Missões – Seminário no Santander Cultural em Porto Alegre – por José Roberto de Oliveira

O evento será realizado para o posicionamento da história missioneira junto as universidades e escolas, também o posicionamento de mercado frente ao turismo gaúcho.

Pesquisas atuais mostram a importância das Missões no cenário da história mundial: O Padre Lugon disse que foi a mais original das sociedades á realizadas. Paul Lafargue, em conjunto com Bernstein, Kautski, Plechanov explica que o projeto constituiu um das experiências mais extraordinárias, que jamais tiveram lugar. Também Charlevoix e Muratori reconheceram-na como um modelo sem precedentes de sociedade cristã.

A revista Lês Lettres Edificantes et Curieuses, dirigida pelos jesuítas, comparava os guaranis aos primeiros cristãos e descrevia suas comunidades como a realização ideal do cristianismo. Voltaire afirmou que o projeto Jesuítico-Guarani foi um “triunfo da humanidade”. O Abade Carbonel chamou de “coletivismo espontâneo”. Pablo Hernandez na Organización Social de lãs Doctrinas Guaranies, escreve que o maravilhoso surge a cada passo. O filósofo Rayal escreveu: Aí se observavam as leis, reinava uma civilidade exata, os costumes eram puros, uma fraternidade feliz unia os corações, todas as artes de necessidade estavam aperfeiçoadas. A abundância era ai universal. Teve a graça das crianças, uma pureza repleta de candura. O mundo novo que estamos procurando realizar não pode menosprezar a lição fornecida.

Em relação as visões hegemônicas em nível regional que pensam uma herança de batalhas e uma história feita de pedras, são novos modos de se ver o que ocorreu por estes nossos rincões, lembrando de que as Missões ocupavam mais de 2/3 do atual Estado, além de grandes áreas da Argentina, Paraguai e Uruguai.

José Roberto de Oliveira

55.9638.6360

Repassado por:

WILSON WINKLER

Jornalista MTB nº 14977
Representante de jornais desde 01/02/1990
Representante dos jornais Noroeste e Sentinela
Oficial Administrativo e Assessor de Imprensa / Prefeitura Municipal de Porto Mauá
vilson.winkler@gmail.com ou vilson@portomaua.rs.gov.br
(55) 9613 1158 ou (55) 3545 1146 (coml)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *