Colunistas

29/05/2013

Concerto comemorativo aos 40 anos da FUNDARTE com três mestres alemães

Na Série Circuito Musical Comunitário, o concerto, em Montenegro, RS, abre com Divertimento em Ré Maior, K. 136 (Mozart), seguido da Sinfonia nº 5 em Sib Maior, D. 485 (Schubert) e do Concerto para Piano nº 2 em Sib Maior, Op. 19 (Beethoven).

Divertimento em Ré Maior, K. 136 (Wolfgang Amadeus Mozart), Sinfonia nº 5 em Sib Maior, D. 485 de Franz Peter Schubert e o Concerto para Piano nº 2 em Sib Maior, Op. 19, de Ludwig van Beethoven, foram as obras escolhidas para formar o programa do concerto comemorativo aos 40 anos de atividade da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE.

O teatro da Fundarte, Therezinha Petry Cardona, receberá  no próximo dia 6 de junho às 20h30min a Orquestra de Câmara Fundarte,  sob a regência do maestro Antônio Borges-Cunha, tendo como solista Paulo Bergmann (piano), que integra o quadro de professores da Universidade Estadual do RS - UERGS, de Montenegro. 

Integrando a Série Circuito Musical Comunitário, o concerto abre com Divertimento em Ré Maior, K. 136 (Mozart), seguido da  Sinfonia nº 5 em Sib Maior, D. 485 (Schubert) e encerra com o Concerto para Piano nº 2 em Sib Maior, Op. 19 (Beethoven).

Músicos convidados

Adolfo Almeida Jr., Siarhei Faminou (fagotes), Israel Gomes de Oliveira,  Saulo Coelho Rosa (trompas), Rômulo Chimeli, Viktoria Tatour (oboés) e Thiago Bottega (flauta).   

Realizado pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE e pela Associação dos Amigos da Fundarte-AAF,  o concerto conta com o patrocínio da MEMPHIS S.A., por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A apresentação será realizada no dia 6 de junho com entrada franca.

Programa

W. A. Mozart (1756 – 1791)

                Divertimento em Ré Maior, K. 136

                Presto

Franz Schubert (1797 – 1828)

                Sinfonia nº 5 em Sib Maior, D. 485

                Allegro

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)

Concerto para Piano nº 2 em Sib Maior, Op. 19

Allegro con brio

Largo

Rondo. Allegro

Solista: Paulo Bergmann

Regente: Antônio Borges-Cunha

Orquestra de Câmara Fundarte

Iniciou suas atividades em março de 1996 como Orquestra SESI/Fundarte, a partir da parceria entre o Serviço Social da Indústria - SESI/RS e a Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, com os objetivos de contribuir para a educação e o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrir mercado de trabalho para músicos jovens com capacitação profissional e levar a música orquestral para as populações da Capital e das cidades do interior do Estado, abrangendo todas as camadas sociais e faixas etárias.É formada por 15 músicos, tendo como Regente Titular o compositor e maestro Antônio Carlos Borges-Cunha e, como Diretora Executiva, a professora Therezinha Petry Cardona. Seleciona, anualmente, jovens de até 24 anos para serem solistas nos concertos agendados. Nesses 17 anos de atividades, realizou 603 concertos em 100 cidades do Estado, atingindo diretamente um público aproximado de 277 mil pessoas. Em 2013 terá uma agenda de 58 concertos.

 

Antônio Borges-Cunha

É orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e regente titular da Orquestra de Câmara Fundarte.  Borges-Cunha esteve na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Uruguai para apresentações de suas composições. Seu Concerto para Viola e Orquestra foi o objeto de pesquisa da Tese de Doutorado defendida por Ricardo Kubala na UNICAMP. Em 2010 recebeu o Prêmio Funarte de Composição com Maxakali, obra estreada pelo Orquestra Petrobras Sinfônica em 2011.

Como regente, Borges-Cunha tem contribuído para a atualização repertorio. Sua programação de concertos busca conciliar o repertório histórico com as múltiplas tendências da musica atual, incluindo encomendas e estréias de obras.  A superação das fronteiras entre a música de concerto e a música popular tem sido outra característica de sua atuação.

Antônio Borges-Cunha recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos  de Música da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.  Em 2010 foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, recebendo a Medalha do Mérito Farroupilha.

Paulo Bergmann, piano

Natural de Bagé (RS), Paulo Bergmann é professor de piano na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs). Formou-se em 1993 no curso de Bacharelado em Música, Especialização: Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na classe da Prof. Maly Weisenblum, onde também foi aluno do Prof. Dr. André Loss. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, orientado pela Prof. Dra. Cristina Capparelli Gerling.
Participou de masterclasses ministradas por Jeffrey Jacob, Charles Rosen, David Witten, Fernando Laires, Victor Rosenbaum, Homero de Magalhães e Yara Bernette, entre outros. Como camerista, tem desenvolvido intensa atividade, tendo apresentado-se em recitais com Felix Renggli (flauta, Suíça), Michael Titt (flauta, Noruega), Tadeu Coelho (flauta, Brasil), Gary Dranch (clarinete, EUA), Fred Mills (trompete, Canadá), Bret Schuster (trombone, EUA), Marcos Machado (contrabaixo, Brasil), entre outros.
Como pianista correpetidor, participou do Programa Musicistas, desenvolvido pela CAPES em 1997 e 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também foi pianista correpetidor do 10º Seminário de Música de Montenegro em 1997, e em várias edições do  Festival Internacional de Inverno da Universidade do vale do Rio dos Sinos-UNISINOS de 2002 a 2005.Tem colaborado em concertos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara FUNDARTE (Montenegro) e Orquestra da UNISINOS. Entre 2003 e 2005 foi professor da UNISINOS (São Leopoldo), onde atuou como professor no Projeto Sinos Acorda e junto à orquestra da instituição. Entre 2008 e 2012 atuou como pianista do Coro Sinfônico e da Orquestra Filarmônica da PUC-RS.

 

Concerto comemorativo - 40 anos da FUNDARTE

Orquestra de Câmara Fundarte

Série Circuito Musical Comunitário

Dia 06 – 20h30min - Montenegro

Teatro Therezinha  Petry Cardona - FUNDARTE

Rua Capitão Porfírio, 2141 – bairro Centro

Telefone: 0XX (51) 3632.1879

Programa:  Mozart, Schubert e Beethoven

Solista: Paulo Bergmann, piano

Regente: Antônio Borges-Cunha

Entrada franca

 

Informações

Telefone: (51) 3632.1879

www.fundarte.rs.gov.br

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Dinorah Araújo

Jornalista - MTb 5704

Telefone: 51 9964.5492 e 3311.6677

E-mail: dinorah@cpovo.net

Skype: mdatuar

 



Comentários

deslogado
Ahz6dNQvKe 28/01/2014, às 02:39

A Bootleg 1-3, tem a verse3o alternativa de Blood on the tcakrs. Ou seja, a primeira verse3o, gravada em Nova Iorque, em arranjo mais simplista e depurado. Algumas composie7f5es se3o melhores que as que sairam no disco de 75. Por exemplo Idiot Wind. E aos poucos, as outras, o que me espanta, porque gosto de Blood on the tcakrs como saiu.Dou por mim, a ouvir a verse3o alternativa, com sensae7e3o agrade1vel de preferir por vezes a alternativa. http://xhvujvs.com [url=http://ovxgyzlgyr.com]ovxgyzlgyr[/url] [link=http://vxxwkre.com]vxxwkre[/link]

deslogado
NqhKFjN1ol7y 10/01/2014, às 08:16

Moved to Salt Lake City from New York last year and this is the first concert we atetnded of series tickets. We thought the Barber and Adams works were wonderful. It is great to have music like this in Salt Lake City!

deslogado
MHmk7j1Q 09/01/2014, às 06:54

I went directly from (playing) the conecrt to Baskin-Robbins, where the only other customers were an older couple. Recognizing my work uniform of white tie & tails, they started telling me how much they enjoyed the conecrt. They loved the Barber and were utterly thrilled by the Adams, simply couldn\'t say enough about how exciting it was.I\'d say the conecrt was a hit!


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade