Personalidades são homenageadas com o Colar Visconde de Porto Seguro

Em meio às comemorações do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), o Visconde de Porto Seguro, importantes personalidades do País serão homenageadas com a entrega do Colar Visconde de Porto Seguro, oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo.

As festividades do bicentenário iniciam-se com programação intensa em Sorocaba nos dias 17 e 18 de fevereiro. Na sexta-feira, o evento migra para São Paulo e, a partir das 10h na unidade Panamby do Colégio Visconde de Porto Seguro, as condecorações prosseguem.

Alfried Plöger, ex-presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro, será agraciado com o colar em razão da sua importância na preservação da história entre Alemanha e Brasil, por meio do acolhimento e incentivo ao Instituto Martius-Staden.

Ex-diretor do Instituto Martius-Staden, Hermann Wever também será reconhecido por sua contribuição à preservação da memória das relações entre Brasil e Alemanha.

Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, receberá a condecoração como reconhecimento por seus serviços prestados à área da saúde e pelo trabalho do Einstein junto à comunidade de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista.

Também serão premiados David Saad, diretor-presidente do Instituto Natura, por seus serviços sociais prestados a várias entidades educacionais pelo Brasil, e Nilson Machado, professor e um dos idealizadores do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).


Colar Visconde de Porto Seguro

A distinção foi instituída por ocasião do bicentenário de Varnhagen, conhecido como o Pai da História do Brasil em razão de sua valiosa produção historiográfica.

Filho de um engenheiro alemão e de uma portuguesa, o sorocabano Varnhagen foi historiador, diplomata, engenheiro, paleógrafo e economista político, além de autodidata.

 

Eventos

Além da cerimônia de entrega dos Colares, haverá diversos eventos relevantes em São Paulo e Sorocaba, durante três dias, para comemorar o Bicentenário de Nascimento de Varnhagen.

Entre eles está o lançamento do livro infantil “Um visconde no tempo das magnólias”, do professor de português do Colégio Porto Seguro, Marcelo Donatti, que conta a vida do Pai da História do Brasil e brinca com o papel do Visconde no universo infantil. No mesmo dia (19), também na unidade Panamby do Colégio Porto Seguro, será aberta a exposição “Pai da História do Brasil”, com registros históricos e trabalhos sobre a obra do Visconde.

Além desses destaques, a celebração terá a apresentação da orquestra do Colégio Porto Seguro e os passeios a pontos históricos de Sorocaba, entre eles as ruínas da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, local de nascimento do Visconde.

Estão previstos também colóquios e palestras de autoridades e de especialistas da Fundação Visconde de Porto Seguro, do Instituto Martius-Staden, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, da Academia Paulista de História e da Fundação Ubaldino do Amaral.

A programação completa pode ser acessada por meio do site do evento.  

 

ANOTE NA AGENDA

Bicentenário do Visconde de Porto Seguro

Data: 17 a 19 de fevereiro

Onde: 17 e 18/2 em Sorocaba e 19/2 em São Paulo

Organizadores: Fundação Visconde de Porto Seguro, Instituto Martius-Staden, Fundação Ubaldino do Amaral, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e Academia Paulista de História

Programação completa disponível na página do evento:

http://arquivos.portoseguro.org.br/convite-visconde/convite-visconde.html

Imagem do Visconde de Porto Seguro

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

 

PLANIN – Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900

Contatos: portoseguro@planin.com

Daniel Vasques (11) 2138-8933 

Daniel Vasques

Tel: (11) 2138-8933 / (11) 9-8964-5871

PLANIN – A agência que inova sua maneira de comunicar

www.planin.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *