Airton Schuch 1457 | 25 DE JULHO

Airton Schuch 1457 | 25 DE JULHO

AHAI = 1457 = (23-JUL-2022) = 25 DE JULHO

Comentário Airton Schuch

.

AMIGOS E COLEGAS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

NOSSO TEMA DE HOJE É = 25 DE JULHO

RECENTE PUBLICAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO TRAZ A CONHECIMENTO A ORIGEM E IMPORTÂNCIA DESTA DATA PARA PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E CUJA ORIGEM ESTÁ NA CORRENTE IMIGRATÓRIA GERMÂNICA NO BRASIL.

NAS PRIMEURAS DECADAS DO SÉCULO PASSADO, SURGIU UM MOVIMENTO DE RECONHECIMENTO E ACEITAÇÃO DAS TRADIÇÕES, COSTUMES E RELIGIOSIDADE DOS IMIGRANTES E DESCENDENTES, COM A DENOMINAÇÃO 25 DE JULHO, REFERINDO-SE COMO DATA INICIAL DESTA IMIGRAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL.

COM A LIDERANÇA DE FREDERICO ROTTERMUND A DATA FOI PROMULGADA COMO FERIADO NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA, TENDO O MESMO RECEBIDO A ALCUNHA DE PAI DO 25 DE JULHO.

O ESTADO DE EXCEÇÃO DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL TROUXE UM PERÍODO DE GRANDE ADVERSIDADE  COM CALÚNIAS, PRISÕES E ARBITRARIEDADES , MAS PASSADA A GUERRA O MOVIMENTO 25 DE JULHO FOI ORGANIZADO NA AJUDA A POPULAÇÃO NECESSITADA NA EUROPA, EM ESPECIAL ALEMÃ.

ESTA AÇÃO FOI A ORIGEM DOS INÚMEROS CENTROS CULTURAIS 25 DE JULHO E COMO CONSEQUÊNCIA, A FUNDAÇÃO DA CORRESPONDENTE FEDERAÇÃO, ATUALMENTE A FECCAB, ENTIDADE MÁXIMA REPRESENTATIVA DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL E LIDERANÇA NO PROGRAMA DO BICENTENÁRIO.

RUMO AOS 200 ANOS.

#Viaexpressa #SãoLeopoldoRS #brasilalemanha #culturaalemã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *