Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

15/10/2013

Cidades coirmãs: Arroio do Meio, Brasil + Boppard, Alemanha

Prof. Bersch retrata uma das metas prioritárias da Comissão Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS: a implementação de Städtespartnerschaften/Parcerias de cidades coirmãs, como atalhos de aproximação Brasil-Alemanha.

Prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert (direita), com o prefeito em exercício de Boppard, Heinz Bengard, na assinatura do convênio
 

por Prof. Roque Danilo Bersch*

Coincide com o ano das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul a celebração de um convênio de cidades-irmãs entre as comunidades de Arroio do Meio, RS, e Boppard a. Rh (am Rhein - junto ao Reno), região do Hunsrück, Alemanha.

No ano de 2006, por ocasião de um “Encontro da Família Brod” (um ramo dos Brod chegados ao Brasil entre 1868 e 1880), foi publicada extensa e abrangente descrição das várias ondas de migração que, provindas das bandas do Oceano Atlântico, passaram a invadir o solo gaúcho e a empurrar os imigrantes alemães e seus descendentes, sucessivamente,  para cada vez novas fronteiras, rumo ao Noroeste do RS.

Fotos Divulgação

Roque Danilo Bersch. Ruy Dagoberto Bersch, Euclides Scheid e grupo de visitantes de Arroio do Meio em Boppard

A descendência da mencionada família, arrolada no texto em seus 3.450 indivíduos, hoje se vê miscigenada com centenas e centenas de outros sobrenomes e se encontra espalhada por todo o Brasil. Os descendentes de cada um dos primeiros rebentos brasileiros dos imigrantes deixaram registradas, na publicação, as suas respectivas histórias – desde os anos de barracos na mata virgem até a entrada do século XXI – do que saiu volumosa obra de mais de 600 páginas.

O texto, “Ondas de Migrantes”[1], traduzido para o alemão, fez sucesso na “Velha Europa”. A cidade de Boppard, em cujo porto fluvial a maioria dos imigrantes provindos do planalto alemão do Hunsrück iniciou, no século IXX, a aventura da viagem ao desconhecido, tomou a si a tarefa de revisar e publicar o livro, em primorosa edição: “Migrationswellen” (2010).

Boppard, no Médio Reno, é uma boa referência dos episódios migratórios do século IXX. Do entorno do planalto de Boppard é que chegou o número mais significativo de colonizadores do interior do município gaúcho de Arroio do Meio. Se considerarmos a extensão da região do Hunsrück até o Saarland, podemos afirmar que desta área é que chegaram mais de 90% dos imigrantes alemães a este município gaúcho.

Esse conjunto de fatores fez com que se pensasse, a partir de 2008, em uma parceria entre as duas cidades.

Após os contatos iniciais, começou, em ambas as cidades,  uma atividade de escuta, de levantamento de objetivos e de incentivo à ideia, por meio da divulgação pela imprensa e de reuniões.

Após longas idas e vindas, discussões cá e lá, em 2011 a ideia foi ganhando forma e as discussões, públicas e com a participação aberta a todos os munícipes, ganharam corpo. Prevaleceu, ao fina,l a decisão de promover a parceria, com o objetivo maior da educação da juventude.

O ano de 2013 foi o da condensação dos objetivos, da organização das atividades previstas e da parte formal legal. Finalmente, a 6 de agosto do mesmo ano, uma comitiva de arroio-meenses visitou a comunidade de Boppard, para prestigiar a cerimônia de assinatura, pelos dois prefeitos, do convênio de Cidades-Irmãs. Em 23 de novembro próximo, será a vez de uma comitiva de Boppard visitar Arroio do Meio para cerimônia equivalente.

O foco principal do convênio é o intercâmbio de jovens estudantes. Anual e alternadamente, um grupo de estudantes fará uma visita programada para a cidade-irmã. Trata-se de um projeto de educação complementar, extra-curricular, que estará ao alcance democratizado dos jovens e constará, acima de tudo, de conteúdos concernentes à abertura de oportunidades para os moços, à educação social, cívica e geral, tudo de acordo com legislação previamente aprovada pelo Poder Legislativo do município, o qual disporá de recursos para fomentar as ações.

Uma vez alcançado esse objetivo, a intenção é ampliar o alcance da parceria, envolvendo professores e, inclusive, apoiando logisticamente o intercâmbio mútuo de cidadãos de qualquer idade.


[1] BERSCH, Roque Danilo (org.) – Ondas de Migrantes. Editora UNIVATES, Lajeado, RS, 2006

 



Comentários

deslogado
sjeij 20/11/2017, às 05:10

Watch collection bear the brunt is to swiss replica watches put on a positive attitude, to wear, appreciate the point of replica watches view to buy watches, do not blindly invest, have a unique vision, but also fake rolex to determine their own collection direction, with interest, supplemented by investment. Tibetan art should be distinguished from the simple investment speculation, which is more of a cultural atmosphere and personal interests and fake watches sentiments. This is particularly important for the collection of watches.

deslogado
rHVGLXrNf 28/01/2014, às 05:20

Sobre Me1rio Cesariny fae7o minhas as paalvras de Bernardo Pinto de Almeida :\"o que me apetece sublinhar e9 a figura, o mais parecido que he1 com um predncipe, pela sua nobreza e pelo seu cre1cter\"...\"Com a sua morte, perde-se uma refereancia e9tica e de vida\" http://xxrmgdk.com [url=http://lstqvdvbewa.com]lstqvdvbewa[/url] [link=http://fciirpqps.com]fciirpqps[/link]

deslogado
HM22vkav9a6 10/01/2014, às 11:39

Peecrft shot! Thanks for your post!

deslogado
guybnmCvGtl 09/01/2014, às 08:39

Joana disse:Na faltima tere7a-feira 05/03/13, quando oercoru a reunie3o mensal com os participantes do ff3rum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia, Iara Pachecou relatou a atividade aos participantes. Segundo ela, a atividade foi enriquecedora em diversos sentidos. Especialmente com a refeie7e3o, que foi realizada de maneira coletiva na beira da praia, alimento preparado pelo prf3prio grupo.Para o coordenador do Ff3rum, Sr Paulo Azevedo a atividade foi enriquecedora ne3o sf3 para ampliar as experieancias do Ff3rum, mas tambe9m para a prf3pria obra do PAC no seu aspecto social.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade