Emprego na Alemanha: por quanto tempo é possível ficar nos país após se formar?

Emprego na Alemanha: por quanto tempo é possível ficar nos país após se formar?

Uma das dúvidas que chegam sempre à Germanics é sobre como conseguir um emprego na Alemanha e por quanto tempo um brasileiro pode permanecer por aqui após terminar seu curso em uma universidade alemã.

Por isso, hoje vim esclarecer para todos que pretendem criar raízes na Alemanha. Acompanhe a leitura até o final.

Como funciona o visto para permanecer na Alemanha após se formar?

Primeiramente, é importante lembrar do tipo de visto concedido ao estudante estrangeiro que chega à Alemanha. Você apenas precisa aplicar para o visto de estudante após sua chegada ao país. Então, deve entrar com o pedido nos três primeiros meses de estudos na universidade. Ele terá validade durante todo o curso.

Após terminar a faculdade, o estrangeiro que quiser continuar no país deverá pedir uma autorização para procurar emprego em sua área de formação.

Com essa autorização, é possível permanecer na Alemanha por mais 18 meses. Para isso, o estrangeiro deve demonstrar que tem condições financeiras para se manter nesse período.

A ideia é permitir que o estudante que se formou se integre ao mercado de trabalho, apoiando a economia e a sociedade alemãs.

Quanto tempo posso permanecer trabalhando na Alemanha?

A principal orientação para você se manter na Alemanha, após os 18 meses que mencionamos, é conseguir um trabalho que esteja de acordo com as habilidades do curso universitário. Se tiver um emprego fixo dentro da sua área de formação, poderá dar entrada em um visto prolongado.

O processo para dar entrada no visto é sempre o mesmo: buscar os passos nos sites oficiais, separar a documentação e agendar seu horário. Compareça sempre no departamento competente levando tudo o que foi solicitado, para evitar problemas.

Se eu não tiver um emprego na Alemanha, poderei permanecer no país?

Pode levar um tempo até você encontrar um trabalho na Alemanha em sua área, ou então você pode trocar de emprego algumas vezes até chegar a uma colocação desejada. Nesses casos, quanto tempo você tem para todo o processo?

Ao fim dos 18 meses após o término do curso na universidade, você não poderá permanecer na Alemanha se não tiver um emprego na sua área de formação. Esse é o prazo máximo para se estabelecer no mercado de trabalho.

No entanto, considerando a alta demanda do mercado alemão, são poucas as chances de um estudante dedicado ficar sem emprego após concluir uma boa formação universitária no país.

Vale a pena permanecer na Alemanha depois de me formar?

Se você gostar do seu tempo como estudante universitário na Alemanha, então é bem provável que sua estadia permanente seja o próximo passo. A cultura, o clima, a infraestrutura, tudo é excelente para construir a sua qualidade vida em terras alemãs.

Outro bom motivo é que, após se formar, também é mais fácil conseguir trabalho na Alemanha. O país tem ampla demanda por profissionais qualificados nos mais diversos setores, especialmente em áreas como tecnologia e inovação, marketing, business, logística e supply chain, entre outros.

Se o seu plano é já sair da faculdade com um emprego garantido, pode até levar isso em conta ao escolher seu curso.

No fim das contas, o que determina se vale a pena continuar na Alemanha depois de se formar é o quão bem você se encaixa no país. Se esse é seu sonho, já vale a pena começar a se preparar.

Como posso obter o visto de residência permanente na Alemanha?

Depois de permanecer na Alemanha de forma legal por cinco anos, você poderá solicitar o visto permanente. Para isso, é preciso comprovar que fala o idioma alemão, entre outros requisitos.

O visto permanente dá acesso a todos os direitos e benefícios já garantidos aos cidadãos nascidos na Alemanha. Fora toda a possibilidade de trabalho, você consegue vagas em escolas para filhos e pode trazer sua família para o país.

Para cumprir todos os requisitos, vale se planejar para isso até mesmo antes de se formar.

Como posso me preparar para permanecer na Alemanha depois da formatura?

Então, você já decidiu que quer continuar no país depois de pegar seu diploma da universidade alemã. O que fazer agora?

Como mencionamos, você vai precisar dar entrada em alguns procedimentos para procurar emprego. E, claro, conseguir um trabalho na sua área. Fazer estágio ou criar outros contatos enquanto estuda vai facilitar bastante.

Aprender a língua também é importante, tanto pela exigência na hora de tirar o visto permanente quanto para se adaptar melhor ao mercado de trabalho. Mas você ainda pode viver na Alemanha mesmo sem falar alemão.

Como pode ver, não é nada de outro mundo conseguir permanecer na Alemanha após se formar. Basta se preparar desde o começo, tanto para o mercado de trabalho quanto para a parte burocrática.

Leia também: As vantagens de contar com um agente consultor para estudar na Alemanha.

Nesse contexto, ter o auxílio em todo o processo de aplicação para as universidades, desde verificação do visto até a matrícula, vai ajudar bastante. A Germanics já apoiou inúmeros estudantes internacionais a conseguirem sua vaga na universidade e, mais que isso, a viverem com qualidade de vida ao encontrarem o sonhado emprego na Alemanha.

Fonte: Linkedin/Denise Carvalho – Fundadora da Germanics | Intercâmbio Universitário | Alemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *