No Dia Mundial do Turismo, conheça o Roteiro Rural Caminho Pomerano no RS

Comemorado anualmente em 27 de setembro, o Dia Mundial do turismo foi instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na década de 80, data marcada para comemorar também o dia do turismólogo.

Aproveitamos a oportunidade e buscamos apresentar o roteiro rural Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul, RS, que foi criado em 2005, com o intuito de valorizar a cultura tradicional do povo Alemão e Pomerano. Imigrantes que chegaram em 18 de janeiro de 1858 à Colônia de São Lourenço, atualmente município e aprazível balneário às margens da Lagoa dos Patos

Após uma viagem de mais de dois meses desembarcaram os primeiros 88 imigrantes para recomeçarem uma nova vida na Serra dos Tapes, no Sul do Brasil. Junto de cada família de imigrantes vieram suas lembranças, memórias, dialeto, hábitos e costumes, ainda preservados até os dias atuais em São Lourenço do Sul.

Conheça os empreendimentos que integram o roteiro rural:

Sabores do Sítio – Espaço gastronômico e de lazer, oferece almoço e café colonial, tem ampla área ao ar livre e conta com passeio de trator, trilha e cachoeira.

Casa da Schimier– Espaço gastronômico (almoço e café), com grandes variedades de árvores frutíferas, possui restaurante, pousada e muita natureza para passar horas agradáveis.

Memórias Und Andenken– O empreendimento recria a história de uma família que cruza o atlântico, vindos da antiga Prussia/Pomerânia ao Brasil, com acervo contado através de antiguidades, carros antigos, objetos, fotos, artesanatos e destaque especial para um vestido centenário. Visite e descubra a história. (Artesanatos e Licores).

Planta e Ervas de Inêz Klug – Neste empreendimento você poderá aproveitar o contato com a natureza, aprender muito sobre as propriedades das plantas e ervas medicinais, degustar o Maischnaps e desfrutar de uma relaxante mandala de ervas.

Heiden Haus – Você pode encontrar coleções de quase tudo. Peças muito bem cuidadas e expostas com delicadeza. O local possui orquidário e produção de licores artesanais.

Casa das Cucas Pomeranas– Dona Marcilda mantém viva as lembranças de sua mãe e as tradições pomeranas através da receita da cuca, que esta na família a varias gerações. (artesanatos, bolachas e cucas).

Familia Klasen – É uma propriedade rural típica, com criação de vários animais, produção artesanal de queijos coloniais e da iguaria do peito de ganso defumado.

Ceama – O Centro de Educação Ambiental da Mata Atlântica (CEAMA) tem como objetivo promover ações de educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Apresentação do Casamento Pomerano (itinerante) – Momento especial onde é apresentado a historia do convidador e da noiva de preto, personagens símbolos do roteiro.

Participam do roteiro também, artesãos e agroindústrias familiares e outros empreendimentos, como a Casa Hartmeister no interior de São Lourenço do Sul.

Dica do Ruralidades!

Contrate a agência receptiva e conheça todo o roteiro.

Agência Maria Faceira Turismo e Eventos

(53) 3251.2418 e (53) 99101.3821 (53) 98467.8816 – Whatsapp

Email: mariafaceiraturismoeeventos@outlook.com

*todas as visitas devem ser agendadas previamente”

Divulgação: Ruralidadessul – www.ruralidadessul.com.br

Rodrigo Seefeldt
Condutor Local Caminho Pomerano Acadêmico em Desenvolvimento Rural – UFRGS
https://www.facebook.com/RuralidadesSul

São Lourenço do Sul – RS

Fone: (53) 98467.8816 –  Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *