Educação | Formação continuada: mais de 500 profissionais reunidos para Seminário de Educação em Ivoti, RS

A Secretaria de Educação e Cultura mobilizou mais de 500 profissionais para o acolhimento desde a entrada do estabelecimento de ensino, até as falas das autoridades, a homenagem pelos 30 anos de Conselho Municipal até a reflexão da palestrante da noite, Alessandra Pereira Pedroso. Na sexta-feira, dia 19, a programação envolveu uma palestra sobre as competências socioemocionais na perspectiva da Neurociências com a professora Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho e oficinas.

O prefeito Martin Cesar Kalkmann falou das conquistas da rede e da sua perspectiva como profissional que atuou nos espaços escolares e que hoje é um político. “Como gestor, temos outros desafios, mas sempre procuramos equilibrar as necessidades com as possibilidades que temos. E este seminário, assim como a Feira do Livro e o Conselho de Educação, demonstram a longa jornada de trabalho. E, após o seminário, voltem ainda com mais entusiasmo pois Ivoti precisa desta energia para continuarmos a ser referência”, falou Martin, aos profissionais, além da presidente do Legislativo, Marli Heinle Gehm, do diretor do Instituto Ivoti, Everton Augustin, e da secretária licenciada, Cristiane Spohr. A presidente da Associação de Professores, Daisiane Mendes fez uma provocação sobre a identidade do professor na sociedade. “São professores que tornam esse município uma referência”, lembrou.

Durante a cerimônia, foram entregues os certificados de honra e mérito pelos 30 anos do Conselho Municipal de Educação aos ex-presidentes Albanita Klein, Renilsa Teresinha Johann Kunrath, Vera Kern Hoffmann, Erica Elisabeta Lecke, Flávio Adolfo Tietze, Raul Dalla Barba, Julici Lúcia Lippert Altenhofen e Adriana Cristina Ahlert. Também foram presidentes, mas que estiveram ausentes da noite: Ruben Werner Goldmeyer, Irmgard Prass Berghan, Doris Helena Schaun Gerber e Carlito Gerber.

O secretário de Educação e Cultura, Marcelo Fröhlich, apresentou convidou os profissionais envolvidos com o Documento Orientador Curricular de Ivoti – cercade 40 – a se levantarem para que o público conhecesse o grupo envolvido na elaboração. Marcelo também falou do seminário como um espaço para ter contato com as histórias de cada um na sua jornada profissional. “É um pensar sobre a Educação, com um olhar mais reflexivo desse tempo atual, reafirmando a importância da Educação, que é vital para Ivoti”, destacou Marcelo, lembrando que trata-sse da participação de 500 profissionais potentes.

Palestra – A palestrante da noite de abertura foi a professora de Educação Infantil, formada em Pedagogia e especialista em Educação Socioambiental, Alessandra Pedroso, que também é secretária executiva da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/RS). Ela foi apresentada pelo presidente do CME, Raul Dalla Barba.

Para Alessandra, é preciso repensar o currículo, considerando as novas tecnologias, as informações e ferramentas disponíveis na atualidade.

Durante a noite, Alessandra falou sobre Planejamento Escolar, que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores para alcançar os resultados. “Os professores podem desenvolver as habilidades para as 10 competências propostas na Base Nacional. As competências socioemocionais, evidenciadas neste seminário, para mim, é a mais importante por preparam para as outras 9”, explicou.

Alessandra também disse que ao rever o Projeto Político Pedagágico, a escola pode ouvir a comunidade, os estudantes, a fim de ouvir as necessidades e dilemas. “Quais desafios que querem enfrentar?”, exemplificou.

A palestrante também lembrou das etapas e documentos que complementam o processo, começando pelo estudo da Base Nacional Comum Curricular, seguido pelo Referencial Curricular Gaúcho, o PPP de cada escola e os Planos de Aulas dos professores, a serem concluídos em 2020. As concepções, metodologia e avaliação são elementos que precisam estar presentes neste projeto. 

 

*Comunicação | Prefeitura de Ivoti*
*Sandra Hess*
Jornalista | MTB/RS 11.860
51-99961-4410 | 3563-8800
www.ivoti.rs.gov.br | Facebook/prefeitura.ivoti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *