O rádio faz história’: Ave Maria era com Júlio Louzada
A edição de quinta-feira, 23, do quadro ‘O rádio faz história’ do programa ‘Todas as Vozes’ recorda Júlio Louzada. O comunicador foi responsável, por cinco décadas, pela cena mais comum, às 18h, de segunda a sexta, nas residências de famílias católicas do Rio de Janeiro e de outros estados: adultos e crianças reunidos; copos com água próximos do aparelho de rádio, para receber bençãos; todos concentrados na oração da Ave Maria e nos quadros ‘Pausa para a meditação’ e ‘Eu acredito em milagres’.
‘O rádio faz história’…
BBC transmitiu músicas criadas por soldados brasileiros
Oswaldo Bettio, um campeão de audiência nas madrugadas
Pelas ondas da Rádio Tupi, Collid Filho “curava solidão” dos ouvintes
Léo Batista e Carlos Bianchini apresentavam ‘O Seu Redator Chefe’
O narrador que deixou transmissão por causa do América
Em 1949, estreava a ‘A Oração da Ave Maria’. Após orar, Júlio dava conselhos no quadro ‘Pausa para a meditação’, no qual abordava temas como relacionamentos amorosos e traições. O “Pausa para a meditação” já existia na programação da Tupi. Foi lançado em 1947. Júlio Louzada morreu em 27 de agosto de 1993.
Com colaboração do radialista maranhense Talvane Lukatto, apresentador do ‘Mémórias do Rádio no Ar’, na Mirante AM, o quadro ‘O rádio faz história’ do programa ‘Todas as Vozes’ recorda a interpretação de Julio Louzada, na edição de 24 de julho de 1989, de ‘A Oração da Ave Maria’. O comunicador interpreta o texto ‘A voz do santuário’.
O áudio completo do quadro ‘O rádio faz história’ está disponível na íntegra no site de rádios da EBC.
(*) O programa ‘Todas as Vozes’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro – 800 kHz -, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.
Produção para BRASIL ALEMANHA: