Vacina antigripal vale a pena? – por Ivar Hartmann*

Vacino-me todo ano e volta e meia pego algum resfriado. Será que a vacina faz efeito? Outros vacinados alegam desconforto ou dor no braço por dois, três dias. Vale a pena? E tem também a ideia bem brasileira: se é de graça, mandada pelo governo, não pode prestar, melhor é comprar a vacina do hospital. Mas aí é cara! Então deixa. Nunca soube com certeza se a vacina era boa ou não, se era um defensivo importante contra a gripe.

Esta semana minha fisioterapeuta conversou sobre o tema sem deixar rastro de dúvidas. Profissional antiga, com dois cursos superiores e extensa agenda de pacientes ela citou duas experiências pessoais e, parece-me, importantes: a primeira é que durante os invernos de até poucos anos, ela tinha muito mais pacientes no inverno que no verão, fruto de doenças respiratórias próprias da estação. Crianças e adultos, sem distinção.

E lembrava que o aparelho nebulizador, usado para levar medicamentos aos pulmões sob a forma de vapor, era de uso normal. Nas casas de seus pacientes, todos tinham, pois é aparelho de uso familiar.Disse-me o dono da farmácia: a venda de nebulizadores tem caído de ano para ano. Ou seja, as doenças respiratórias, das quais a gripe é o primeiro sintoma, tem diminuído, sem outra campanha que não a vacina.

A segunda foi pessoal. Ela tem uma facilidade congênita de ser atacada no inverno pelo vírus da gripe (Os sintomas mais comuns são calafriosfebre, dores de garganta, dores muscularesdores de cabeçatossefadiga e sensação geral de desconforto) ou de seu irmão menos agressivo, o resfriado. Isso significava muita despesa extra em medicamentos a cada recaída. Gastava tanto que sentiu como diminuíram suas despesas.

Vale a pena se vacinar? Agora, na Região Sul, os hospitais estão com superlotação. Emergências fechadas, pacientes pelos corredores. A par dos doentes do ciclo natural, o que lota os hospitais é o grande número de crianças e adultos, atacados pelo vírus da gripe e suas consequências. Os dirigentes hospitalares, dizem: aumentar a vacinação contra a gripe nos grupos de risco é tão importante quanto outras medidas necessárias na saúde pública. Mas, vejam: mesmo com o inverno que será rigoroso, na recente campanha de vacinação sobraram milhares de doses, ainda não procuradas, mesmo sendo de graça! Por quê?

ivar4hartmann@gmail.com

*Ivar Hartmann é promotor público aposentado, colunista do diário Jornal NH, Grupo Sinos, Novo Hamburgo, RS, e colaborador do portal BrasilAlemanha e da mala direta BrasilAlemanha Neues.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *