Newsletter DAAD / Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – Março / 2018

DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst

DAAD de Portas Abertas | 5 de abril

A sede do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em Botafogo, no Rio de Janeiro, receberá os interessados em estudar na Alemanha no dia 5 de abril (quinta-feira). Entre 14h e 18h, será realizado o evento gratuito “DAAD de Portas Abertas”, com palestras de representantes do DAAD e das seguintes universidades alemãs: Universidade Livre de Berlim (FU Berlin); Universidade de Münster (WWU) e Universidade Técnica de Munique (TUM). Paralelamente, será possível receber orientação individual desses representantes. Os temas das palestras do DAAD serão: Studieneinstieg e Studienkolleg, Winterkurs, Mestrado e Doutorado. A programação prevê ainda, um bate-papo com ex-bolsistas de diferentes programas do DAAD sobre suas experiências na Alemanha. Haverá também um sorteio de três kits do DAAD. Para participar do sorteio, basta escrever uma frase respondendo à pergunta “Por que eu quero estudar na Alemanha?”. Interessados no evento devem se inscrever aqui. A programação está no site do DAAD.

Saiba mais »

‘A bolsa de Música foi a melhor coisa que me aconteceu’

Nesta entrevista da série “Brasilidaad” apresentamos a experiência da musicista Paula Pires, que cursou o mestrado em clarinete solo na Hochschule für Musik und Tanz Köln (HfMT) com uma bolsa do DAAD. Ela conta sobre a escolha do curso, o aprendizado do alemão e o impacto da temporada alemã em sua vida e carreira: “Além de ter o privilégio de estar numa das classes de clarinete mais disputadas da Europa, sendo orientada por um professor tão especial, a experiência não parou por aí. Na escola, havia vários grandes artistas e ter podido conviver com eles foi, de fato, um ‘turning point’ em todo o desenvolvimento do meu pensar e fazer musicais”. O DAAD recebe anualmente candidaturas às bolsas de especialização ou master em Artes nas seguintes áreas: Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Artes Plásticas/Cinema/Design e Música. As inscrições abrem a partir de agosto ou setembro. Até lá, inspire-se com o relato de Paula Pires no nosso site.

Saiba mais »

Inscrições abertas para três cursos do Programa EPOS

O programa de pós-graduação do DAAD em áreas relacionadas ao desenvolvimento sustentável (EPOS) ainda recebe candidaturas a bolsas para três cursos de mestrado e doutorado:
▪ International Media Studies (HS Bonn-Rhein-Sieg/DW Akademie): inscrições até 31 de março 
▪ International Agribusiness and Rural Development (U Göttingen/U Bogor): até 1º de abril 
▪ International Education Management (PH Ludwigsburg/Helwan University): até 31 de maio
Além de excelente rendimento acadêmico e fluência em inglês ou alemão, para se candidatar é preciso ter o mínimo de dois anos de experiência profissional na área do curso após a conclusão da graduação. Informações sobre os cursos podem ser obtidas neste PDF (inglês e alemão) e no site do DAAD.

Saiba mais »

DAAD e parceiros promovem feiras sobre estudos na Europa

As feiras e palestras “Study in Europe Road Show” serão realizadas em oito cidades brasileiras a partir de 9 de abril. Representantes de agências oficiais e de universidades da Alemanha, França e Holanda farão apresentações e atendimento ao público em universidades nas seguintes datas e cidades: Belo Horizonte (09/04), Curitiba (10/04), São Paulo (12/04), Rio de Janeiro (13/04), Salvador (24/04), Recife (25/04), Brasília (26/04) e Belém (27/04). O acesso às feiras será gratuito. A organização é uma parceria do DAAD com as agências Campus France e Nuffic. Nas próximas semanas, informações sobre os locais e horários em cada cidade estarão disponíveis no nosso site e nas mídias sociais.

Saiba mais »

Feira de intercâmbio em Campinas terá estande e palestra do DAAD

O DAAD estará presente na feira de intercâmbio EDUEXPO em Campinas, no dia 16 de março, das 16h às 21h, com um estande informativo da iniciativa “Study in Germany”. A coordenadora do Centro de Informação São Paulo do DAAD, Anna Barkhausen, ministrará uma palestra sobre estudar e pesquisar na Alemanha entre 20h30 e 21h. A EDUEXPO será realizada no Hotel Vitoria Concept, localizado na Avenida José de Souza Campos, 425. Para participar faça seu cadastro gratuito no site do evento.

Saiba mais »

São Paulo terá série de eventos com pesquisadoras da Alemanha

A Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus/DAAD traz ao Brasil duas professoras da Alemanha para uma série de eventos sobre democratização, paz e conflito, direitos humanos, e justiça de transição. No dia 22/03, a Profa. Cindy Wittke, que lidera o grupo de pesquisa “Frozen and Unfrozen Conflicts” no Leibniz Institute for East and Southeast European Studies em Regensburg, ministrará duas palestras. A primeira terá o tema “Negotiating and implementing peace agreements to settle intra-state conflicts – What has international law got to do with it?” e acontecerá às 9h, no auditório do 1º andar do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). No mesmo dia, às 17h30, ela fará a palestra “(Frozen) Conflicts and Contested Sovereignties in the Post-Soviet Space”, como parte dos Seminários do Depto. de Ciência Política da USP. Também no contexto dos Seminários, mas no dia 19/04, às 17h30, haverá a palestra da segunda pesquisadora, Anja Mihr, que abordará o tema “Political regime consolidation through Transitional Justice: Case studies of Germany, Spain and Turkey since 1945”. Local e detalhes dos seminários podem ser vistos aqui. Já na manhã do dia 19/04, às 9h, a Profa. Anja ministrará a palestra “Human Rights in a Multi-Stakeholder Governance Approach” no auditório já citado da Faculdade de Direito da USP. Anja Mihr é fundadora e diretora de programa do HUMBOLDT-VIADRINA Center on Governance through Human Rights em Berlim. Sua última atividade em São Paulo será o seminário “Democracy beyond institutional orders?”, no dia 20/04, das 9h às 13h, com a participação de colegas brasileiros. Confira local, programação do seminário e como se inscrever aqui. Para acompanhar a transmissão ao vivo, visite o site do instituto.

Saiba mais »

3º Simpósio Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Será realizado entre 3 e 5 de abril em Curitiba o 3º Simpósio Brasil-Alemanha em Meio Ambiente Urbano e Industrial. A edição deste ano se concentra no tema “Qualidade do Ar: Gestão e Monitoramento” e inclui palestras e debates sobre mobilidade urbana, odor, monitoramento, gestão e ruído com profissionais dos dois países. Em paralelo, serão ministrados dois minicursos: “Ruídos no Meio Ambiente Urbano e Industrial” e “Gestão de Carbono”. O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Stuttgart, Sistema FIEP e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná. Veja a matéria completa no site do DAAD.

Saiba mais »

Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura ganha sede no ITA

Fruto da parceria entre um dos centros mais importantes de pesquisa da América Latina e a maior organização de pesquisa aplicada na Europa, o Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura Avançada no ITA (FPC@ITA) abriu suas portas oficialmente em 6 de março, em São José dos Campos, interior de São Paulo. A meta do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design (IPK), com sede em Berlim, é fazer do novo espaço uma referência no país em pesquisa, desenvolvimento e soluções inovadoras. “O foco é inovação na indústria. O centro foi criado para dar assistência a quem quer desenvolver projetos, para atender demanda de empresas nacionais, alemãs e europeias, ou multinacionais. Também queremos conectar a indústria no Brasil com a da Alemanha por meio de projetos transnacionais”, detalha David Carlos Domingos, diretor de operações FCP@ITA. Veja a notícia completa no site do DWIH-SP.

Saiba mais »

Oficina digital apresenta ferramentas online para praticar o alemão

Referência no ensino do alemão, o Goethe-Institut oferece vários apps e páginas na internet para quem quer aprender o idioma online. No dia 19 de março, às 17h30, a biblioteca do instituto de São Paulo terá uma oficina digital, na qual que todo esse material será apresentado aos interessados em praticar alemão online. A lista de recursos pode ser conhecida aqui. Quem quiser comparecer à oficina deve escrever para: biblioteca-saopaulo@goethe.de. Vagas limitadas.

Saiba mais »

PUBLICIDADE

 

 

Apply now for Hamburg International Summer School programs in Climate Change; Health Economics and Particles, Strings & Cosmology. Learn from renowned faculty, visit leading research institutions and explore German culture. Programs include housing, extracurricular activities, day trips to Berlin and Lübeck, a language course and much more.

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

 

The English-language International Master in Project Management & Data Science at the HTW Berlin will enable you to manage high-level international projects as well as analyse and interpret big data. Join us at HTW Berlin and study in one of the most interesting cities in the world: http://mpmd.htw-berlin.de/
 

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

 

18 International Graduate & PhD Programs at Technische Universität Kaiserslautern

TUK is a top-ranked German research-oriented university & offers high-quality (post)graduate education & (post)doctoral research training in innovative fields of the HighTechWorld, many of them English-taught.
 
Application deadline: April 30 & Oct 31
 
More information: info@isgs.uni-kl.de

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Find your MBA, Master or Double Degree in Bremen

The International Graduate Center (IGC), cares for future business leaders. We offer part-time and full-time graduate programs for students and young professionals around the world. With a rich network of partners in business and science we supply high quality education at a master’s level. Our international and application-oriented degree programs prepare for leadership tasks and empower students to build successful careers.

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

 

Study in Magdeburg and Stendal (Germany) at the University of Applied Sciences

Interested students can choose from around 50 study programs in Magdeburg and Stendal. Around 130 professors guarantee a very good staff-to-student contact ratio.
 
Interdisciplinarity and practical relevance (e.g. internships) are an integral part of all courses and linked to our focus of applied sciences and Employability.

Saiba mais »

 

Expediente

Editor:
Deutscher Akademischer Austauschdienst e.V.
Kennedyallee 50
D – 53175 Bonn

Responsável, de acordo com a Lei das Telecomunicações:
Dr. Dorothea Rüland

Responsável editorial:
Martina Schulze

Redação:
Fabíola Gerbase

Colaboração:
Francine Camelim

Direitos de imagem: DAAD Brasil:
Contato
Tel.: +55 21 2553-3296
info@daad.org.br
https://www.daad.org.br

Assinatura
Você está recebendo este informativo após se cadastrar junto ao DAAD Brasil
Gostaria de cancelar a assinatura

Copyright © by DAAD Brasil. O conteúdo deste informativo é protegido por direitos autorais. Todos os direitos reservados. É vetado o uso dos textos – ou parte deles – publicados no informativo sem prévia autorização escrita do DAAD Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *