Porque a Ucrânia foge da Rússia
Ivar Hartmann
No meu tempo de jovem acadêmico de direito em Porto Alegre, face a falta de mão de obra para cortar cana em Cuba, porque havia uma super safra e os equipamentos de cortar, americanos, sofriam com a falta de peças de reposição, junto com um amigo, nos propusemos a ir lá para ajudar.
Os gângsteres americanos, protegidos por seu país e que mandavam na ilha com a ditadura de Fulgêncio Batista, tinham sido expulsos. O errado governo americano da época, resolveu defendê-los combatendo Fidel e prejudicando a economia.
Cuba protegeu-se na Rússia e, por consequência, no comunismo. A mocidade estudiosa latina, no geral, era simpática a revolução romântica, que, com o tempo, mudou de face.
Cuba saiu da esfera dos bandidos americanos para se atrelar a esfera dos bandidos russos.
Não é exemplo para mais nada. Na atualidade, sabem todos, só vivem com dignidade os cubanos que fugiram para a Flórida.
Os governos americanos mudaram, a América Latina evoluiu e deixou de ser simples colônia ianque. Mas os governos de esquerda continuam sem competência e discernimento para resolver os problemas de suas populações.
Os brasileiros sabem como a inflação consumia suas vidas e maltratava seus salários. Enquanto a previsão de inflação do Brasil, neste ano, é de 6 %, aqui ao lado, na rica Argentina, governada pela esquerda, é de 95 %.
Na Venezuela, nadando em petróleo, pior, a previsão da inflação é de 500%. Só para falar dos países latinos mais notáveis e próximos.
Deve haver uma razão para partidos e governos da centro-esquerda europeia governarem com a mesma qualidade dos de centro-direita. Deveriam ensinar aos seus correligionários latinos e russos, atrasados, corruptos e iguais aos ditadores de direita.