BrasilAlemanha lança Financiamento Coletivo para enfrentar novos desafios

Do pioneiro programa radiofônico AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária/Die Deutsche Stunde der Gemeinden (25 de julho de 1994), hoje com 26 emissoras no RS, SC e PR, evoluiu para o portal www.brasilalemanha.com.br (1998), para o Informativo BrasilAlemanha Neues (2003), para o www.cidadesalemasdobrasil (2016) e para o www.facebook.com/brasilalemanha.com.br (2017).

Não bastassem estes desafios imensos, o Grupo BrasilAlemanha entrou em cheio na promoção e divulgação do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (1824 – 25 de Julho – 2024). A contagem regressiva para o Bicentenário começou no programa AHAI em sua edição nº 1.117, no primeiro fim de semana de janeiro de 2016, quando ainda faltavam 3.124 dias para o festivo 25 de julho de 2024. Na edição nº 1.238 do último fim de semana, este número já tinha minguado para 2.285 dias – quase mil dias a menos. Se nos descuidarmos, estaremos logo mais às portas do Bicentenário sem a devida preparação para o grandioso evento, de ‘data redonda’, que deverá redundar em grandiosas comemorações reunindo brasileiros e representantes dos países emissores de emigrantes de língua alemã (Alemanha, Áustria, Suíça, Lichtenstein, Luxemburgo, Polônia, Hungria) em todos os níveis. A rejeição da população de Hamburgo, por 51 a 49, em organizar os Jogos Olímpicos de 2024 na Alemanha foi, neste sentido, um bom augúrio de que as atenções naquele País estarão mais receptivas a uma grande confraternização com o Brasil e no Brasil. Caberá a nós criarmos as condições midiáticas favoráveis a um grande evento em múltiplas facetas, abrangendo política, cultura, esportes, intercâmbios, competições. O tempo certo para encaminhar tudo isso é agora e já.

O Grupo BrasilAlemanha acaba de assumir com o Instituto São Leopoldo 2024 – ISL2024 e com o Grupo Sinos de Novo Hamburgo, com jornais diários também em São Leopoldo, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí e Gramado, a grata tarefa de copromover o Bicentenário e de, inclusive, ficar responsável pela edição exclusiva do Calendário Nacional e Internacional de Eventos da Imigração Alemã já a partir deste 2018 e assim sucessivamente até 2024 – assim como já o fizera em 2004 nos 180 Anos e em 2014 nos 190 Anos.

Novas e variadas iniciativas estão traçadas para os próximos meses e anos – sobretudo no sentido de uma interação mais direta com as comunidades teuto-brasileiras e com eventos relativos à temática Brasil-Alemanha . Tudo isso demanda, no curtíssimo prazo, a delegação de tarefas para terceiros e a decorrente elevação de custos operacionais. Por isso, queremos te convocar a participar destes esforços ajudando-nos a constituir um fundo capaz de corresponder aos novos desafios.
Quem participar acabará mais diretamente envolvido, tanto pela leitura de material informativo  quanto pelo recebimento da camiseta da Imigração Alemã rumo ao Bicentenário.
Mais informações no próprio link operacional do Fundo de Financiamento Coletivo >, que envolverá a divulgação dos nomes de nossos parceiros estratégicos por um  determinado período do ano. Poderão ser tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas – cada uma com suas características próprias. 

Sílvio Aloysio Rockenbach – Grupo BrasilAlemanha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *