Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

04/02/2014

Colégio Visconde de Porto Seguro anuncia parceria com a fundação alemã Casa do Pequeno Cientista

Sucesso na Alemanha, a instituição criou um currículo de “alfabetização em ciências”, com uma série de experiências lúdicas para crianças de 3 a 6 anos (PEQUENOS CIENTISTAS)

Neste ano, o Colégio Visconde de Porto Segurouma das mais conceituadas instituições de ensino do País, pode se orgulhar de mais um diferencial: a parceria com a Fundação Casa do Pequeno Cientista, da Alemanha, que desenvolveu um currículo de experiências lúdicas para criança de até 6 anos.

A Fundação Casa Pequeno Cientista conta com o apoio do governo alemão e está em mais da metade das instituições de Ensino Infantil do País: das 52 mil escolinhas federais, 28 mil já aplicam, no dia a dia, as aulas e experiências formuladas pela organização. Todas elas feitas com objetivos do cotidiano, materiais simples de papelaria ou sucata.

Devido ao sucesso, países como Austrália, Áustria, Holanda, México e Tailândia também aderiram ao programa da Casa do Pequeno Cientista. No Brasil, chega agora por meio da parceira com o Colégio Visconde de Porto Seguro.

“O motor de nosso trabalho é a alegria de conhecer ao experimentar”, explica Melanie Mengel, coordenadora internacional da Fundação Casa do Pequeno Cientista, que esteve no Colégio Visconde de Porto Seguro para ministrar um workshop de preparação de 20 professores do Ensino Infantil.

Para Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica da Instituição, o pensamento científico é a base de um raciocínio que pode ser usado em outras áreas na escola e depois pela vida toda: “O ciclo da ciência tem como nascente o ato de perguntar, e a curiosidade é o principal movimento da criança ao querer conhecer o mundo”, diz.

Saiba mais >>>

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do país. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site http://www.portoseguro.org.br.

 

Sobre a Fundação Casa do Pequeno Cientista

A Fundação Casa do Pequeno Cientista é uma ONG alemã, fundada em 2007, por quatro professores e cientistas incomodados com a posição de seu país no ranking do PISA, o programa internacional de avaliação coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aplicado em mais de 50 países.  Em 2006, o exame do PISA avaliou as competências em ciências e a Alemanha ficou em 13º lugar no ranking, atrás de países, como Austrália e Holanda, porém, acima da média – e muito na frente do Brasil, que ficou na 51ª posição, na rabeira do conhecimento mundial. No entanto, os resultados foram muito mal recebidos naquele país, em que a indústria de engenharia, bioquímica e tecnologia estão entre as principais forças da economia. O plano elaborado pelos fundadores da ONG foi promover o gosto e a curiosidade pela ciência desde muito cedo, com um programa de experimentações divertido, voltado para crianças de 1 a 6 anos. O Ministério da Educação e Desenvolvimento da Alemanha encampou a ideia, assim como indústrias de peso, como a Siemens e a Deutsche Telekom, que até hoje ajudam a financiar o programa.

 

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 - www.planin.com
Contatos: portoseguro@planin.com 
Adriana Alves (11) 2138-8913

 

Produção Brasil Alemanha

The Schneider´s



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade