Colunistas

13/09/2013

Colégio Visconde de Porto Seguro lança o Programa Biblioteca Pessoal

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da inteligência intelectual e emocional dos alunos
Para incentivar hábito da leitura e a organização de uma biblioteca com a antologia lida por cada estudante, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, lança o Programa Biblioteca Pessoal. Por meio dessa iniciativa, os alunos recebem uma “lista oficial” de livros, a exemplo das obras indicadas pelos vestibulares brasileiros, que devem ser lidos ao longo de toda a vida acadêmica e complementados por outros títulos escolhidos por vontade própria.  
 
Assim, a criança percebe como os livros dialogam com cada fase de seu desenvolvimento e cria uma relação afetiva com a coleção de livros que vai crescendo em sua casa.    Com a realização do programa, o colégio atende um dos principais requisitos do governo brasileiro para o tema educação: estabelecer um programa eficiente de leitura, já que no Brasil, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura realizada em 2012, 75% da população brasileira nunca frequentou uma biblioteca na vida. Isso faz com que o Brasil permaneça nas últimas posições, entre mais de 40 países, nos resultados de entendimento, compreensão e interpretação de leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). 
 
A pesquisa reconheceu como leitoras as pessoas que têm entre 5 e 70 anos e que leram ao menos um livro em um período de três meses. A média geral dos brasileiros leitores, de apenas 50% da população, é de 4 livros ao ano, sendo que 2,1 livros são lidos até o final. Considerando a média mundial dos países leitores, que é de 10 livros lidos ao ano, a proposta do Colégio Visconde de Porto Seguro se iguala ao exemplo dos países de maior compreensão de leitura. 
 
“Esse é um programa maravilhoso no qual os alunos aprendem estratégias de leitura e conseguem criar a sua “Biblioteca Pessoal”. Dessa forma, o estudante compreenderá melhor o mundo, propondo intervenções competentes. Escola e família, juntas, constituirão um rico acervo cultural para as crianças e jovens desde os livros-brinquedos até os grandes clássicos da literatura universal”, diz a diretora pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, Silmara Casadei. 
 
Com isso, um aluno que inicia no Infantil 1 e forma-se na 3ª série do Ensino Médio terá lido em média 160 livros. Assim, terá ampliado seu repertório cultural e vocabulário porque aprendeu a ler, compreender, interpretar e relacionar informações, com fluência verbal e escrita nos quatro idiomas ministrados na escola.
 
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
 
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.
 
 
PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro
 
Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 - www.planin.com
Contatos: portoseguro@planin.com 
Adriana Alves e Vanessa Cunha: (11) 2138-8913
 



Comentários

deslogado
Ally 30/01/2018, às 10:11

This is a great web site. Good sparkling user interface and very informative blogs. I will be coming back in a bit, thanks for the great article. http://www.juegosfriv2.link/ I have found it enormously useful.

deslogado
PUu5NlZTrshB 28/01/2014, às 07:48

I LOVE THEM!!!!! WHAT A CUTE BABY LOL Thank you sooooo much for cnoimmg over and doing this. IT WAS A BLAST!! We really enjoyed having you and the fam over, we will have to do it again sometime.ttysthanks a millionJodi http://uxsefdapj.com [url=http://prltuu.com]prltuu[/url] [link=http://dmmyibl.com]dmmyibl[/link]

deslogado
j7m6hcFb0bFH 10/01/2014, às 15:13

Samsung Gravity phone- water damage indtiacor- how is it supposed to look if there is damage?I have a samsung gravity phone that a friend passed over to me. i have been using it and love it but sometimes for no apparent reason the buttons on the front don\'t work. the slider buttons always do though. the water damage indtiacor sticker is white with pink x\'s on it- i\'m not sure what it it supposed to look like without damage or with it, and I\'m curious if that may be the problem.

deslogado
TUCijIf4NNq 09/01/2014, às 14:47

akkumulyztor slabyi((( kpilua nedavno dnya 3 nazad.. v4era sotku postavila na zaryadku, zaryadilas,utrom smotru vyklu4ilsya,vklu4au batareya razryajen nii4ego ne poimu..garantiya est\' 1 god..esli poidu tuda, otkuda pokupala oni pomogut? ne znaete? pomogite((((((((([]


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade