Petrópolis, RJ, comemora 172 anos de colonização alemã – por Elisabeth Graebner

De 23 de junho a 02 de julho, a cidade de Petrópolis, no entorno do Palácio de Cristal, se transformou num verdadeiro burgo alemão.

A festa que ja alcançou publico de 400.000 visitantes por edição, hoje se espalha por vários pontos da cidade, decisão necessária para receber melhor os frequentadores locais ou visitantes.

O local onde se realiza a festa foi escolhido a dedo na época de sua criação. O Palácio de Cristal foi erguido no terreno destinado a uma praça a ser criada e que consta da planta urbanística do Major Koeler; a Praça Koblenz, que recebeu este nome em alusão ao encontro dos Rios Quitandinha e Piabanha em Petrópolis, como acontece na cidade de Koblenz na Alemanha com o encontro dos rios Reno e Mosel.

Com a presença de Bandas típicas como a Germânica de Blumenau, que já participa da festa ha 27 anos e grupos folclóricos destacando os 7 Grupos de Petrópolis que são: Grupo Folclórico Germãnico bergstadt, bauengruppe danças folclóricas alemãs de Petrópolis, Mosel Volkstänze, Rheinland-Pfalz, Petrópolis Danças Folclóricas, Kaiserstadt Kulturkreis e Blumenberg Volkstanz e também os visitantes. Neste ano o Gustav Bach de Massaranduba e o Grupo Barão de Drumond do Rio de Janeiro.

A festa neste ano concentra toda a parte cultural nos jardins do Palácio de Cristal, onde acontecem as apresentações folclóricas, os concursos de poesias, esposicões, os bailes alemães, etc.

Em outro ponto na Praca Rui Barbosa estão acontecendo os jogos germânicos com competições para a garotada e umpouco mais adiante tem um espaço para as musicas contemporaneas como rock, musica contemporanea alemã e a Deguste que é uma feira de cervejeiros artesanais.


Elisabeth Graebner, a animadora cultural da Bauernfest

Nos dois domingos; 25 de junho e dois de julho acontecem os desfiles folcloricos pelas ruas do Centro Histórico de Petrópolis e no dia 29 de junho, dia da colonização alemã em Petropolis todos os anos acontece um culto ecumenico nos jardins do Palácio de Cristal e neste ano pela primeira vez será realizado um desfile das luzes, dando as boas vindas à chegada do inverno Petropolitano.
 
 .
Fundadora e Tesoureira do Kaiserstadt Kulturkreis, Produtora e apresentadora do Programa “A Alemanha e a música” desde 1994 pela Rádio Imperial em 1550 AM, e pelo site www.imperialonline.com.br
Diretora da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis
Mantenedora do site: www.alemanhaemusica.com.br
 

(24) 98818-8172
 
*Elisabeht Graebner é delegada regional da FECAB – Federação dos Centros de Cultura Alemã  em Petrópolis, RJ.

O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

Mario Quintana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *