Alemanha permite que a Polônia exporte caças antigos para a Ucrânia

BERLIM, 13 Abr (Reuters) – A Alemanha aprovou o pedido da Polônia para exportar cinco velhos caças MiG-29 para reforçar o poderio aéreo da Ucrânia contra a invasão russa, disse o Ministério da Defesa alemão nesta quinta-feira.
O Ministério da Defesa da Polônia não comentou imediatamente.
O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, disse que o pedido chegou na quinta-feira e que a aprovação de Berlim no mesmo dia mostrou que a Alemanha é confiável.
A Alemanha herdou 24 jatos MiG-29 da RDA da Alemanha Oriental durante a reunificação em 1990. Na época, a aeronave era considerada um dos caças a jato mais avançados do mundo.
Em 2004, Berlim passou em 22 da aeronave para a Polônia. Dos dois jatos restantes, um foi destruído em um acidente e o outro está em exibição em um museu.
A Polônia precisa do consentimento de Berlim para enviar seus jatos restantes para um terceiro país.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse durante uma visita a Varsóvia na semana passada que a Polônia ajudaria a formar uma coalizão de potências ocidentais para fornecer aviões de guerra a Kiev.
A Ucrânia, que espera lançar uma contra-ofensiva nas próximas semanas ou meses, quer garantir caças a jato para se defender de ataques aéreos.
Até agora, os países ocidentais relutaram em enviar caças avançados, como os F-16, para Kiev, mas alguns países intervieram para enviar antigos jatos MiG-29 que a Ucrânia já usa.
Fonte: Reuters