Santo Antônio da Patrulha (RS) apresenta: Feira da Floresta

Centro de Convenções Qorpo Santo foi palco de uma reunião de motivação e analise das possibilidades e viabilidade de desenvolvimento da atividade de plantio de arvores com fins econômicos no Município, ocorrida em 23 de julho, a convite da Prefeitura Municipal.
A reunião foi presidida pelo Prefeito Municipal Sr. Paulo Roberto Bier, pelo Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Sr. Dirceu Luiz Lopes Machado com o apoio da Futura Feiras e Empreendimentos Ltda, realizadora da Feira da Floresta, na pessoa de seus diretores Nilvia Röhrig e Roque Justen.
Alguns dos dados revelados no decorrer da reunião, entre outros:
– O Município conta com três industrias fabricantes de máquinas e equipamentos destinados à exploração florestal (IMAP S/A IND E COMERCIO – MASAL S/A – ARGOS GUINDASTES)
– No Município existem dez (10) indústrias voltadas ao desdobro da madeira (serraria)
– com apoio da antiga RIOCEL e acompanhamento da EMATER, foram plantadas 1.000.000 (um milhão) de mudas de eucalipto nas pequenas propriedades, e que atualmente são fonte de fornecimento de lenha destas propriedades.
– existem plantios de pinus em algumas propriedades
Resoluções tomadas pelos presentes:
1) Efetuar levantamento plantios existentes;
2) Efetuar cadastramento dos estabelecimentos industriais ligados a madeira, identificando capacidade instalada, produtos e volumes produzidos, planos de expansão;
3) Marcar reunião com os proprietários rurais, para trazer informações técnicas, possiblidades de mercado, uso da madeira e avaliar o interesse dos mesmos em desenvolver o planejamento das suas propriedades, com inserção do plantio de arvores com fins econômicos, na forma de integração agrosilvipastoril.

Presenças: Representantes da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha (ACISAP), das empresas MASAL, ARGOS e IMAP, da Emater/RS, do Sindicato Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *