Curso “O Brasil Afro-Atlântico”

A estreia será nesta quinta-feira, 11.11, às 15h. Serão 12 encontros para aprender os pilares da cultura Afro-Atlântica desde a escravidão até os debates atuais. A iniciativa é do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) em parceria com as professoras da Rede de Historiadorxs Negrxs, sob a coordenação de Ynaê Lopes dos Santos.

Já parou para pensar na importância da população negra na construção e na história do nosso país? E por que sempre tiveram menos oportunidades, condições, destaque? Existe uma história por trás da dita história real oficial brasileira que precisa ser revisitada. Isso nos ajudará a entender os fatos, a partir de uma leitura verticalizada das ações e trajetórias de vida da população negra, que, geralmente, foi excluída de grande parte dos espaços de poder e de prestígio do país. É com essa proposta que o Instituto Conhecimento Liberta (ICL) estreia amanhã o curso “O Brasil Afro-Atlântico” em parceria com as professoras da Rede de Historiadorxs Negrxs. A coordenação é da Ynaê Lopes dos Santos. A estreia será amanhã, quinta-feira, às 15h. Teremos 12 encontros para você aprender os pilares da cultura Afro-Atlântica desde a escravidão até os debates atuais: Aula 1: Introdução ao curso: Panorama da presença negra no Brasil – Da escravidão aos dias atuais. Aula 2: Cultura material africana na diáspora: um estudo sobre a circulação de saberes no Brasil e outras partes das Américas. Aula 3: Mulheres atlânticas: conexões e trânsitos culturais entre Áfricas e Américas, séculos XVI-XIX. Aula 4: Liberdades de pessoas negras no Brasil e Haiti- século XIX. Aula 5: Corpos Africanos escravizados: dores, doenças e ofícios na escravidão, Vassouras, século XIX. Aula 6: Nas Tramas do Tráfico. A experiência das pessoas escravizadas no mercado interno de cativos no Brasil oitocentista. Aula 7: Os retornados. Africanos, liberdade e a África reinventada. Aula 8: Impactos da abolição americana sobre o destino da escravidão e o lugar da liberdade no Brasil. Aula 9: Vozes negras do abolicionismo brasileiro. Aula 10: O Brasil do Pós Abolição. Aula 11: O Quilombismo brasileiro. Aula 12: A história do Movimento Negro no século XX. Se você ainda não faz parte do ICL… >>> Clique Aqui para reservar sua vaga e assistir a aula inaugural Grande abraço,
Equipe Instituto Conhecimento Liberta
www.institutoliberta.com.br Fale conosco: contato@institutoliberta.com.br © Instituto Conhecimento Liberta. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *