Instituto Ivoti recebe acadêmicos da Alemanha nas aulas on-line

Ivoti - Mesmo em uma realidade de aulas on-line os estudantes do Instituto Ivoti seguem tendo a oportunidade de vivências diferenciadas. Em março as turmas de alemão do Núcleo de Aprendizado de Idiomas (NAI) receberam acadêmicos da Universidade de Göttingen. Essa parceria já vem desde 2016 e foi oficializada em dezembro, o BEST-Exchange tem por objetivo promover o intercâmbio entre instituições formadoras de professores e conta com  países da Europa, Bélgica, Estônia e Suécia (Saiba mais: https://bit.ly/3nVDU1D).

Nas turmas da professora Priscila Sohen (NAI 31 e turmas do Ensino Fundamental) um estudante de Pequim participa desde o dia 15 de março das aulas remotas. Jiahao Sun participa respondendo perguntas dos alunos, testando a argumentação deles sobre assuntos variados e já contou sobre sua rotina e vida na Alemanha. Ele deve participar das aulas até o início de abril.

A professora alemã Birgit Gaertner (http://bit.ly/2W97gMD) está recebendo a estagiária Gesa Elisabeth Schütte da Alemanha nas turmas NAI 32, 42  e turmas do Ensino Fundamental. Gesa deve permanecer com o grupo até o dia 30 de abril. “Os estudantes podem conversar com ela e perguntar sobre o estudo e a vida estudantil na Alemanha. Além de me ajudar a preparar jogos e questionários on-line”, destacou Birgit. 

Jaqueline Stephan, natural de Hannover, integra as aulas da professora Greisi Jung nas turmas Nai 21  e turmas do Ensino Fundamental desde fevereiro. “Entre os benefícios que vejo nessa parceria está o contato com alguém que tem como língua materna a língua que os alunos estão estudando. É poder mostrar a eles que a língua alemã está para além dos ‘muros’ da sala de aula e oportunizar uma aprendizagem ‘viva’ do idioma, ou seja, mostrar a eles que eles já conseguem compreender alguém da Alemanha é muito importante para a motivação deles em relação aos estudos do idioma”, disse Greisi. Segundo ela, os estudantes se sentem à vontade com a estudante e perguntam algumas coisas para ela, como “Wie ist das Wetter heute?” (Como está o tempo hoje?) e pedem para ela falar algumas coisas na Língua Portuguesa. 

Jaqueline atua em atividades em pequenos grupos ou duplas, o que segundo a professora Greisi é muito positivo para os estudantes, pois eles precisam “se virar” para se comunicar com ela. Isso instiga, entre outras coisas, a autonomia dos estudantes. 

Jiahao,Gesa e Jaqueline são acadêmicos da Universidade de Göttingen.

 

Vanessa Pustai
Assessora de Imprensa
vanessa.pustai@institutoivoti.com.br