31 de outubro completa 504 anos da Reforma Protestante

31 de outubro completa 504 anos da Reforma Protestante

No dia 31.10, completa 504 anos da Reforma Protestante. Nós sabemos que o berço dessa história foi na Alemanha, a partir do movimento iniciado por Martin Lutero, com o objetivo de revitalização da Igreja Católica, com a criação das conhecidas 95 teses.

Mas você sabia que o movimento evangélico iniciou no Sul do Brasil, a partir chegada, em São Leopoldo, dos primeiros imigrantes alemães de confissão luterana, em julho de 1824?

Nesse período, a Constituição do Império do Brasil determinava a religião católica-romana como a religião oficial. Contudo, os crentes de outras religiões poderiam prestar seus cultos, desde que não existisse essa identificação na parte externa dos templos. Ou seja, as igrejas evangélicas não poderiam ter nem torres, até a proclamação da República no Brasil.

O primeiro religioso evangélico na Província, de matriz luterana, foi o Pastor Johann Georg Ehlers. Ele quem iniciou, ainda na Alemanha, um livro de assentamentos com os dados dos imigrantes evangélicos que iriam para São Leopoldo.

Segundo uma notícia de 1836, a Colônia de São Leopoldo tinha 5.393 habitantes, sendo 3.365 evangélicos. E em um relatório sobre o ano de 1854 menciona 6.568 evangélicos para 4.778 católicos. Isso reforça a importância que essa comunidade já representava naquele período, por meio desta identidade, cultura e tradição.

Um comentário em “31 de outubro completa 504 anos da Reforma Protestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *