Colunistas

02/11/2020

Cba 11 2020 02 Roteiro-referência para 29 10 2020

TEMA 1

No último programa falávamos de datas redondas e de festas de outubro, as famosas Oktoberfestas, única na Alemanha, em Munique, e múltiplas pelo mundo afora.
Mesmo sem levar este nome, outubro de 2020 foi também o cenário da 34ª EXPOIJUÍ/FENADI - Exposição e Feira Industrial e Comercial de Ijuí e Festa Nacional das Culturas Diversificadas, envolvendo 13 etnias. Ela vem a ser o maior festival multietnico do Brasil e se desenrolou ao longo de 10 dias com  participação intensa da população e da economia da região das Missões, no Noroeste do RS. E já tem data marcada para 2021, com encerramento sempre no dia 19 de outubro, data de aniversário da cidade. A edição virtual deste ano apresentou uma diversificada atividade cultural, transmitida pelo Youtube, unindo população, cultura, universidade e economia, conforme anunciado neste vídeo.  
Fenadi Ijuí RS
https://youtu.be/7RJxySDmFXk   
2’46

TEMA 2
E daqui a dois anos, em 2022, vamos ter mais uma data suprerredonda da maior importância. Os 200 anos de nascimento de um grande naturalista alemão, Fritz Müller, que viveu a maior parte de sua vida em Florianópolis e Blumenau, SC.  A partir de seus próprios estudos e experiências, apoiou a elaboração da teoria da evolução das espécies, de Charles Darwin e tornou-se seu amigo, com troca de intensa correspondência. Um grupo de apoiadores de Florianópolis acabou de lançar o e-book Fritz Muller 200 Anos – legado que ultrapassa fronteiras. Agradecemos a colaboração de nossa correspondente em Blumenau, arquiteta, ativista cultural e blogueira Angelina Wittmann, pelas ricas informações enviadas. O e-book pode ser acessado em link publicado no roteiro deste programa no portal brasilalemanha. 
Fritz Müller em Blumenau
https://www.youtube.com/watch?v=O8374Qf0S6c    0’00 a 2’00
Endereço do E-book: https://drive.google.com/file/d/1s7CtXYXDZMOlMzIFGa7BpqeL6USPpgvv/view


TEMA 3
Foi no extremo sul de São Paulo, no bairro de Colônia, no distrito de Parelheiros, que o governo imperial brasileiro assentou colonos alemães em 1829.
187 Anos depois, o local ainda mantém as origens e a cultura germânica misturadas com um jeitinho brasileiro, segundo o vídeo oficial da ColoniaFest de 2018:  https://www.facebook.com/Parelheirosemacao/videos/2052517914972963   3’10

 

TEMA 4
E continuando na trilha de festas típicas alemãs, encontramos também a Oktoberfest Rio. Segundo seus organizadores, “neste período tão delicado que estamos vivendo, optamos por focar na preservação da saúde do nosso público e da equipe, já que a Oktoberfest Rio se resume a calor humano e muita alegria!  Aguardem uma Oktoberfest Rio 2021 pra lá de emocionante e com um line up incrível!!!”  E segue o convite:  
Oktoberfest Rio 2021       Instagram    0’51
https://www.instagram.com/p/CGproK4n80V/?igshid=hvk8thkmamd9


TEMA 5
E já que estamos falando em festa e turismo, vamos dar um pulinho a Pomerode, “a cidade mais alemã do Brasil”? A cidade de 27 mil habitantes oferece múltiplos atrativos da cultura alemã ao longo de todo o ano, com destaque para a Festa Pomerana no verão. Afinal de contas, Pomerode se apresenta como “a cidade mais alemã do Brasil” e fica a apenas 33 km de Blumenau, no Vale do Itajaí, na região Leste de SC. Nos reencontramos logo após o intervalo.   https://www.youtube.com/watch?v=7UDhkExdI3g&feature=youtu.be 4’04"

Cartaz: Conexão Brasil Alemanha é um projeto....  2’00

Intervalo

 

TEMA 6
E estamos de volta ao nosso Conexão Brasil Alemanha, que nos une no conhecimento das múltiplas facetas da presença cultural alemã no Brasil e nos reaproxima dos países emissores desta cultura na velha e sempre inovadora Europa.
Neste início de outono europeu e primavera sul-americana, o que mais nos une é a expetativa pelo fim da pandemia do coronavírus, que está voltando com força em várias regiões do mundo e exige vigilância redobrada. Na Alemanha, a partir desta 2ª. feira, dia 2 de novembro, o distanciamento social será ainda mais rigoroso. Vamos então, por ora, limitar-nos a um irresistível passeio-relâmpago pela belíssima Rota Romântica no Sul da Alemanha.    
Rota Romântica alemã   1’21”
https://www.facebook.com/watch/?v=10157311295671756

 

TEMA 7
Mas temos também no Brasil uma charmosa Rota Romântica. Ela se estende desde São Leopoldo, berço da imigração alemã, na área metropolitana de Porto Alegre, até São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Ela passa por cidades do novo Vale Germânico gaúcho como Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Morro Reuter, e as clássicas Nova Petrópolis, Gramado e Canela, entre outras, em sua quase totalidade fundadas por alemães.   
Rota Romântica gaúcha – Adriana/Claudio   4’07”
https://www.youtube.com/watch?v=kJ5mAxw41_c

 

TEMA 8
E nos despedimos por hoje com um trailer do programa-documentário da grande atriz e cantora Caterina Valente com músicos brasileiros de ponta dos anos 1970. Deixe-se surpreender. Se gostou, compartilhe nosso Conexão com seus parceiros virtuais e participe. Agradecemos a Uwe Bendixen em Munique a liberação do trailer de quatro minutos de puro encantamento, de 1979, que nos apresenta um documentário de 1h23 min, com versões em alemão e inglês, para locação ou aquisição em âmbito mundial. Agradecemos ao casal Dênis Simões e Lise Leitzke nossos correspondentes em Munique, a mediação para agilizar a liberação deste trailer maravilhoso junto a Bendixen Mídia Players, com a universal Caterina Valente. Link de acesso ao documentário você encontra no Roteiro deste programa, publicado em BrasilAlemanha.  https://vimeo.com/ondemand/valentebrasilien    3’50
Opções para locação ou aquisição - em inglês ou alemão – confira em www.brasilalemanha.com.br > Conexão

Encerramento: Referências para contato  e Apoiadores desta edição:

E assim, amigos terlespectadores, chegamos ao final de mais um Conexão Brasil Alemanha.

 

Cultura só se faz com a produção, a oferta e o consumo de bens culturais.

Agradecemos aos Apoiadores desta edição:

Liga da Família Lohmann

Marci Luiz Drescher e Ivane Lúcia Wilhelm

Rodrigo e Simone Steffen


Uma boa semana a todos e até o próximo programa!



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade