Enxaimel (Fachwerk). Técnica milenar que perdura até hoje em várias regiões do Brasil.

Enxaimel (Fachwerk). Técnica milenar que perdura até hoje em várias regiões do Brasil.

Umas das maiores marcas da imigração alemã no Brasil é a técnica construtiva enxaimel (Fachwerk). Uma técnica milenar que perdura até hoje em várias regiões do Brasil.

🇩🇪
🇧🇷

A técnica construtiva enxaimel veio com imigrante alemão para o Brasil. Foi construído em algumas regiões do Brasil, como: Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre si apresentam características próprias regionais, responsáveis pelas diferenças encontradas nas construções dos três estados brasileiros, contudo não deixam de ser legítimos enxaimeis. (Retirado do Blog Angelina Wittmann)

🇩🇪
🇧🇷

O enxaimel é uma técnica construtiva e não um estilo, como muitos denominam. Surgiu a partir da construção de edificações feitas de toras e troncos de árvores beneficiados sem a tecnologia das máquinas modernas, mas sim com machados, enxós, facões feitos, geralmente, por artesões, ou agricultores, a partir de uma estrutura de madeira pronta para suportar grandes cargas. (Retirado do Blog Angelina Wittmann)

🇩🇪
🇧🇷

A cidade de Pomerode em Santa Catarina concentra o maior número de construções em enxaimel fora da Alemanha, a técnica é encontrada principalmente na região Sul do Brasil.Todas as fotos são no Brasil.

Créditos: Diáspora Européia do Brasil

Um comentário em “Enxaimel (Fachwerk). Técnica milenar que perdura até hoje em várias regiões do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *