Rota Romântica integra a Região das Cervejarias Artesanais do Estado
Os 14 municípios da Associação Rota Romântica integram agora, ao lado de Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real, a Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. A lei que cria a região cervejeira foi sancionada na tarde de quinta-feira, 4 de janeiro, pelo Governador José Ivo Sartori, em um evento realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini de Porto Alegre.
Governador Sartori oficializa iniciativa do deputado Elton Weber
A instituição da região cervejeira foi uma iniciativa do Deputado Estadual Elton Weber, com participação e indicação da Rota Romântica, que, através de um projeto de lei aprovado no dia 5 de dezembro, alterou a Rota Cervejeira para Região das Cervejarias Artesanais e ampliou o número de municípios de 15 para 22.
Ao menos 30 empreendimentos estão cadastrados nos municípios da região cervejeira. O estado ocupa hoje a segunda posição no ranking nacional com 119 empreendimentos cervejeiros. Segundo as estimativas do Ministério da Agricultura, no Brasil são 610 cervejarias artesanais.
Governador Sartori e Prefeitos brindam à nova entidade
Cláudio Weber, Presidente da Associação Rota Romântica, defende que a criação da região cervejeira vai incrementar muito o turismo de todos os municípios. “É muito bom quando surgem ideias e produtos novos para se moldar, modificar e acompanhar diariamente a evolução da economia e da cultura da região”, disse ele ao reconhecer o trabalho das cervejarias pioneiras da região. Além de Cláudio Weber, representaram a Rota Romântica os prefeitos de Novo Hamburgo, Ivoti, Nova Petrópolis, Dois Irmãos eMorro Reuter.
Cláudio José Weber apresenta a Associação Rota Romântica
“A intenção é fortalecer o turismo, gerar emprego e renda, e valorizar a produção gaúcha nesse segmento. O nosso papel é sempre apoiar quem trabalha, produz e contribui para o desenvolvimento regional”, destacou o governador durante o evento.
“Esperamos com essa iniciativa promover a integração turística, incentivar a organização da cadeia produtiva da cerveja artesanal e gerar novas fontes de emprego e renda em setores diversos como gastronomia e hotelaria”, destaca o deputado autor da lei.
A Região das Cervejarias Artesanais do estado é composta pelos municípios da Rota Romântica: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, além de Alto Feliz, Campo Bom, Feliz, Igrejinha, São Vendelino, Sapiranga, Três Coroas e Vale Real.
Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Relações Públicas – CONRERP 3136
(54) 9.9606.0160
facebook/ProjetosPerene