Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-Educação faz concerto na Igreja do Relógio em São Leopoldo, RS
O evento integra a programação do Projeto MusiCâmara e as atividades comemorativas aos 10 anos de trajetória da Presto – Produções e Promoções Artísticas, realizadora do projeto.
Jovens talentos respondem a estímulos da sociedade
Entre os compositores que serão interpretados pela Orquestra Jovem IPDAE do bairro Lomba Grande, de Porto Alegre, estão: Johannes Brahms, Edward Elgar, L. V. Beethoven, W. A. Mozart e Barbosa Lessa.
O concerto receberá o público em geral e também estudantes de escolas públicas de São Leopoldo.
Programa
Pomp and Circumstance ( Overture NºI ) Edward Elgar ( 1857- 1934 )
Greensleeves, Tema e Variações I, II, III e IV Anônimo/ Arranjo Ademir Schmidt
Medley Ode to Joy e Russian Folk Song L. V. Beethoven ( 1770 – 1827 )
Tema da 5º Sinfonia L. V. Beethoven ( 1770 – 1827 )
Pequena Música Noturna W. A. Mozart ( 1756 – 1791 )
-João e Maria Chico Buarque/ Sivuca
-Pot-pourri do Folclore Brasileiro Arranjo Ademir Schmidt
-Negrinho do Pastoreio Barbosa Lessa/ Arr. Ademir Schmidt
-Meet the Flintstones H. Barbera
-The Entertainer Scott Joplin ( 1868 – 1917 )
-Ose Shalom Folclore Israelita/ Arr. Ademir Schmidt
-Amazing Grace Traditional/ Arr. Nicholas Wynne
-Nessun Dorma Giacomo Puccini ( 1858 – 1924 )
-Over the Raimbow E. Y. Harburg ( 1896 -1981 )
-Russian Horses Joachim Johow ( 1952 – )
-Pavane Gabriel Fauré ( 1845- 1924 )
– Dança Húngara Johannes Brahms ( 1833- 1897 )
– William Tell Overture Gioacchino Rossini ( 1792- 1868 )
Regente: Ademir Schmidt
Orquestra Jovem IPDAE
Direção Executiva: Fátima Jardim Flores
Regente Titular e Coordenador Artístico: Ademir Schmidt
Violino I – Jéssica Laguna Garighan – Spalla, Maria Eduarda Martins Erich, Yasmin Cabral Moreira
Violino II – Luís do Amaral Guerin, Silene Rocha dos Santos, Rebeca Fernandes de Moraes
Viola – Deyvison Camargo Oliveira, Fernando da Rosa Domingues
Violoncelo – Brenda Daniely Silva de Souza, Lucas de Souza Pinto, Glapinski de Souza
Flauta transversal I – Sthevan dos Santos Nunes, William Ramires Araújo
Flauta transversal II – Bruno Santos dos Santos, José Vitor Rodrigues Bulso
Fagote – Elizander Dutra da Cunha
Designer – Clemente Designer
Fotografia – Cláudio Etges
Vídeos – Pátio Vazio Produções
Assessoria de Imprensa e produção: Dinorah Araújo
Orquestra Jovem IPDAE
Com a coordenação artística e regência do professor e flautista Ademir Schmidt, a Orquestra Jovem IPDAE é formada por 15 alunos da Escola de Música do Instituto Popular de Arte-Educação-IPDAE, oriundos das classes de violino, viola, violoncelo, flauta transversal e fagote.
Obras de grandes compositores como L. V. Beethoven, Gioacchino Rossini, Johannes Brahms, W. A. Mozart, J. Pachelbel, Gabriel Fauré e Scott Joplin formam o programa do concerto, que faz um passeio pela música erudita e popular. A interpretação das obras proporciona à Orquestra apresentar vários estilos musicais: Barroco, Clássico, Romântico e a Música Popular Brasileira e Folclórica.
A Orquestra Jovem IPDAE apresenta uma estética sonora peculiar, pois o timbre das flautas transversais, do fagote e das cordas criam um ambiente sonoro agradável; doce, e ao mesmo tempo demonstra uma personalidade forte e surpreendente aos ouvidos de quem a escuta.
Espaços culturais da Capital e de cidades do Interior do RS como Nova Petrópolis, Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Gramado, Canela, Eldorado do Sul, Gravataí, Viamão e Cachoeira do Sul, entre outras, já receberam a Orquestra Jovem IPDAE.
O maestro Ademir Schmidt
Ademir Schmidt – regente
Natural de Novo Hamburgo, iniciou seus estudos com o saudoso músico e professor Davi Rosa. Cursou a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre-OSPA, é Bacharel em Flauta Transversal pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do RS- UFRGS. Participou de diversos seminários de música com destaque para o II Festival Internacional de Flautistas, onde fez aulas com professores de renome Internacional: Alain Marrion, Michael Faust, Michael Titt, Angelita Floyd e Sato Moughalian.
Integrou o elenco de professores da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Atuou como flautista em várias Orquestras, entre elas destaca sua participação na Camerata Bruno Kiefer, na OSPA, Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo-OSNH e Orquestra de Sopros EINTRACHT.
Atualmente é professor da classe de Flauta Transversal do Colégio Sinodal, no Instituto de Educação Ivoti (Ascarte) e no Instituto Popular de Arte e Educação-IPDAE. É regente da Orquestra de Sopros de Ivoti, Orquestra de Sopros Eintracht, Orquestra Jovem IPDAE e Orquestra de Flautas Transversas IPDAE.
Escola de Música IPDAE
A Escola de Música IPDAE tem um programa de educação continuada de oito anos de duração, com o objetivo promover a educação musical de crianças, adolescentes e jovens e busca contribuir no processo de inclusão sociocultural da comunidade.
Fundada em outubro de 2006, atualmente atende a 250 alunos, oferecendo os cursos de flauta doce, flauta transversal, violino, viola, violoncelo, piano, contrabaixo, canto coral e teoria musical, e conta com um elenco de professores com formação específica no instrumento.
Instituto Popular de Arte-Educação- IPDAE
Localizado na cidade de Porto Alegre, no Bairro Lomba do Pinheiro, foi fundado em 1998, é uma associação sem fins lucrativos e reúne a Biblioteca Leverdógil de Freitas, a Escola de Música com diferentes grupos artísticos (Orquestra de Câmara, Orquestra Jovem, Orquestra de Flautas Transversas, Conjunto de Violinos e o Coro Infantil), o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e o Memorial da Família Remião.
O Instituto Popular de Arte-Educação IPDAE desenvolve o trabalho de educação técnica-musical e social, por meio da arte e da cultura.
Projeto MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Além de proporcionar cultura à comunidade leopoldense, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal de ensino. A cada mês um arte-educador vai até a escola –indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed)– com o objetivo de explicar aos estudantes o programa que será apresentado no concerto (compositores, obras e instrumentos).
Aberto à comunidade em geral e aos estudantes, o MusiCâmara tem coordenação geral da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
PRESTO comemora 10 ANOS – Produções e Promoções Artísticas
Localizada na Rua Lindolfo Collor, 263, no centro de São Leopoldo, a PRESTO – Produções e Promoções Artísticas se destaca como uma empresa especializada na organização de espetáculos artísticos e eventos culturais. Sob a coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e do produtor cultural Ailton Abreu, a Presto disponibiliza assessoria, consultoria e treinamento na área artística e cultural. Além disso, a Presto oferece oficinas de arte e música, recitais, seminários, shows e concertos. A boa música, com qualidade e competência, agora tem lugar certo.
Serviço
Projeto MusiCâmara
Orquestra Jovem IPDAE – Concerto de estreia
Dia 13 de maio de 2016 – 20h – Entrada franca
Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro – São Leopoldo – RS
Duração: 60 minutos
Informações
Telefone(51) 3037.7784
www.facebook.com/prestoproducoes?fref=ts
http://prestosl.com.br/portal/2016/
Fonte: Assessoria de Imprensa
Dinorah Araújo
Jornalista – MTb 5704
Telefones: +55 (51) 3311.6677 e 9964.5492
Skype: mdatuar
E-mail: dinorah@cpovo.net