Festival Folclórico de Nova Petrópolis, RS, foi marcado pela emoção

O domingo (30) foi de muita música, animação, cultura e emoção durante a sexta edição do projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”, que desta vez reuniu representantes de diferentes culturas para fazer valer o tema Festival Folclórico.

 

Grupos de danças açoriana, japonesa, italiana, germânica e gaúcha fizeram uma verdadeira festa cultural emocionando o público presente no Parque de Eventos Almiro Grings. A programação começou pela manhã, às 10h, seguida de pausa para almoço colonial alemão animado ao som da bandinha típica Real Madrid.

 

À tarde a animação continuou com uma das principais tradições que antecedem a Oktoberfest de Igrejinha. Quem estava no parque pode presenciar um momento emblemático da festa: a apresentação dos trajes oficiais do trio de Soberanas da corte. A rainha Paola Altenhofen e as princesas Fernanda Hoerlle e Daiani Bellini mostraram pela primeira vez ao público a roupa que vestirão em ocasiões oficiais da festa e visitas de divulgação. Os trajes remetem ao século XVIII, período de colonização da região, e são uma combinação do vestuário simples dos alemães vindos do Hunsrück e a sofisticação característica da Era Vitoriana.

 

A apresentação dos trajes também foi marcada por uma surpresa. A AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) prestou uma homenagem às Eternas Soberanas – mulheres que ao longo das 27 edições anteriores da festa tiveram a oportunidade de formar a corte da Oktoberfest de Igrejinha. Convidadas pela AMIFEST, elas subiram ao palco e receberam um cartão e uma rosa, brindando o encontro ao lado da corte da 28ª edição, do casal presidente Marcio e Débora Mohrbach e vice-presidente Fabiano e Leila Beck.

 

Mensalmente, desde março de 2015, com o objetivo de preservar ainda mais as tradições regionais e movimentar o Parque Almiro Grings durante todo o ano, a AMIFEST tem realizado o projeto “Igrejinha Vivendo a Cultura”. O tema do encontro mensal é selecionado de acordo com datas comemorativas, em agosto o tema Festival Folclórico foi em alusão ao Dia do Folclore, comemorado dia 22.

 

 

Grupos participantes do Festival Folclórico

 

G.D.F.A. Wiedergeburt (Igrejinha) – Dança açoriana

Grupo Kirchleinburg (Igrejinha) – Dança alemã                   

Volkstanzgruppe Talquelle (Nova Hartz) – Dança alemã

G.D.F.A. Sonnenblumen (Três Coroas) – Dança alemã

Grupo Shinsei (Porto Alegre) – Dança japonesa

Grupo Teewald (Santa Maria do Herval) – Dança alemã

Invernada CTG Sangue Nativo (Parobé) – Dança gaúcha

Grupo Rancho Folclórico (Gravataí) – Dança açoriana

Grupo Frölicher Kreis (Santa Clara do Sul) – Dança alemã

Invernada CTG O Fogão Gaúcho (Taquara) – Dança gaúcha

Grupo Fabemballare (Bento Gonçalves) – Dança italiana / Chula gaúcha

 

 

Sobre a Oktoberfest de Igrejinha

Há 28 anos a comunidade de Igrejinha (RS) realiza sua Oktoberfest. Cerca de três mil voluntários da cidade e região trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. A 28ª Oktoberfest de Igrejinha acontece de 16 a 25 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Informações em www.oktoberfest.org.br.

 

 

Pauta – Conexão e Conteúdo – Vera Carneiro | +55 51 3333 5756 |

www.pautaassessoria.com.br

Atendimento: Bianca Carneiro | bianca@pautaassessoria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *