Diploma de excelência educacional para Feliz, Campo Bom e Três Coroas, RS – por Airton C. Schuch*

Airton C. Schuch – bicentenario@isl2024.org.br . Ser otimista é uma característica pessoal. Conseguir transformar esta característica em realizações é uma virtude. E considerar como realização a oferta de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE é uma tarefa constante e admirável na carreira do magistério.

É significativo que os três municípios que conseguiram cumprir com todas as metas definidas pelo IDEB para a Região tenham nomes significativos e prazerosos: FELIZ – afortunado; bem sucedido; satisfeito; abençoado – são sinônimos que definem o que é ser FELIZ. Mas, no caso relacionado com a EDUCAÇÃO, representa o esforço conjunto de uma comunidade e de suas lideranças em um trabalho de continuidade para propiciar a certeza de um futuro melhor. O que em termos técnicos / administrativos se convencionou chamar de MELHORIA CONSTANTE .

Com os índices do IDEB sempre alcançados , FELIZ somou 80,2 pontos no total das avaliações realizadas desde 2007 a 2017 nas séries Iniciais e Finais e se tornou líder de uma Região onde começou o Ensino Básico na então Província de São Pedro, em 1827, casualmente na atual cidade de CAMPO BOM – nome proveniente da pastagem disponível aos tropeiros que aproveitavam a mesma para descanso da tropa antes de continuar a jornada para a capital provincial, atravessando o Rio dos Sinos .

A EDUCAÇÃO foi ali plantada pelo pastor alemão Friedrich Christian Klingelhöfe ao fundar a 1ª Igreja Evangélica do Sul do Brasil e onde ele começou a dar aulas às famílias de sua comunidade, iniciando o processo educacional comunitário no território. A semente se desenvolveu e seus frutos são visíveis na perspectiva dos índices do IDEB, séries Iniciais e Finais, totalizando 76,6 no período de 10 anos avaliados bianualmente (2007 a 2017). No Brasil a obtenção de três prêmios em seqüência é considerado um excelente resultado, se traduzindo no jargão esportivo de TRES COROAS, nome igualmente dado ao município da região, porém devido a silhueta de uma araucária.

Mas em realidade TRES COROAS, a semelhança de FELIZ e CAMPO BOM, poderia ser comparada aos reinos escandinavos (Dinamarca, Suécia e Noruega) pela prioridade dada a EDUCAÇÃO, mantendo um olhar dedicado ao processo de QUALIDADE e sua correspondente avaliação, tanto nos anos Iniciais como nos anos Finais, totalizando 70,2 pontos, com a certeza de já ter alcançado as metas previstas para 2019 e 2021. A Comissão Organizadora do BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ fará a entrega aos representantes das respectivas administrações , no dia 23 de outubro – 3ª feira de seus correspondentes DIPLOMAS DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO, em evento com a presença do Sr. Ministro da Educação , ainda em formatação.

Fonte: Boletim Semanal Eletrônico – Distribuição Interna
São Leopoldo – semana de 30-set-06-out-2018
Página 2 de 2
www.isl2024.org.br Reuniões Endereço Postal
www.facebook.com/instituto.saoleopoldo Rua Brasil, nº 725 Rua José Bonifácio – nº 424
Contato = acesso@sinos.net Antiga Unisinos – Centro CEP 93010-180 – Centro
Arquivo = São Leopoldo – RS – Brasil São Leopoldo – RS – Brasil

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *