Colunistas

03/09/2014

Concerto Ivoti 50 anos e 190 anos de imigração alemã no RS

Homenagem da Associação Pro Cultura e Arte Ivoti (Ascarte) e Instituto de Educação Ivoti ao aniversário de 50 anos de emancipação do Município de Ivoti e aos 190 anos de imigração alemã.

Em homenagem aos 50 anos de emancipação do município de Ivoti e aos 190 anos de imigração alemã no RS, a Associação Pró Cultura e Arte Ivoti e o Instituto de Educação Ivoti trazem, em setembro próximo, seus professores e alunos para o palco do mais novo Teatro do RS, o Teatro Feevale.

A Camerata Ivoti, Grupos Instrumentais e o Coro Juvenil irão se apresentar no dia 12 de setembro de 2014, às 20h. O programa, com duas horas de duração, traz a tradição no ensino de música coral e instrumental desenvolvida pelo IEI ao longo de sua história e, dentre outras, composições como: Eu tinha um sonho pra viver (I dreamed a dream) do musical Os miseráveis, Negrinho do Pastoreio de Barbosa Lessa e o primeiro movimento do concerto para 4 Violinos em Si menor de Antônio Vivaldi. Para esse evento em especial, contaremos com a participação do famoso músico e compositor Hique Gomez, conhecido, entre outras, por suas performances nos espetáculos “Tangos e Tragédias” e “Tãntãngo”.

A Ascarte, criada em 2003, assumiu a coordenação de todas as atividades artísticas e culturais até então mantidas pelo IEI. O ensino de música na escola, componente cultural trazido pelos imigrantes alemães ao Brasil a partir de 1824, está inserido na proposta de educação integral do ser humano desenvolvida pelo IEI. O aprendizado e prática de música fazem parte do cotidiano dos alunos desta escola desde 1909 quando, dentro do primeiro conjunto de disciplinas oferecidas aos alunos, estavam canto e violino. Atualmente, o Projeto atende cerca de 250 alunos de música instrumental e 250 alunos de música coral. O trabalho desenvolvido pelos grupos da Ascarte tem alcance nacional, e nos últimos anos alcançou projeção internacional através da Camerata Ivoti, que tem realizado regularmente turnês pela Europa e Ásia desde 2006.

Além de apresentar o trabalho de educação musical desenvolvida pela Ascarte/IEI, este concerto visa também sensibilizar empresas e pessoas físicas a contribuir, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, no atendimento a alunos de todos os estratos sociais, provenientes de Ivoti, cidades da Grande Porto Alegre e demais regiões do Estado e País.

Mais detalhes em:
https://www.facebook.com/ascarteivoti 
http://familiascorujasdacamerataivoti.wordpress.com/ 
http://www.ascarte.art.br/ 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade