Vocês sabem quem é a Mãe do automóvel?

Vocês sabem quem é a Mãe do automóvel?

Se não fosse pelo espírito aventureiro de Bertha Benz, a civilização que conhecemos e o mundo das quatro rodas poderia ter seguido uma direção bem diferente. A alemã foi a primeira piloto de testes do planeta. Casada com Carl Benz, o criador do automóvel. Ele não estava seguro da criação, mas a mulher estava!

Bertha ajudou Carl no desenvolvimento do primeiro automóvel patenteado da história no início de 1886, o Patent-Motorwagen. O modelo foi lançado em meados do mesmo ano. Porém, faltavam detalhes importantes para o carro “dar certo” comercialmente.

Aventura

Cansada da história não andar literalmente, sem Carl saber, Bertha decidiu partir em uma viagem. A jornada começou em 5 de agosto de 1888. Junto embarcaram dois filhos, Richard e Eugen, de 14 e 15 anos, respectivamente. Eles saíram de Mannheim, onde viviam, e viajaram 104 km pela região de Baden-Württenberg, chegando a Pforzheim.

A aventura foi considerada a primeira viagem longa do mundo a bordo de um automóvel. O objetivo era mostrar a funcionalidade do veículo, lançado dois anos antes, mas que não estava despertando interesse do público. No meio do caminho, claro, alguns percalços…

Não havia postos e a gasolina não era oferecida como um produto. O combustível utilizado, um solvente que Bertha comprou em farmácias, entupiu o tubo de alimentação do motor. A peça foi desobstruída com um grampo para cabelo. A liga de uma meia foi usada para isolar o curto-circuito em um fio. Com as soluções, eles conseguiram concluir a viagem, onde também foi criada o conceito de lona de freio.

Para a volta, Bertha escolheu um caminho de 90 km, às margens do rio Reno, atingindo o objetivo de mostrar que o Patent-Motorwagen era funcional.

A oficina de Carl passou a ser muito procurada por clientes interessados em adquirir o veículo motorizado. Além disso, várias melhorias após o test drive foram implementadas.

Bertha Ringer nasceu em 1849, em Pforzheim, no sul da Alemanha. Após o casamento, em 1872, se tornou Bertha Benz. Um ano antes, Carl havia criado a Benz.

Em 1926, após fusão com a Daimler, que surgiu como uma fabricante de motores e foi formada a Daimler-Benz. A companhia global é conhecida como Daimler AG. O grupo é dono de várias marcas, entre as quais a Mercedes-Benz AG.

Os primeiros carros conhecidos eram uma espécie de adaptação de carruagens, que tiveram a tração animal substituída por motor. O primeiro do tipo é o alemão Patent Motorwagen, criado por Karl Benz e registrado em 1886. O veículo tem propulsor de um cilindro e 954 cm3, que gerava o equivalente a 0,9 cv, chassi e transmissão feitos para trabalhar de forma integrada. O Mercedes 35 PS, por sua vez, tem um quatro cilindros formado pela união de dois motores de dois cilindros.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *