Expoente do violão brasileiro apresenta concerto e masterclass na Casa da Música em Porto Alegre

Integrando a Série La Guitarra, o dia 15 de abril, domingo, vai marcar a apresentação do concerto do violonista e compositor catarinense, Felipe Coelho,  na Casa da Música Poa.

O violonista apresentará composições próprias e peças representativas de sua relação pessoal com a música. No repertório, além do trabalho autoral estão obras de Paco de Lucía, Piazzolla, Debussy, Paulinho Nogueira e Joaquim Rodrigo.

O compositor e violonista catarinense redesenha a música brasileira, dialogando com tendências da música mundial como o flamenco, a música oriental, o jazz e o erudito.

Com cinco discos gravados, Felipe Coelho é destaque no violão brasileiro, contemplado com o Prêmio Funarte de Música Popular 2010, é considerado “A Cara no Novo Violão Brasileiro”  (pela revista Violão Mais, em 2016  e “Melhor Instrumentista Catarinense” (Prêmio da Música SC 2015), entre outros prêmios que recebeu.

A masterclass intitulada “Ferramentas para composição” será ministrada dia 14 de abril, sábado, das 14 às 17 horas, na Casa da Música.


Programa

Guajiras de Lucía – Paco de Lucía

Clair de Lune – Claude Debussy

Concierto de Aranjuez – Joaquim Rodrigo

Eco dos Anjos – Felipe Coelho

Adiós Nonino – Astor Piazzolla

Choro Valsa Antigos Caminhos – Felipe Coelho

Bachianinha – Paulinho Nogueira

Choro Fantasiado – Felipe Coelho

 

Masterclass – Ferramentas para composição

Felipe Coelho aborda a música como uma tela em branco e sugere um mergulho de exploração dos tópicos em esferas rítmica e harmônica, de forma a torná-las ferramentas úteis na manipulação musical em situações de composição, improvisação e interpretação. Além disso,  o violonista busca atender o interesse específico dos alunos.

“O que torna o masterclass interessante é a visão e experiência do músico palestrante que, com grande obra autoral já desenvolvida, transita entre diversas linguagens com propriedade, buscando uma abertura estilística e filosófica em sua prática pedagógica, evitando limitações ou rótulos, voltando o aprendizado à descoberta do estilo próprio, da composição e da exploração dos potenciais de cada personalidade”, diz o violonista. 

 

Conteúdo programático

Ritmo: Hemíolas/contraponto rítmico. 

Harmonia: Campo Harmônico Menor Melódico. 

Público-alvo

Violonistas profissionais e estudantes do instrumento.

 

Felipe Coelho

Através de bolsas de estudo integrais, concluiu bacharelado e mestrado nos EUA, com apenas 23 anos. Já participou em mais de 30 festivais de música instrumental com seu trabalho autoral. Fez onze turnês, já tendo se apresentado em Chicago, Nova Iorque, Shanghai e Buenos Aires. Nos dois últimos anos, foi convidado como solista e compositor por sete diferentes orquestras, com destaque para a Orquestra Versatilis com a qual apresentou-se no Festival de Poços de Caldas (MG) e para a orquestra KSU String Orchestra, com a qual fez concerto em Atlanta/EUA (10/2015). 


Serviço

Abertura 2018 Série La Guitarra – Casa da Música Poa

Concerto de Felipe Coelho – Violão

Dia 15 de abril  – Domingo – 18h

Ingresso concerto: valor espontâneo

Masterclass de Violão – Dia 14 de abril – Domingo – Das 14h às 17h

Investimento

Participantes: R$ 60,00 – Ouvintes: R$ 20,00

Casa da Música POA

Rua Gonçalo de Carvalho, 22 (fundos do Shopping Total)

Bairro Floresta

Informações

Telefone: (51) 999680576

E-mail: casadamusicapoa@hotmail.com

www.casadamusicapoa.com.br

www.facebook.com/CasadaMusicaPoa/

 

Dinorah Araújo – Produção Cultural e Assessoria de Imprensa

Jornalista – MTb 5704

Produtora Cultural – CEPC-RS 301

Telefones: +55 (51) 3311-6677 e 99964-5492

E-mail: dinorah@cpovo.net

Skype: mdatuar

www.facebook.com/dinoraharaujoproducoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *