Alemães chegam sábado ao Rio para apoiar UNESCO em missão no Museu Nacional

RIO DE JANEIRO, 14.9 – Dois especialistas em prevenção e gestão de desastres do Arquivo Municipal de Colônia passam a compor a missão da UNESCO de esforços para a recuperação do Museu Nacional. Dr. Ulrich Fischer e Nadine Thiel chegam ao Rio na manhã deste sábado (15).

A dupla liderou os trabalhos de resgate e preservação de documentos e itens do Arquivo Público de Colônia, que desabou em 2009. Juntos eles fundaram uma rede de apoio voltada principalmente para a preservação de documentos e que hoje reúne 24 arquivos e bibliotecas de Colônia para discutir e implementar estratégias na gestão de riscos.

A cidade de Colônia, parceira do município do Rio de Janeiro por acordo firmado em 2011, se solidariza pela trágica perda cultural que o incêndio representou. A prefeita Henriette Reker começou a articular já no dia seguinte à tragédia o envio de especialistas ao Rio de Janeiro. A medida é financiada pelo Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha e é parte da ajuda emergencial no valor de até 1 milhão de euros oferecida ao Brasil pelo governo alemão após o incêndio.

Sobre a missão da UNESCO

A missão da UNESCO é liderada pela italiana Cristina Menegazzi, que é responsável, desde 2014, pelo Programa de Salvaguarda de Emergência do Patrimônio Cultural Sírio, no escritório da UNESCO em Beirute (Líbano) e atua há mais de 25 anos na área de patrimônio cultural, com foco em conservação e preservação de coleções; práticas de museus; desenvolvimento de projetos, políticas e pesquisas estratégicas; planejamento cultural; gestão de equipes e projetos e captação de recursos. Além dos especialistas alemães, os esforços da UNESCO contam também com a expertise de José Luiz Pedersoli Junior, gestor de projetos de conservação de coleções do Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM, na sigla em inglês), na Itália. 

A missão irá atuar em cooperação estreita com as autoridades brasileiras no caso do Museu Nacional e falará com a imprensa na próxima semana após se reunir com as autoridades e os atores locais. 

 

Fonte: Rayanne Azevedo

Politik, Presse- und Öffentlichkeitsarbeit

Assuntos políticos, imprensa e relações públicas

 

Generalkonsulat der Bundesrepublik Deutschland

Consulado Geral da República Federal da Alemanha

Avenida Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro

20020-010 Rio de Janeiro, RJ – Brasil

Tel.: (21) 3380-3714

Fax: (21) 3380-3709

Web: https://brasil.diplo.de/br-pt

Facebook: http://www.fb.me/ConsuladoGeralAlemaonoRio
Twitter: http://www.twitter.com/Alemanha_BR
Instagram: https://www.instagram.com/alemanhanobrasil/ 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *