Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

25/07/2014

Contagem regressiva para o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

42º edição do maior evento cultural da Serra Gaúcha inicia nesta sexta-feira, dia 25 de julho, Dia da Imigração Alemã.

A expectativa é total para o início do 42º Festival Internacional de Folclore. Nova Petrópolis será reduto de culturas de muitas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração e união entre os povos. O maior evento cultural da Serra Gaúcha ocorre de 25 de julho a 10 de agosto. Cerca de 85 mil pessoas são esperadas durante os 17 dias de programação.

O Festival Internacional de Folclore conta com oito grupos folclóricos internacionais, nove nacionais, oito regionais e 21 grupos locais confirmados, que irão se apresentar na Rua Coberta, localizada na Praça das Flores, um dos atrativos mais encantadores da Serra Gaúcha. Os visitantes do festival terão a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, as culturas de países como China, Martinica, México, Estados Unidos, Argentina, Chile e Peru, além dos Estados brasileiros de Alagoas, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.

O primeiro grupo internacional a chegar para o evento é o Ensamble Folklórico Mexicano. Nesta quinta-feira, dia 24, às 19h, os artistas do México chegam na capital do Estado, em sua estreia no Brasil. O primeiro compromisso do grupo será às 14h de sexta-feira, 25 de julho, na tradicional Festa do Colono, quando os artistas se apresentam na Sociedade Cantores Alegria, de Nove Colônias.

Na sexta-feira, ocorre a abertura oficial do evento e acendimento da Chama Folclórica, às 19h, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil, na localidade de Linha Brasil. Os grupos Ensamble Folklórico Mexicano e Rancho Folclórico Benvinda Maria da Casa das Beiras, além dos grupos folclóricos de Nova Petrópolis e visitantes participam deste momento que marca o início do maior evento cultural da Serra Gaúcha.

A programação no palco da Rua Coberta inicia no sábado, às 09h, com o Baile do Folclore Infantil, e prossegue até às 18h30min, com o espetáculo “Memória e Diversidade: o legado de um povo”. O grande desfile de integração, às 15h30min e o Jantar Baile de Integração são pontos altos deste sábado. Mais de 500 dançarinos, músicos e artistas devem enfeitar a Avenida 15 de Novembro, desfilando nove datas que são marcos históricos da imigração alemã em Nova Petrópolis. À noite, o público em geral, grupos locais e visitantes divertem-se no Jantar Baile de Integração, a partir das 20h, com a animação da Super Banda Choppão. O cartão para o jantar custa R$ 15.

Além das apresentações de danças folclóricas, que enfeitarão o palco do evento com cores, ritmos, danças e cultura; o 42º Festival Internacional de Folclore contará ainda com os tradicionais jogos germânicos. No sábado, 26 de julho, às 14h15min, será realizada a divertida Corrida de Tamancos.

Em 2014, o Festival Internacional de Folclore terá como novidades o passeio das origens – tour histórico e ecológico com os grupos participantes do festival; crianças da diversidade – apresentações e workshops nas escolas; passos da diversidade – oficinas de dança; panelas da diversidade – oficinas de gastronomia; mãos da diversidade – oficinas de artesanato; e jogos da diversidade – jogos germânicos com os grupos participantes do evento. Neste domingo, dia 27, às 20h, na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo ocorre a oficina de dança Passos da Diversidade.

Mais de 30 estandes com artesanato das mais diversas nacionalidades também serão um atrativo aos visitantes do 42º Festival Internacional de Folclore. A gastronomia também estará presente no evento.

Uma das grandes novidades da 42ª edição é Wilhelm, o Bardo, um personagem cultural que integra o festival deste ano. Bardo acompanhará a Rainha do Folclore Alemão, Márcia Raimann, a 1ª e 2ª Princesas, Ana Paula Backes e Iasmin Schmitt, que encantam com sua beleza e simpatia.

 

Kassandra B. Dorneles | Marcelo Moura
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo
(54) 3281-8412 | 3281-8410



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade