Base Nacional Comum Curricular mobiliza rede de ensino de Ivoti, RS
Na manhã desta quinta-feira, dia 28, os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Ivoti estiveram reunidos no miniauditório da Prefeitura, além de professores e gestores convidados, para dialogar sobre a proposta de trabalho a ser desenvolvida durante o Seminário Municipal de Educação de Ivoti. A equipe assumirá a coordenação das atividades que serão desenvolvidas na sexta-feira, dia 20 de julho, quando os professores se reunirão com seus pares entre os componentes curriculares dos Anos Finais, faixas etárias definidas na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Anos Iniciais.
O cronograma de trabalho da Semec prevê a definição do Documento Orientador no primeiro semestre de 2019. Esse documento será enviado pelo Executivo para o Conselho Municipal de Educação que emitirá seu parecer. Uma vez aprovado, o documento servirá de base para a elaboração dos Currículos Escolares, tarefa que será desenvolvida pelas escolas municipais durante o segundo semestre de 2019. A Secretaria de Educação, após receber os Currículos Escolares, fará a devida análise e homologará os documentos, de tal forma que no ano letivo de 2020 os novos currículos, com base na BNCC, entrem em vigor.
Histórico – A Semec vem desenvolvendo atividades sobre a Base Nacional desde outubro de 2017, quando passou a estudar com as coordenadoras das escolas as dez competências gerais da base. Esses estudos repercutiram em atividades de formação nas escolas ainda no final do ano passado. A partir do ano de 2018, um calendário de trabalhos passou a ser executado, prevendo encontros mensais sobre o tema, intercalando-os entre encontros em rede e por escola, liderados pelas coordenações pedagógicas e Semec. No mês de março, os profissionais da rede tiveram o primeiro encontro de rede, quando o professor Pablo Silveira abordou a estrutura da BNCC, bem como alguns conceitos estruturantes. Em abril, nas escolas foram debatidos aspectos mais aprofundados sobre a estrutura tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental, objetivando uma maior familiaridade com o modelo de organização da BNCC.
Evento Regional – Em maio, a Semec organizou um evento regional, com a participação de mais de 12 municípios, a Instituição de Ensino Superior Ivoti, acadêmicos e profissionais das redes municipais e estaduais. Na oportunidade, a palestrante Cleuza Repulho, representante do Movimento pela Base, conversou com os participantes, aprofundando os conceitos estruturantes da base. Repulho trabalhou com os gestores das escolas locais e com técnicos das secretarias municipais de educação da região, abordando a função que os gestores devem desempenhar no processo de condução da construção do currículo.
No mês de junho, os encontros foram desenvolvidos nas escolas, coordenados novamente pelas coordenadoras dos estabelecimentos de ensino. Foram discutidos os desafios que a BNCC nos impõe, se considerarmos a tarefa de avaliar a consolidação das 10 competências gerais da BNCC no final do processo de ensino na educação básica, especialmente no final do ensino fundamental.
cNo mês de julho, os trabalhos estarão concentrados nos dias 19 e 20 de julho, oportunidade em que será realizado o 22º Seminário Municipal de Educação de Ivoti. O evento contará com a participação da professora Márcia Carvalho, conselheira do Conselho Estadual de Educação e coordenadora da comissão de Regime de Colaboração. A professora fará a conferência de abertura na quinta-feira à noite. No dia seguinte, o Instituto Ivoti coordenará os trabalhos da manhã, quando ocorrerá uma mesa redonda com seis profissionais do ensino superior, que caracterizarão a educação infantil, o ensino fundamental (anos iniciais) e os componentes curriculares. Os mesmos profissionais aprofundarão esse olhar após o intervalo da manhã. À tarde, será realizado o trabalho coordenado pelos profissionais da rede que terão a tarefa de instigar questões mais específicas da BNCC acerca do currículo, bem como abordarão os desafios de cada grupo frente às previsões legais da base.