Colunistas

13/01/2018

DAAD Rio - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico - Boletim Informativo - Janeiro/2018

​Último prazo do programa EPOS se encerra em maio

O programa de pós-graduação do DAAD em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável (EPOS) recebe candidaturas a oito cursos de mestrado e doutorado no início deste ano de 2018. O último prazo, do curso International Education Management (PH Ludwigsburg/Helwan University), termina em 31 de maio. Criado em 1987, o EPOS é voltado a estudantes de países em desenvolvimento e economias emergentes. Além de excelente rendimento acadêmico e fluência em inglês ou alemão, é preciso ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso após a conclusão da graduação. Confira abaixo os demais cursos que ainda recebem candidaturas e respectivos prazos de inscrição (os dois primeiros estão próximos do encerramento):

- PhD P. Mathematics in Industry and Commerce (TU Kaiserslautern) | 15/01; 
- Geography of Environmental Risks and Human Security (U Bonn/United Nations University) | 15/01;
- Environment and Resources Management – Focus Latin America (TH Köln/U San Luis Potosi) | 31/01;
- Integrated Water Resources Management (TH Köln/German Jordanian U) | 31/01;
- Integrated Urbanism and Sustainable Design (U Stuttgart) | 15/02; 
- International Media Studies (HS Bonn-Rhein-Sieg/DW Akademie) | 31/03;
- International Agribusiness and Rural Development (U Göttingen/U Bogor) | 01/04.

Conheça nesta tabela a lista completa de cursos do EPOS, dos quais 32 já tiveram as inscrições encerradas. Informações sobre os cursos podem ser obtidas neste link (inglês e alemão) e no site do DAAD.

Saiba mais »

Novas parcerias

TU Berlin e RWTH Aachen mais próximas do Brasil

Duas das mais importantes universidades técnicas da Alemanha, TU Berlin e RWTH Aachen, decidiram estreitar a cooperação científica com o Brasil. Neste mês de janeiro, as duas instituições tornaram-se associadas do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), cuja rede permitirá uma aproximação com os meios acadêmico e científico do Brasil e de outros países da América do Sul. Atualmente, o DWIH-SP conta com 12 membros e dezenas de parceiros. Ele foi criado em 2009 para promover a Alemanha como polo científico e tecnológico, além de incentivar o intercâmbio entre as instituições alemãs e brasileiras. Veja a matéria completa sobre os novos associados e seus planos de atuação no Brasil no site do DWIH-SP.

Saiba mais »

Horizon 2020

União Europeia concede bolsa para pesquisadores doutores de qualquer área

O European Research Council (ERC) oferece bolsas para pesquisadores de qualquer área de conhecimento que tenham concluído seu doutorado entre sete e 12 anos atrás. O programa, chamado de ERC Consolidator Grants, tem inscrições abertas até 15 de fevereiro de 2018 e prevê financiamento de projeto de pesquisa pelo período de até cinco anos. Além de um excelente histórico acadêmico, o(a) candidato(a) deve apresentar uma proposta inovadora e ambiciosa a ser desenvolvida numa instituição alemã ou em outro país europeu. A seleção faz parte do Horizon 2020, maior programa da União Europeia para pesquisa e inovação. Veja detalhes no site da Research in Germany.

Saiba mais »

​Panorama

UERJ recebe I Simpósio Rebralint RJ

A Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint) realizou seu primeiro evento no Rio de Janeiro: no dia 11 de dezembro de 2017, professores e representantes de departamentos de cooperação internacional de diferentes instituições de ensino superior fluminenses se reuniram na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para participar do I Simpósio Rebralint Rio de Janeiro. Além de oferecer um panorama das parcerias entre instituições fluminenses e alemãs, o evento promoveu o debate de questões como a internacionalização das universidades, os desafios na construção de um projeto de cooperação, os requisitos para viabilizar a dupla titulação e as possibilidades de fomento. Confira o registro completo do simpósio no site da Rebralint.

Saiba mais »

Cooperação

Delegação da Universidade de Stuttgart visita o DAAD

O escritório regional do DAAD no Rio de Janeiro recebeu em dezembro a visita de uma delegação da Universidade de Stuttgart. Os professores Daniela Neuffer, Jörg Metzger, Karen Julia do Amaral e Uwe Menzel coordenam na instituição alemã o programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI), oferecido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Senai. Eles vieram ao Brasil para estreitar as relações com outras universidades e ampliar a cooperação no país por meio de novos projetos. O grupo foi recebido por Rita Meyer, diretora substituta do DAAD Brasil, e Maria Konrad, que coordena o Programa PROBRAL.

Saiba mais »

Desenvolvimento sustentável

Alumniportal custeia viagem de finalistas de prêmio da ONU

Você já teve uma bolsa de estudos ou de pesquisa na Alemanha e atualmente está envolvido(a) em algum projeto ou iniciativa para ajudar a implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável? Então, inscreva-se até 15 de janeiro no prêmio UN SDG Action Challenge Awards, promovido pela ONU, e comunique ao Alumniportal Deutschland que está na disputa. Se você chegar à fase final, terá suas despesas de viagem e acomodação pagas pelo Alumniportal Deutschland para participar da cerimônia de premiação durante o Global Festival of Action for Sustainable Development, em Bonn, na Alemanha, entre os dias 21 e 23 de março. A premiação prevê sete categorias. Confira esses detalhes e como se inscrever aqui.

Saiba mais »

Erasmus Mundus

Master na área de Lexicografia na Alemanha

Estão abertas até 1º de março de 2018 as inscrições para bolsas de Master em Lexicografia (EMLex) no âmbito do programa Erasmus Mundus. Serão selecionados 13 candidatos para receber uma bolsa mensal no valor de 1.000 euros por até dois anos e auxílio para despesas de viagem. Entre os pré-requisitos estão conhecimentos avançados de inglês e alemão (variando entre nível B1 e B2). Podem se candidatar estudantes das áreas de Linguística, Línguas Estrangeiras, Tradução, Comunicação/Mídia, Biblioteconomia/Ciência da Informação, e áreas afins. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis neste link

Saiba mais »

Inscrições abertas

1º Workshop Teuto-Brasileiro em Mecânica Computacional

Cerca de 40 pesquisadores alemães e brasileiros se reunirão em São Paulo nos dias 19 e 20 de fevereiro para participar do 1º Workshop Teuto-Brasileiro em Mecânica Computacional. A atividade será realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e é aberta a professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação dos dois países. O conteúdo é especialmente interessante para pesquisadores das áreas das Engenharias Civil e Mecânica, Matemática Aplicada e Física. O workshop tem apoio da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e da Associação Brasileira de Mecânica Computacional (ABMEC). Conheça a lista de pesquisadores convidados, programa e link para inscrição aqui.

Saiba mais »

PUBLICIDADE

 

RWTH Business School Aachen - MME-TIME

RWTH Business School – RWTH Aachen University

Designed for professionals with a STEM Background, the MME-TIME provides you with the skills and tools needed to succeed in the digitized economy. The program is delivered in partnership with Cambridge Digital Innovation at Hughes Hall, University of Cambridge and can be studied on-campus or completely online. The program is fully customizable as it can be studied 3 semesters (full-time) or six semesters (part-time).
 

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Offenburg University

Study in English - Live in Germany

International MSc and MBA Programs
at Offenburg University (Germany)
 
MSc in Communication and Media Engineering
MSc in Energy Conversion and Management
MSc in Process Engineering
MSc in Power and Data Engineering
MBA in International Business Consulting
 
Offenburg ­- the place to realize your ambitions for the future
 

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

RWTH Business School Aachen - MME-DDS

RWTH Business School – RWTH Aachen University

Enterprises tackling the challenges of tomorrow need to develop new data-driven strategies and algorithms and analytical thinking will be at the core of digital value creation. Our Msc. in Data & Decision Science takes you right up to the cutting-edge of machine learning, artificial intelligence and exact and heuristic optimization to create value from data in many application areas such as Industry or Retail.
 

Saiba mais »

Expediente

Editor:
Deutscher Akademischer Austauschdienst e.V.
Kennedyallee 50
D - 53175 Bonn

Responsável, de acordo com a Lei das Telecomunicações:
Dr. Dorothea Rüland

Responsável editorial:
Martina Schulze

Redação:
Fabíola Gerbase

Colaboração:
Francine Camelim

Direitos de imagem: DAAD Brasil:
Contato
Tel.: +55 21 2553-3296
info@daad.org.br
https://www.daad.org.br

.

 

 



Comentários

deslogado
reshma 25/01/2018, às 14:21

All the contents you mentioned in post is too good and can be very useful free visa gift card generator

deslogado
Anna Shetty 24/01/2018, às 01:53

Thank you so much for caring about your content and your readers. Do router login

deslogado
Anna Shetty 24/01/2018, às 01:52

Thank you so much for caring about your content and your readers. Do router login


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade