Francisco Frankenberger, o primeiro imigrante alemão a se fixar no Alto Vale do Itajaí, na localidade conhecida como Braço do Sul (hoje Rio do Sul)

Francisco Frankenberger, o primeiro imigrante alemão a se fixar no Alto Vale do Itajaí, na localidade conhecida como Braço do Sul (hoje Rio do Sul)

Compartilhado da página: Imigração Alemã no Brasil (ex Yahoo)Publicação de Claudenir Mohr

𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐢𝐬𝐜𝐨 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐤𝐞𝐧𝐛𝐞𝐫𝐠𝐞𝐫Colonizador de Rio do Sul SC★04/10/1856 Hiberhausen, Wurzburg, Baviera†09/02/1931

Rio do Sul SC Francisco Frankenberger, o primeiro imigrante alemão a se fixar no Alto Vale do Itajaí, na localidade conhecida como Braço do Sul (hoje Rio do Sul), em 7 de setembro de 1892, iniciando assim a colonização dessa localidade.

Francisco nasceu em Hiberhausen, comarca de Wuerzburg, na Baviera, Alemanha, no dia 4 de outtubro de 1856. Ocupou ali o cargo de Buergermeister (Prefeito).

Vem para o Brasil, faz contato com o Padre José Maria Jacobs, Pároco de Blumenau, de quem se torna um grande amigo.

Francisco adquiriu terras que pertenciam ao Estado de Santa Catarina. foi o lote número 72, na localidade de Matador, localidade que alguns anos mais tarde os imigrantes alemães e descendentes vão chamar de Bella Alliança, pela união dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, formando o rio Itajaí-Açu.

Francisco faleceu em Rio do Sul no dia 09 de fevereiro de 1931, aos 75 anos.

FONTE: Dagnoni, Catia, Wartha, Rodrigo. Rio do Sul em imagens da colonização à emancipação Político-Administrativa 1892-1931Cemitério da capela de São Sebastião, Bela Aliança Julho de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *