undergraduate (Bachelor) studies in August 2015: http://www.frankfurt-school.de/content/en/education_programmes/financing_for_studies/scholarships/ib_scholarship.html

Master‘s Programmes:
Master of Finance (MSc)
Master in Management (MSc)
Master of International Business (MA)

MBAs:
The Frankfurt MBA (MBA)
International Healthcare Management (MBA)
Executive MBA (EMBA) http://www.frankfurt-school.de/content/en/education_programmes/mba/emba.html

For more information, see www.frankfurt-school.de or contact us prospectivestudents@fs.de.

»

 

PUBLICIDADE

 

Register now for Frankfurt School’s Finance Boot Camp!

You did not choose finance at university. But you are curious to find out about the major financial products and investment strategies. You want to better understand the news, dream about becoming the next George Soros or have thought about going into banking after all. Please contact us to find out more.
 
Benefits

  • 10 day intensive programme at Frankfurt School of Finance & Management.
  • Lectures and tutorials led by experts.
  • Small discussion groups.
  • Visits to financial institutions.
  • Interaction between students from all over the world.
  • Team-building and for those who are interested: sport events (like swimming).
 
Costs & Organisation

Date: 12. -25. July 2015
Credits: 5 ECTS
Costs: EUR 3,400 all-included-price – including company visits and cultural trips, accommodation in boarding houses, local transport and food. (Excl. flights)
Taught entirely in English, the Boot Camp attracts highly motivated students from Germany and other countries around the world. Spending a fortnight abroad will give you additional international exposure. And last but not least, you’ll benefit from Frankfurt School’s excellent connections to banks, financial institutions and consulting firms. Participants are expected to be fluent in English.

Learn more!

Contact us at: j.rosenkranz@fs.de

 

»

 

Expediente

Editor:
Deutscher Akademischer Austauschdienst e.V.
Kennedyallee 50
D - 53175 Bonn

Responsável, de acordo com a Lei das Telecomunicações:
Dr. Dorothea Rüland

Responsável editorial:
Martina Schulze

Redação:
Rafaela Giordano

Colaboração:
Francine Camelim

Direitos de imagem: DAAD Brasil:
Contato
Tel.: +55 21 2553-3296
info@daad.org.br
http://www.daad.org.br



Comentários

deslogado
rosesandra 07/05/2018, às 05:49

I need to go to Germany for a year for school. I need to study German clearly. I need to be in Cologne or some place near that territory. is it difficult to get a grant or on the off chance that you exchanged to a school there how could you do it and through whom? writing service

deslogado
rosesandra 07/05/2018, às 05:48

I need to go to Germany for a year for school. I need to study German clearly. I need to be in Cologne or some place near that territory. is it difficult to get a grant or on the off chance that you exchanged to a school there how could you do it and through whom? writing service

deslogado
Benefits of Cheese 16/04/2018, às 05:31

They're produced by the very best degree developers who will be distinguished for your polo dress creating. You'll find polo Ron Lauren inside exclusive array which include particular classes for men, women. Benefits of Cheese

deslogado
Milk 15/04/2018, às 17:37

I like viewing web sites which comprehend the price of delivering the excellent useful resource free of charge. I truly adored reading your posting. Thank you! Milk

deslogado
Dates 15/04/2018, às 08:05

I want to say thanks to you. I have bookmark your site for future updates. Dates

deslogado
Benefits of Apricot 15/04/2018, às 04:33

Just pure brilliance from you here. I have never expected something less than this from you and you have not disappointed me at all. I suppose you will keep the quality work going on. Benefits of Apricot

deslogado
Bitter Melon 14/04/2018, às 18:08

Through this post, I know that your good knowledge in playing with all the pieces was very helpful. I notify that this is the first place where I find issues I've been searching for. You have a clever yet attractive way of writing. Bitter Melon

deslogado
Aloe Vera 14/04/2018, às 15:43

Well we really like to visit this site, many useful information we can get here. Aloe Vera

deslogado
Pineapple 14/04/2018, às 10:16

After reading your article I was amazed. I know that you explain it very well. And I hope that other readers will also experience how I feel after reading your article. Pineapple

deslogado
Corn 14/04/2018, às 09:42

I’m excited to uncover this page. I need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely really liked every part of it and i also have you saved to fav to look at new information in your site. Corn

deslogado
Lisa Reachard 14/03/2018, às 04:01

The near necessary tackle because starting data about schools then concentrate about Germany is the DAAD, the German Academic Exchange Service buy thesis online They moreover bear places of work between Ankara and Istanbul, btw.

deslogado
Kristin Smith 24/02/2018, às 07:10

I want to go to Germany for a year for college. I want to major in German obviously. I want to be in Cologne or somewhere very close to that area. is it hard to get a scholarship or if you transferred to a college there how did you do it and through whom? essay help online

deslogado
Ailsa Clover 30/06/2017, às 12:41

The most imperative address for beginning data about colleges and concentrate on Germany is the DAAD, the German Academic Exchange Service Buy Essay Online They additionally have workplaces in Ankara and Istanbul, btw.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade