Aluno Nota 10 tem local e regulamento alterados
O resultado do encontro, liderado pela diretora do Mini Mundo, Jussara Höppner, foram melhorias propostas para a evolução do projeto, de forma a integrar toda a comunidade.
Outro aspecto abordado foi a Noite do Oscar da Educação. Esta edição comprovou a necessidade de encontrar um novo local para a sua realização. A escolha recaiu no Expogramado, onde há espaço para acomodar alunos, professores, funcionários, diretores das escolas, bem como demais convidados. A data escolhida para sua realização é 12 de março de 2016.
O regulamento para o ano letivo de 2015 tem algumas alterações, como a eliminação das premiações para escolas (melhor índice do IDEB, ENEM e aprovação), que foram substituídas por uma ação que será desenvolvida ao longo do ano chamada “Super Ação”. A ação visa a integrar professores das escolas no processo, chamando para que participem com um projeto pedagógico que deixe claro que ser um Aluno Nota 10 é também evoluir para uma nota melhor, mostrando interesse no processo de aprendizagem. A organização deseja, com isso, manter o destaque dos melhores alunos por meio do ranking, porém integrar os demais alunos no entendimento do valor do conhecimento e que todos, mesmo com algumas limitações, têm a ganhar com o esforço e dedicação.
Seguindo esta linha de entendimento, as escolas a partir desta edição indicarão um (e somente um) Aluno Nota 10 de sua escola, porém com a liberdade de critérios. Ou seja, pode eleger o seu melhor aluno por nota ou conceito, ou partir para uma avaliação mais ampla, dentro de sua política pedagógica. “Nós acreditamos que os diretores e professores contribuirão muito na construção de um projeto Aluno Nota 10 que venha a entusiasmar mais o conjunto de mestres e alunos. A ênfase deste ano é a criatividade e o envolvimento dos professores”, comenta a diretora do parque, Jussara Höppner.
Além destas alterações, o novo regulamento determina que as categorias por ranking devem ter pelo menos duas escolas participantes. Caso isso não ocorra, a única escola inscrita deverá indicar o seu aluno destaque para aquela categoria. Outra novidade é que as categorias de 3º ao 5º Pública e Privada foram unificadas.
O regulamento já está disponível no site e, a partir dos próximos dias, a equipe organizadora começa a visita às escolas para apresentar o regulamento com as alterações, formalizar as inscrições e convidar professores para que se envolvam com o projeto Super Ação.
Um dos pontos altos da reunião com os diretores foi o pedido para que os 24 apoiadores do Aluno Nota 10 visitem as escolas, promovendo palestras. A organização está consultado os mesmos para agendar possíveis depoimentos dos empresários sobre a realidade do mercado, sua trajetória profissional, entre outros possíveis temas que podem ser abordados num encontro com os alunos gramadenses.
O principal parceiro do Mini Mundo no Aluno Nota 10, o Orbis Clube Gramado, está iniciando o processo de contato com as escolas para sua adesão à terceira edição.
Fonte: Ana Maria Cemin – MTB 6574 – Jornalista Assessora de Imprensa
(54) 99320681