Colégio Humboldt utiliza iniciativas diferentes para ensinar matemática
Alguns colégios fazem uso de diferentes metodologias para que o ensino da matemática, disciplina complexa e que exige maior raciocínio lógico e concentração, seja mais leve e lúdico. O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), propõe o uso da tecnologia, jogos e aulas extracurriculares para facilitar e motivar a aprendizagem do aluno na matéria.
A plataforma adaptativa e gamificada Mangahigh é utilizada com as turmas dos 7ºs aos 12ºs anos para um ensino da matemática mais lúdico, além de desenvolver o raciocínio do aluno. “É dinâmico, interativo e desafiador para que o estudante atinja uma meta. Assim, verificamos seu nível de aprendizado e sua superação”, explica o professor José Dimas Fialho, ressaltando suas vantagens. “Se o aluno não supera o desafio, a plataforma indica a dificuldade, o que nos permite saber o motivo, possibilitando atuar diretamente nesta dificuldade apresentada e saná-la em sala de aula”, conclui. Para as turmas de 3ºs a 6ºs anos, a plataforma utilizada para esse fim é a Matific, que conta com prêmios internacionais, e foi especialmente conectada aos livros didáticos utilizados pelos alunos do Colégio.
Também são oferecidas revisões e plantões de aulas de matemática, e de outras matérias, na plataforma Educare, com professores online, direcionadas para as turmas de 10ºs a 12ºs anos. “É um reforço para que o aluno pergunte o que não conseguiu resolver em sala de aula”, comenta Marcelo Milani, coordenador de Tecnologias Educacionais do Colégio Humboldt. Na plataforma, um professor aparece do outro lado da tela, acessando um quadro dinâmico, com ferramentas parecidas às que o aluno encontraria em sala de aula, como nas lousas digitais.
Maria Helena Augusto, professora dos 6º e 7º anos, conta que o Colégio ainda oferece aulas preparatórias uma vez por semana para motivar os alunos a participarem das Olimpíadas de Matemática brasileira e internacional. “As atividades abordam situações-problemas e lógica e têm o objetivo de melhorar o rendimento do aluno que tem dificuldade e incentivar os que já têm facilidade na matéria”, comenta. Além disso, as turmas do Fundamental I e II também podem fazer o curso extra Super Cérebro, que utiliza o Soroban (semelhante ao ábaco) e jogos para o desenvolvimento cognitivo (raciocínio lógico, calculo mental, memória e concentração) e social (liderança, estratégia, sociabilidade e cooperativismo) dos alunos.
Sobre o Colégio Humboldt
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.150 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades europeias, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.
Fonte: Colégio Humboldt
COMMUNICA BRASIL
PABX : (11) 3868-0300
Marcela Martinez – marcela@communicabrasil.com.br
Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br
www.communicabrasil.com.br